segunda-feira, 14 de março de 2011

Mulher, ame-a ou deixe-a!

   * Projeto Maria da Penha         

Até onde vamos seguir admitindo o inadmissível em nome de uma paz conveniente apenas para uma pequena  parte da sociedade, parte esta que ainda é machista e retrógada? 

Semana passada foi comemorado o dia internacional da mulher e, então nada mais oportuno do que falar de uma de suas maiores conquistas, a Lei Maria da Penha. É evidente que ainda muita coisa precisa ser feita, portanto, é imprescindível que uma série de medidas sejam tomadas pelo Estado e sociedade em conjunto, buscando assim a conscientização, também como a prevenção de forma direta, promovendo campanhas educativas voltadas para o público em geral.  Também é importante enfatizar que o ponto crucial de tudo isso é que agora a  sociedade passou a encarar a violência doméstica contra mulher não mais como apenas um problema familiar, e sim um problema de ordem pública. Que fique bem claro que não estou aqui com o intuito de questionar a lei , nem tampouco suas possíveis falhas, pois estou ciente que ainda existem muitas. Entretanto, também é inquestionável  que esta mesma representa uma avanço considerável no combate direto à esta violência, e tem obtido resultados significativos.

Bom, sei que poderia buscar qualquer outra matéria sobre violência doméstica para ilustrar de forma negativa o tema abordado, mas em nome do meu bom e velho otimismo, optei brindar à atitude das mais de setenta mil mulheres que não se calaram, e fico na torcida para que muitas outras sigam o exemplo. O homem que não compreende a fragilidade de uma mulher como parte da sua essência, não merece usufruir do prazer e fascínio que sua companhia proporciona.

@ChrisRibeiro

22 comentários:

  1. "O homem que não compreende a fragilidade de uma mulher como parte da sua essência, não merece usufruir do prazer e fascínio que sua companhia proporciona."

    Sua frase final diz tudo, trenzim!
    O homem que não sabe dar o devido valor a nós mulheres não merece nosso afeto.

    Parabéns pelo post bem oportuno, trenzim de Minas.

    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável que muitas mulheres
    ainda evitam fazer a denúncia com
    receio de sofrer retaliações do
    parceiro ou por vergonha.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito trenzim, infelizmente, tem muitas mulheres ainda, com medo de denunciar, eu nem diria só medo, é vergonha, humilhação, mas para não sofrermos, mas esse tipo de coisa, temos sim que usar a lei ao nosso favor.
    Enquanto a última frase sobre a fragilidade da mulher: Maravilhosa, bjocas...

    ResponderExcluir
  4. Eu fico batendo na mesma tecla o tempo inteiro sobre o fato de não tolerarmos as diferenças, mas estou tendendo a concordar com o antropólogo Roberto Damatta que afirmou que, na verdade, não estamos preparados para aceitar é a igualdade. Ainda vai demorar muito para que respeitemos o outro, isso inclui a mulher, o negro, o homossexual o religioso de outra religião... Um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Bom ver isso através da ótica de um homem.
    parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Belo e muito oportuno o post meu caro Chris, só não entendi bem este apelido carinhoso ao qual as meninas referem sua pessoa. Abraços amigo "trenzin". hehe

    ResponderExcluir
  7. Pois é.. como falaram ai em cima: é uma pena que tantas ainda tenham medo de denunciar para que os resultados pudessem ser ainda mais significativos.
    =]

    ResponderExcluir
  8. A violência contra a mulher, além de covarde e cruel é também medíocre e imoral. E não bastam criar leis que nos defendam se ainda, existem mulheres que se escondem atras das cortinas de casa. Desculpem se não concordam com minha maneira de agir e pensar, realmente nunca sofri uma violência física, até pq nunca permiti que acontecesse, palavras tbém machucam e se dói, é violencia, e delas ainda não escapei, mas soube me defender. Temos que concientizar as mulheres de todo o mundo que ninguem tem o direito de machucar, maltratar, violentar físico ou mentalmente um ser-humano e depois sim, usar as leis que nos protegem!

    Chris, muito boa matéria!!! Parabéns trenzin...

    Lalucha Janaina Antunes
    (@Lalu_Antunes)

    ResponderExcluir
  9. O governo ainda precisa melhor muito!
    Muitas mulheres ainda mesmo denunciando
    não recebem o apoio adequado, e quase
    sempre são agredidas novamente.

    ResponderExcluir
  10. Chris:
    É muito bom para nós, mulheres, sabermos que há homens de bem louvando as novas conquistas em nossa defesa. Todos nós, seres humanos, merecemos dignidade, respeito e MUITO AMOR!Parabéns pela postagem. =)Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Toda a covardia, a desproporção de violência deve ser fator agravante. Era inacreditável que não se punia o agressor da mulher, seguindo a praxe oitocentista de que "ela deve apanhar" e incluso nas leis, como ainda há muitos itens machistas e segregacionistas. Ótimo texto Chris!

    ResponderExcluir
  12. Também divido esta torcida com você!

    ResponderExcluir
  13. Que um dia não seja mais preciso a intervenção da justiça para que alguns homens compreenda o verdadeiro valor que nós mulheres temos.
    Beijos trenzinho.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho inádimissivel a violência contra a mulher e a lei maria penha, apesar de falha em alguns pontos ajudou a melhor sim o cenário! bom tema, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Copiei seu texto, espero que não se importe.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  17. Post maravilhoso trenzim!!!
    Vou passar sempre por aqui. bjs

    ResponderExcluir
  18. Perfeito seu post Chris ! Importante ler o que um rapaz jovem como, você pensa sobre este assunto.
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  19. Post PERFEITO. Já falei que vc deveria encarar o jornalismo, pq talento não lhe falta. Quanto ao assunto em pauta, acredito ainda que além da violência física, tem ainda em maior quantidade a moral. A opressão nos sentimentos... Imagino o quão deve ser dificil não poder expressar opnioes e gostos. E isso é muito mais comum do que se pensa, ainda nos dias de hoje.
    Mas diante do seu post Chris, a esperança se renova, pois enquanto tiver repostagens, textos, frases disponíveis, mais e mais mulheres vão se informar e quem sabe tomar coragem de denunciar ou renunciar.
    Beijocas querido amigo e parabéns!! Vou seguir esse blog.

    ResponderExcluir
  20. Que texto lindo, verdadeiro, a mulher merece ser respeitada, quando um homem não a valoriza,nem a respeita, é melhor que se vá, as mulheres precisam reagir fazer valer seus direitos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. É... e que a lei se torne realidade para todas!

    ResponderExcluir
  22. Trenzin que sensibilidade: "O homem que não compreende a fragilidade de uma mulher como parte da sua essência, não merece usufruir do prazer e fascínio que sua companhia proporciona."
    Brindemos as mulheres que não se calaram e não se calam, essas são as verdadeiras mulheres. Já para aquelas que são violentadas e ficam caladas só resta dizer sinto muito pela falta de coragem. A vida não mundo enquanto não buscarmos mudanças para serem vividas.


    Beijos e belo post.

    ResponderExcluir