sábado, 26 de março de 2011

Cafezinho



Desmistificado! Assim anuncia a notícia do café. Agora o café ajuda na memória e concentração. Tudo bem, já que os cientistas agora concordam que sim.

...

Claro que não está tudo bem!

Segundo a matéria, os cientistas afirmam que, a partir de experiências com ratos de laboratório, a cafeína protege o neurônio de se corromper. Há aqui duas grandes questões a serem tratadas. O fato de a ciência mudar de opinião diversas vezes e ninguém se importar com isso (exceto Thomas Kuhn , é claro); e a questão do controle de variáveis do método experimental.

Não faz muito tempo, os neurônios não se regeneravam e nem eram produzidos. Bem, até hoje eles não se regeneram, mas agora o hipocampo é atuante na produção de neurônios.

-Ah, então quer dizer que agora produzimos neurônios e antes não e...

Claro que não! Acontece que só agora “descobriu-se” este fato. A expressão descobrir da o entendimento de que o conhecimento já estava ali, apenas esperando ser flagrado. O mais importante ressaltar disso tudo, é de que a ciência muda de opinião. Embora ela ACREDITE que exista a verdade real e...

-Ahá! Peguei-te cientista!

Desde quando ciência tem o direito de acreditar em algo? O método científico se prevalece justamente em ser um método “a prova de crenças”, porém, o mesmo é baseado em crenças. O que de fato não seja bom nem mau, mas provoca o cientista. Emparelhamos a ciência e a filosofia, e porque não a religião. Todos estão fundamentados em paradigmas que guiam suas direções.

O método experimentalista acredita que chegará mais perto da verdade quando controlar todas as variáveis que possam corromper a experiência. Porém, um campo isolado só é isolado do nosso ponto de vista. E a prova disto são as exceções existentes na ciência, que são “desconsideradas” pelo cientista, por se tratar justamente de um caso raro.

A questão aqui não é desconsiderar a ciência, mas desmistificá-la de “verdade absoluta”, o que se trataria de um dogma, mas mostrar que ela é uma verdade entre muitas. Pela ciência conseguimos tirar padrões de respostas que nos permitem construir tecnologias para viver melhor (em qualquer âmbito). Mas este entendimento (um deles pelo menos) a cerca dela é importante para não cairmos na “crença de que a ciência em nada crê”.

Mas, voltando ao início do texto. A ciência comprovando ou não, que um cafezinho de vez em quando cai bem...cai...

Pelo que sei, foi mais ou menos assim..

ps.: Vale a pena conferir “A estrutura das revoluções científicas”, do Thomas Kuhn.

8 comentários:

  1. Nossa, adorei o post.
    Não tem como discordar, a ciência tb é construída por homens, cheios de crenças que corrompem as coisas de certa forma, devido a sua visão.. e isso a aproxima muito da religião... o modelo, pelo menos.

    ResponderExcluir
  2. O caminho do meio, sempre! hehehe Adoro essas novidades científicas quanto ao benfazejo de substâncias. As posologias, melhores ainda!

    ResponderExcluir
  3. Esse Georgius sempre tão perspicaz...

    =)

    ResponderExcluir
  4. Mas perae, tu pegou ou está pegando o cientista?

    HaHa.

    ResponderExcluir
  5. Que pouca vergonha é essa com o cientisa? iauahauahau

    Mas enfim, achei o post mto bem escrito, e curti demais as observações sobre "as crenças" da ciência.

    ResponderExcluir
  6. Cara eu adoro café!
    Eu tomava na mamadeira, por mais q minha mãe faça questão de negar!
    EU LEMBRO!

    ResponderExcluir
  7. Laila Mirella:
    A proposta era apenas despir de "algumas vestes"..hehehehe

    ResponderExcluir