sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sem lápide.

Duas semanas depois do massacre, atirador de Realengo é enterrado no Rio como corpo não-reclamado

Quinze dias se passaram desde a tragédia. A história ainda está fresca em nossa memória. Videos e fotos apareceram, e-mail, depoimentos, nenhum deles foi capaz de justificar tal atitude. 

Esse massacre representa mais um de nossos paradoxos. É algo que a gente quer esquecer, e de certa forma é preciso. E por outro lado é algo que a gente não pode esquecer. A gente não pode esquecer tantas mortes. A gente não pode esquecer que atitudes impensadas e cruéis podem criar marcas em outras pessoas e o resultado aparecer apenas muito tempo depois. A gente não pode se esquecer que por mais que tenhamos sofrido, a vingança não é justificada. Sobretudo contra aqueles que não te oprimiram, contra inocentes.

4 comentários:

  1. corpo não-reclamado... se fosse "reclamado" quando vivo, talvez nada disso teria acontecido.

    ResponderExcluir
  2. pelo que li sobre o rapaz, ele teve apoio de certa forma para se tratar, mas se negou...

    as coisas são mto mais complicadas do que isso.

    de qualquer forma, não acho justo que ele seja enterrado como indigente...
    e hoje, um velhinho, me pediu alguns trocados, me mostrou um carnê, disse que era para pagar o caixão... era realmente um plano de funerária.

    E eu dei uns trocados, e uns chocolates...
    Ele é sozinho, e não quer ser enterrado como um indigente.
    O atirador tem família, uma família que, querendo ou não, também foi marcada pelo q aconteceu, e por isso deixou de lado alguém que fez parte dela.
    Não acho isso justo...

    O que tem que ser entendido é que a sociedade toda e responsável por acontecimentos como esse. Não uma família, não um rapaz com distúrbios mentais... Mas td uma sociedade que permite a comercialização de armas, que permite que o governo não ofereça segurança, que permite que pessoas que necessitam de tratamento não sejam tratadas, que permite que a mídia faça um teatro que colocou esse jovem no centro das atenções, para ser admirado por outros caras que talvez passem pelo mesmo problema que ele, criando outras pessoas como ele... etc e tal.

    ResponderExcluir
  3. É, isso ficou estranho. Corpo não-reclamado? Assim não, né...

    ResponderExcluir
  4. Psicologos por favor, onde andam vcs?
    Precisa-se de acompanhamento psicológico nos hospitais publicos, nos postos de saúde e nas escolas... Lei cadê vc tb?

    Dejavu
    Acho já falei isso em algum outro post

    ResponderExcluir