quarta-feira, 9 de março de 2011

Mãe é presa após jogar as duas filhas em rio em MG

Mãe é presa após jogar as duas filhas em rio em MG
Uma vez eu li em uma história em quadrinhos que uma mãe, muito deprimida, resolvera se matar, e levar junto seu filho. Também existem vários casos de homens que na hora de se matar resolvem levar juntos para o sono da morte suas namoradas, amigos e inimigos. Mas nunca achei que uma mãe na vida real fosse fazer isso.
Temos em nossas raízes a imagem de que a mãe é a última pessoa a ir contra o próprio filho. Normalmente as mães fazem tudo pelos filhos, como se estes fossem extensões de suas próprias vidas, e a dor deles é a sua própria.
Com o tempo descobri que algumas mulheres realmente não têm o dom, ou a vontade, de serem mães. Não é tão comum, apesar de estar ficando mais comum, as mulheres resolvem não ter filhos por causa de suas vidas, de suas vontades. Isso é compreensível. Eu creio que no mundo já há bastante gente, e se alguém não quer ter filhos tanto melhor.
O meu problema sempre foi com pessoas que resolvem ter filhos e depois os deixam a mercê do mundo, soltos a própria sorte, malcuidados. Mas esse não era o caso dessa mãe.
Vou ser sincera, eu já vi um caso parecido na frente dos meus olhos. Mas a mãe ficava em dúvida...deixando a criança morrer de fome aos poucos, querendo que ficassem ambos na cama, sem vida.
Essas pessoas são diferentes das que querem se matar junto de colegas, namoradas, inimigos: essas não acham que todos merecem o mesmo destino, acham que seus filhos são extensão de suas vidas. É difícil entender, talvez eu esteja enganada. Há um núcleo de psicologia na minha universidade, eu posso perguntar. Mesmo assim essas mulheres estão erradas: cada vida é única, ninguém é extensão de outra vida. Podem se completar, mas não precisam terminar juntas. Não, pelo menos, só porque uma está triste.
Aqui vai mais uma questão: você achou injusto a mãe que quis terminar a vida das filhas junto com a sua; você acha justo que porque algo de ruim aconteceu com você outras pessoas devem ser levadas juntas?

7 comentários:

  1. Acho que muitas mulheres tem filhos de maneira egoísta também, como se os filhos fossem algo q elas pudessem deixar para o mundo, algum legado... e não pessoas, com vontades, anseios, sonhos e uma vida independente.

    Qto a levar alguém junto pro buraco da nossa tristeza, isso é inadmissível, seja mãe, filho, amigo, irmão... Cada um com a sua fossa e com suas tristezas, podemos nos escorar no ombro alheio, mas jamais atrair alguém que amamos para o fundo do poço...

    ResponderExcluir
  2. Acho que há muitas razões por tras de uma decisão desse tipo. Já vi muitítssimos casos do que a psicologia chama de depressão pós-parto, onde mulheres amáveis e amadas são capazes de barbaridades inacreditáveis com os filhos. Uma patologia cujas origens são meio inexplicadas. Fora disso, acho que ou é parte da porção selvagem humana ou loucura insanável. Será que Rousseau não tinha razão (há , sim, gente que nasce com uma índole má?). Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo o suicídio como uma maneira de fugir de um mundo de merda (não que eu considere a prática correta, claro). Mas penso que a pessoa que se mata acha que esse não é um lugar bom, justo, legal e divertido. Assim, quando uma mãe se mata e leva junto os filhos, deve ter a intenção que não sofram tanto. Pode ser pira minha, mas eu realmente acredito nisso. "Esse mundo é uma droga e fez isso comigo, vou levar meu filhinho comigo pra ele não ter que passar por nada disso". Até porque, vamos combinar, pra nego realmente partir pro suicídio, lógica não deve ser o forte no momento...

    ResponderExcluir
  4. Acho que nada justifica tirar a vida de outra pessoa... nada!

    ResponderExcluir
  5. " Eu creio que no mundo já há bastante gente, e se alguém não quer ter filhos tanto melhor."
    simples e sem perfume! concordo!

    ResponderExcluir
  6. quase chega na questão do aborto...

    ResponderExcluir
  7. A maldita não teve coragem de se matar, né? E é quase sempre assim. Ridicula, é egoísmo atrás de egoísmo.

    =*

    ResponderExcluir