domingo, 6 de março de 2011

Tá sobrando verba para pesquisa?



Eu não sei se está sobrando verba ou se está sobrando criatividade. Eu não consigo imaginar um cientista acordando e pensando: “céus, a distância do ânus ao testículo, é isso!”, e a partir daí iniciar essa pesquisa e chegar a tal conclusão. No máximo, eu consigo pensar que o cara pensa: “pow, nunca ninguém mediu isso, se eu medir  vai ser inovador, vou fazê-lo e tentar relacionar com qualquer coisa que possa me dar ibope”.

É bizarro, não é?

Aí vem essa notícia de controlar a urina e eu tenho vontade de redigir uma carta.. “Caros pesquisadores, com a bexiga cheia eu não consigo nem pensar, quanto mais tomar decisões acertadas!  Têm certeza que vocês confiam no resultado dessa pesquisa que vocês publicaram?”

Não sei se os alvos de pesquisa estão ficando escassos, ou se os cientistas andam usando alucinógenos, fica muito complicado chegar a alguma conclusão. Só acho que já deviam ter encontrado a cura do câncer, ou inventado o teletransporte, para enfim chegarem ao ponto de perder tempo com esse tipo de coisa.

Assim, todo mundo perde tempo, e investe em coisas toscas, veja como exemplo a vida amorosa da maioria dos seres humanos... mas poxa, a gente não publica essas coisas.

P.S.: Excepcionalmente, estou postando hoje, pois minha amiga Laila Mirella está acamada, convalescendo, de uma gripe terrível que só piora porque ela não consegue parar de tomar sorvete. 

7 comentários:

  1. Sim, eu sou a favor do teletransporte, n há nada mais necessário, e como estão demorando para inventá-lo.


    Eu queria até comentar algo, como uma boa opinião sobre a falta do que fazer desses pesquisadores, mas sabe, com a bexiga cheia aqui, tá dificil, hahaha (mentira).

    É bizarro sim, minha cara postadora!

    Obrigada pela troca de dia na postagem, a doente agradece!

    ResponderExcluir
  2. Sobrando verba pra pesquisa não está, pelo menos não na área de Licenciatura.

    Acho que hoje em dia a coisa anda tão hipócrita que as pessoas têm medo de falar que aquilo é um lixo. Têm medo de se passar por ignorantes.

    Acho que o povo faz esse tipo de pesquisa só pra sair na Super Interessante.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Cara, muito triste isso. Vejo um reflexo disso nas pesquisas acadêmicas e nas teses bizarras de doutorado e mestrado... A maioria dos trabalhos ficará arquivada pra sempre, e no momento em que os trabalhos são concebidos e defendidos, têm toda importância do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Um dia, eu sem ter o que fazer, que nem esse tipo de pesquisador, saí pelas buscas na net sobre ciência. Encontrei tanta pérola que resolvi fazer esse texto: É CIÊNCIA?

    O senso crítico, aquele que vive numa luta inglória e insana contra o senso comum adverte: a ciência(?) tem seus momentos de crise existencial. Ela não é um ser com vida própria não, apenas é vitimada, às vezes, ou por excesso de dinheiro destinado a pesquisas ou pela absoluta falta de objeto sério daqueles que têm vida própria, mas muito pouco a fazer ou pensar nas suas deambulações laboratoriais. É muito devaneio para quem lida com método. Não podemos negar que muitas das grandes descobertas científicas devem agradecer ao acaso, a circunstâncias e outras coincidências inicialmente sem nenhuma metodologia prévia. Ele ( o método) costuma ser sistematizado depois da experimentação para explicar o imprevisto. Muita coisa deu certo nesse mundo em benefício de nós aqui, leigos, viventes à espera de milagres.
    Eu também, amiúde, não tenho muito que fazer e fico tentando descobrir coisas benéficas para minha mente insistente no aprendizado. E deparo com coisas inacreditáveis, mas que não deixam de ser risíveis, a despeito do rico dinheirinho que vai pelo ralo e deixa para trás uma fila incontável de doenças sanáveis e saúdes por vir.
    Anotei durante um mês só as manchetes de sites diversos, algumas das mais recentes EUREKAS da ciência. E fiquei tão pasmo que não consigo comentar mais nada. Fica para vocês, meus queridos muitíssimos poucos leitores. (quem quiser ler na profundeza as conclusões dos trabalhos é só digitar no grande farol google os títulos).

    "Gás do pum’ pode tratar pressão alta"
    "Estudo: café em excesso pode reduzir seios.”
    "Estudo liga julgamento humano à temperatura de bebida"
    "Brincar e correr como criança pode ser melhor do que praticar exercícios tradicionais, como corrida e ciclismo, sugere uma pesquisa da Universidade de Glamorgan, no País de Gales."
    "Espirro pode ser sinal de excitação sexual.", diz estudo.
    "Tamanho do dedo pode levar ao sucesso financeiro."
    "Cientistas desocupados da Universidade de Newcastle, norte na Inglaterra, descobriram que as vacas que possuem seu próprio nome produzem mais leite."

    Um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, adorei o texto e as notícias, José Carlos.

    A do espirro e a do café são as melhores! kkkk

    ResponderExcluir
  6. Foi estudando ervilhas que Mendel descobreiu a genética! Talvez estudando a urina se encontre a tal cura do cancer...

    ResponderExcluir