segunda-feira, 28 de março de 2011

Chaos Theory - A relevância de um voto.


Muito se falou sobre o voto de desempate do então ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux , ao validar a Lei da Ficha Limpa apenas para 2012. O recém-empossado ministro seguiu o parecer do relator, ministro Gilmar Mendes, que entende que a lei fere de forma direta o artigo 16 da Constituição Federal, que prevê o princípio da anterioridade, em que uma lei eleitoral não pode entrar em vigor no mesmo ano de sua aprovação. O assunto ganhou força na internet e a hashtag #FichaLimpa ganhou notoriedade no twitter. Não estou aqui com o intuito de confrontar a opinião dos demais usuários do microblog, nem tampouco fazer apologia a impunidade, mas o fato é que, se corruptos como Jader Barbalho e Cássio Cunha Lima vão voltar ao Congresso Nacional, é porque foram votados. E diga-se de passagem, muito bem votados! 

Bom, o que eu quero salientar é que não basta termos candidatos pré-selecionados, o Brasil necessita de eleitores mais conscientes. E nem pode ser considerado utopia, haja vista que metade dos políticos "ficha suja" foram justamente punidos nas urnas. O eleitor precisa aprender a encarar o voto como um direito e não um dever. Tem que haver uma análise dos seus possíveis candidatos e, independente de quaisquer que sejam seus conceitos morais, éticos e religiosos, manter no mínimo um certo parâmetro. Porque, queira ou não, tudo começa no voto. Convenhamos que é um tanto quanto cômodo eleger um candidato ficha suja e esperar que o STF limpe toda a sujeira. 

@ChrisRibeiro

12 comentários:

  1. E o brasileiro ainda adora contar vantagens sobre sua quantidade de banhos diários diante da suposta quantidade de banhos diários dos franceses, mas no final, adora uma sujeirinha, né. hahahhahahaha

    ResponderExcluir
  2. Querido Chris, eu acredito muito no poder das palavras, no poder do discurso. Mas é frustrante todo mundo falar e falar e o mesmo assim o Mundo não abrir o olho, não criar uma consciência critica acerca da política, uma boa parte das pessoas simplesmente repetem o tempo todo: "Eu odeio política", e se esquece que todo ser humano é um ser político, precisamos começar mudando a visão do que é política para assim as pessoas tomarem como compromisso um voto digno e sem sujeira. O principal é o Povão que deve ser concientizado e não os politicos, estes já perderam a conscienca faz tempo. O poder corrompe as pexoas.

    ResponderExcluir
  3. A Teoria do caos? O efeito borboleta?
    faz sentido olhando por este lado,tendo o voto como um evento aleatório e minúsculo que pode desencadear uma mudança em um grande sistema.
    Post inteligente, trenzinho.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente.

    Os ficha suja, assim como os Tiriricas eleitos por "voto de protesto" são um retrato do comodismo. Discorri sobre esse assunto ainda antes das eleições, e também sobre "A hora do planeta".


    Todo voto deve ser de protesto. Protesto contra os ladrões frequentadores das urnas, contra os Collor de Mello, Sarneys, Garotinhos, Barbalhos, e tantos outros.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho idéias utópicas mesmo e não tenho vergonha disso! Mas tb não considero q seja uma qualidade minha, só eu sei a frustração q se passa td vez q quebro a cara ao ver o mundo bem mais cinza do q o colorido do meu imaginário.

    Pois é, eu tenho tanta coisa p/ falar q acho q ficaria chato...

    Mas, contudo, entretanto, todavia, falarei mesmo assim!

    Eu não acho q a culpa seja de quem vota... vc já viu horário político? Propostas e promessas!
    A gente vota ACREDITANDO pq as pessoas são boas (eu sou uma pessoa boa) e acredito q as outras tb sejam boas e verdadeiras!

    Se por acaso ele foi eleito e lá virou um fdp a CULPA NÃO É MINHA! A culpa é dele, ele deve ser investigado, punido e n vai entrar no céu!

    Agora a questão de votar novamente mesmo ele já sendo ficha suja, aí sim! Só que a maioria das pessoas (até eu) não conheço o nome de tds os deputados e senadores deste mandato e ao fim talvez (mto provável que) eu n saiba quais dos 600 foi um bom ou um mau político!

    É aí que entra o ficha limpa!

    É uma ferramenta de lei feita p/ ajudar nós eleitores a sabermos quem é ou não é um prévio mau-caráter e assim não votarmos nele!

    Acho verdadeiramente q é a segunda melhor lei feita por manifestação popular de toda a história (a primeira a Lei Maria da Penha) e se não foi usada p/ eleição anterior, q pena!
    Mas já foi sancionada e estará em vigor por todas as eleições q ainda estão por vir!
    Ficamos 120 anos lidando com a sujeira por causa da falta de informação.

    A FICHA LIMPA foi a melhor coisa q aconteceu até p/ mim q me considero uma pessoa (pouco) instruída! Que dirá pro povão em geral que vota sem nem saber escrever o nome?

    ResponderExcluir
  6. O fato é que a maioria dos eleitores do Brasil não tem capacidade de analisar os candidatos de forma crítica, o que é perpetuado pelas escolas de má qualidade e a vida de gado que as pessoas levam. Vem daí a necessidade do ficha limpa, já que as leis não punem os corruptos, que pelo menos os impeçam de voltar a ocupar cargos públicos.
    Acho lamentável que a aplicação da lei tenha sido postergada para 2012, beneficiando com um princípio jurídico aqueles que nunca foram punidos pelas leis que transgrediram...

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Brasil estamos acostumados a votar por obrigação e nem todo mundo analisa os seus candidatos. Sem contar o grande número que ainda vende o voto.

    ResponderExcluir
  8. Uma pessoa de 16 anos pode votar, mas não pode responder criminalmente, e muitos votam em um candidato porque fulano de tal pediu.
    Pode parecer radical, mas sou contra o voto dos analfabetos.

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de política, mas concordo com o que você falou.Beijos

    ResponderExcluir
  10. O twitter está cheio de rebeldes sem causa, então compram qualquer briga sem ao menos saber o motivo. Blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Você sabe usar muito bem as palavras,trenzim.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com você. As pessoas ficam sempre esperando que outro faça a limpeza. Jogam lixo na rua e gritam: o governo não limpa as ruas.

    Enfim, é hipocrisia aqui e acolá.

    bjo

    ResponderExcluir