sexta-feira, 11 de março de 2011

Deu o que falar

O carnaval acabou, pelo menos em boa parte do país, e agora é ver o que acontece, tanto em resultados do Carnaval quanto pelo ano, que finalmente dá a última espreguiçada para acordar de vez.

Eu tenho lá as minhas ressalvas em relação a Carnaval (como a aversão que sinto toda vez que é dito "Governo começa a campanha para uso de camisinha no Carnaval" - o Carnaval é para isso?), mas vejo pontos positivos. Pelo enfoque dado pela mídia ao Carnaval, eu achava que eles viam apenas pontos super positivos, a cobertura dos canais eram sempre em clima de “muita festa, folia e alegria”. A mídia aprova e valida o Carnaval.

Foi o que eu pensava até assistir esse vídeo.


A apresentadora de TV, a jornalista Rachel Sheherazade, não vê nenhum ponto mais positivo no Carnaval como HOJE se vê.

Quem não assistiu, assista:

Eu concordo na maioria dos pontos que ela abordou. Notem que ela se refere a coisas específicas. Achei, concordem ou não com ela, uma postura digna de elogios. É bom encontrar pessoas nessa meio que são críticas e veiculam isso. É bom questionar. Há quem não concorde, acho justo. Mas nada como ver alguém tentando mostrar o outro lado da moeda. Porque sim, ele existe.

3 comentários:

  1. Achei bem corajoso da parte dela, pois com certeza vão encher o saco dela pra sempre.. O que acaba acontecendo com todo mundo que é sincero!

    ResponderExcluir
  2. Praticamente não tem o q comentar...
    A parte que ela fala da verba pública investida no circo pra quem não tem nem o pão resume minha maior preocupação.

    O Brasil é o único país emergente sem uma universidade de elite, li por aí esses dias... O ensino fundamental e médio das escolas públicas, de modo geral, é um lixo, mas sobra verba pra festas assim...

    Não só o Ministério da Cultura, mas tb o Ministério do Turismo, dispõe de uma verba monstra pra patrocinar eventos de acordo com conchavos políticos, enquanto a educação e a saúde ficam não recebem toda a atenção que deviam receber.

    E eu não consigo acreditar que o Brasil é o país do futuro... Apesar dos nossos recursos naturais alavancarem nossa participação na economia mundial, a longo prazo, como vamos no destacar se não investimos em conhecimento? Como competir com os investimentos em educação da Índia ou com a disciplina dos chineses?

    Talvez os governantes pensem em disputar culturalmente... mas ainda acho que o Carnaval poderia perder pras comemorações do ano novo chinês! hahahaha

    Seria engraçado, se não fosse triste...

    ResponderExcluir
  3. Ah, tinha até escrito no meu blog sobre este vídeo, mas minha abordagem foi outra.

    Te digo que não gostei. Ela é bem hipócrita em alguns momentos, subverte algumas verdades pra forçar seu ponto de vista. Pô, culpa o carnaval até por gravidez indesejada!

    O grande mal deste vídeo é a generalização, como se o carnaval fosse uma micareta gigante no Brasil inteiro. O cuidado zero em separar as mazelas do carnaval realmente legal me faz não dar valor para este vídeo. O fundamento da maioria das ideias dela faz sentido, mas a forma de expressão, pra mim, é péssima.

    Mas eu tou contigo com o que você diz no final da postagem. Só a veiculação desta opinião já tem um valor tremendo.

    ResponderExcluir