sábado, 12 de fevereiro de 2011

Grupo protesta conta o uso de homeopatia.

Texto baseado em:
http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/grupo-protesta-contra-uso-de-homeopatia/

Um grupo de manifestantes anti-homeopaticos resolve tomar um vidro de remédio para comprovar a ineficácia da homeopatia. Ora, já começamos mal pelo método pelo qual estes se manifestaram. O argumento é de que a homeopatia não é eficaz, de modo que, segundo sua lógica, tomando um vidro de remédios, nenhum efeito surtiria. Porém, o que se esqueceu de relevar é justamente a principal diferença do tratamento homeopático do alopático. O tratamento homeopático é feito em longo prazo para ter eficácia, até porque este é o objetivo dele. Não agredir de forma imediata o organismo do usuário. Portanto, além de uma falsa comprovação empírica, deveriam ter proposto tomar um vidro por dia, para então tirarmos a verdadeira constatação de que se trata ou não de apenas placebo, como muitos afirmam.

Porém, temos neste ato algo mais interessante do que um conflito científico, mas um movimento social. Esta é a herança da historia das ciências que transformaram a medicina tradicional em dogma. Mascarada com nome de “verdade”, a medicina tradicional passou a ser reconhecida como a única com comprovação e coerência científica de conhecimento. E, desta forma, está mais próximo de uma crença do que qualquer outra interpretação; está fora dos limites de contestação por ser sustentada por si mesma. Porém, esqueceu-se de que toda a ciência está baseada em pressupostos metafísicos sem comprovação.

O próprio conceito de vida (bios) está fora dos limites de comprovação. A própria forma pela qual ela é apresentada, a linguagem, também não é a realidade em si, apenas uma retratação de uma verdade. Bem como disse; apenas uma verdade. Não estou defendendo a medicina homeopática, até porque este não é o foco do presente texto, mas apenas considerando que, dentro da ciência podemos sim considerar que dois pontos de vista sobre um mesmo fenômeno podem se conciliar, pois não são abordados da mesma forma. Sendo assim, nem toda ciência é a realidade, mas uma versão da realidade. A realidade “em si” não está ao alcance da linguagem lógico-racional, pois trata-se de uma representação da representação, quando antes da racionalidade está as sensações e a linguagem.

O que fora lastimável nesta presente notícia, foi manifestantes defensores da medicina tradicional, que é ensinada por dogmas já admitidos, baseados em pressupostos metafísicos, contestar outra medicina por não haver comprovação. Aliás, no link abaixo segue outra notícia que tem como conteúdo também alguns estudos acerca da eficácia da homeopatia.

Pelo que sei, foi mais ou menos assim...

10 comentários:

  1. bah! que manifesto mais sem propósito.
    deveriam ao menos levar em consideração o efeito placebo. já que estavam sem nada pra fazer mesmo.

    que bom que os argumentos e a crítica do Georgius foram pertinentes, o texto bem escrito, isso me deu vontade de lê-lo até o fim.

    mas, sinceramente, na minha opinião, algumas discussões são tão desnecessárias...

    ResponderExcluir
  2. o protesto é desculpa... a maioria dos remédios homeopáticos é docinho e eles queriam uma overdose de açúcar!

    ResponderExcluir
  3. Atrás de um "protesto" deste eu sempre imagino interesses obscuros, ou talvez o tempo da Zombie Walk ainda vai demorar e resolveram brincar de outra brincadeirinha fail. haha

    Se o interesse fosse realmente o investimento na saúde pública o protesto deveria não começar por aí, nada a ver. Há outras causas mais significativas envolvidas neste processo.

    A manifestação me parece sem sentido... Mas a abordagem do post não. Concordo com a necessidade de analisar dois pontos de vistas(dentro da ciência), e que a ciência não oferece parâmetros suficientes para o desenvolvimento humano.

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. boto fé da gt espetar umas 50.000 agulhas de acupuntura neles, pra ver se o efeito é placebo tb

    iuauahaahaua

    ResponderExcluir
  5. Esse protesto foi uma das coisas mais espúrias que vi nos últimos tempos. São esses mesmos sacerdotes do culto cientificista que vira-e-mexe ficam de mimimi dizendo que a psicanálise não é ciência. Pff...

    Pra variar, mais um post genial aqui no Manchete! Gostei muito da escrita e da argumentação.

    ResponderExcluir
  6. A grande diferença da homeopatia para a medicina tradicional é o contato do paciente com o médico, que é muito maior na primeira situação.
    Quanto à eficácia dos homeopáticos em sim, não posso dizer nada de concreto, mas já vi casos de sucesso.
    Realmente foi um protesto sem finalidade digna. Deviam ter deixado pra xingar muito no twitter.

    ResponderExcluir
  7. Homeopatia não tem efeito... Então melhor são os remédios, que podem até "curar" ao que se destinam mas destroem o resto sadio ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa a argumentação de Georgius,convence por que não coloca em questão a 'HOMEOPATIA' mas as formas obscuras de um discurso de poder.A ciência enquanto forma de manifestação humana pode e deve servir ao que nos favorece a vida.Quando ela passa a ser ticket,objeto de uso...torna-se irracional.Diríamos que serve ao que em nós chamamos paranóia.Oras...a paranóia nada mais é do que a certeza da verdade verdadeira ( eheheheheh).
    beijo grande Georgius!
    Adriana Bandeira
    psicanalista, escritora.
    Visitem http://indecentespalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho tanto a discussão do manifesto quanto a do post pertinentes. Se os remédios homeopáticos não tratarem de fato, isso ter que ser visto porque há pessoas que usam apenas esse tipo de tratamento e poderiam ter suas doenças agravadas por falta de tratamento. Aliás, o dr. Dráuzio Varella estava abordando esse assunto de maneira muito legal no Fantástico. Eu, particularmente, acho que os remédios homeopáticos funcionam sim, e não por causa de um efeito placebo, mas por causa de seus componentes.

    Pois bem, a discussão do post me parece outra, a de a medicina tradicional se comportar como "sua arquirrival", a religião. A medicina tradicional não aceitar outra verdade que não seja a sua própria. Quase deixando de lado um pressuposto de toda a ciência: a hipótese.

    Sim, vc tem mta razão, se querem discutir a homeopatia, têm que se basear em fatos, acaso algum manifestante teria ido, de fato, à público dizer que passou mal depois de ter tomado o vidro? Temos que confiar agora na subjetiva honestidade deles? :P

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Geente, esse post foi muito bom. Gostei do começo.

    Sim, os protestos dessa forma existem e muitos. Como os Ateus que protestam contra Deus e os Cristãos contra os Ateus. Por mais que os dois grupos digam que tem como provar suas idéias dificilmente você verá eles falando algo além do "o outro lado está errado"

    ResponderExcluir