quarta-feira, 18 de maio de 2011

A morte do futebol


O futebol no Brasil ficou chato. Pelo menos no eixo comercial se vê de tudo, menos futebol. Bandeiras são proibidas, provocações deixam de ser geniais e viram atos imorais contra um profissional, entrevistas são ensaiadas e os entrevistados são inúteis. Não se vê mais barracas de lanche nos estádios, bandas com marchas, papéis picados e uma farofa alimentando um esquadrão de louco por futebol.

Nisso, Kaká é visto como sujeito digno. Ora, um cara que prefere vestir Jesus com chuteiras a respeitar um adversário ateu ou mulçumano não merece meu respeito. Futebol não é santo e Deus não pega melhor no gol do que Barbosa. O Deus holandês, na última Copa, é melhor que o Deus brasileiro? Esse bom mocismo que invadiu o esporte bretão representa a divulgação de um falso moralismo que entra em nossa casa sem argumento, mas levanta o braço contra a brincadeira e a diversão.

Neymar era minha esperança. Era! Porque babacas de plantão em programas vespertinos trataram de cuidar da imagem para ela tornar-se uma pessoa boba, sem opinião, robô. Pura? E o torcedor que quer ver o adversário humilhado, zombar com o amigo numa deliciosa cervejada, levantar a bandeira e sair gritando por ai com o filho o golaço que acabara de ver. Zoar com futebol agora é bullying e xingar no estádio é contra o estatuto. Por favor, né?

O futebol brasileiro precisa de Edmundos, Romários, Garrinchas, Dadás, Sócrates e até novos Edilsons. Futebol de verdade é o nordestino! Casa cheia, barracas de cerveja, bandeiras enormes, filhos e filhas, maridos e esposas, bandas de frevo e uma devoção que está acima de qualquer lei moralista ou costumes de novela das oito. O futebol precisa de piada, sarcasmo e de amor. Futebol precisa de humoristas e não políticos. Futebol não precisa ser um poema imbecil de Pedro Bial. Brigas? Briga há na sua casa, na rua, no vizinho, na novela. Na casa do torcedor não seria diferente. Meu sonho não é mais ver um Flaflu. Meu desejo hoje é ver Náutico e Sport! E com muita gente diferenciada.

12 comentários:

  1. Obrigado por sua opinião. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma surpresa encontrá-lo por aqui.
    Não sabia que escrevia neste blog.
    Nunca passeei por ele,
    para ver os escritores,
    E é claro que voltarei.
    Beijos achocolatados

    ResponderExcluir
  3. futebol nordestino é sensacional, é caloroso, é intenso, é o bate boca no meio da rua, a farofa e os carrinhos de lanche dentro e fora do estádio, é o time que passa de pai pra filho e pra neto, e vc vê todas essas gerações vestindo as camisas iguais e assistindo aos jogos no estádio com o brilho nos olhos.

    é sair do estádio e fazer a festa no meio da rua, com os torcedores adversários e suas piadas de despeito.
    o futebol nordestino eé lindo e cheio de graça.

    ResponderExcluir
  4. Senão aonde ficará a tão necessária catarse coletiva que o povo precisa para aplacar a sua furia contida de massa de manobra? Genial a crônica, Marcelo! Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. E eu que nem gosto de futebol, gostei das palavras... xD

    ResponderExcluir
  6. Clássicos reginais SEMRPE são classicos, não precisa ser no nordeste! Vc n sabe oq é um avai x figueira, gremio x inter, coxa x atletico, goias x atletico até gama x brasiliense.

    Concordo, estão querendo transformar o futebol em balé, graças a Richarlissons, Kakás e duzias de jornalistazinhos criados com vó!

    BUT se não fosse essa lei contra violência, proibindo a venda de bebidas alcoólicas e a entrada com "paus" de bandeira eu mesma não teria coragem de ir aos estadios...

    Mas ainda resta esperança o Fabuloso está voltando pro Brasil e vai passar por cima de tudo e de todos como sempre! Brasileirão esse ano promete! Semana que vem começa a maratona!

    Adorei falar de futebol, inclusive:
    BORA PRO JAPÃO FLORIPAAAAAAAAAAA
    hihihi

    ResponderExcluir
  7. Laila, Não sei mesmo. E como quero ver de perto esses jogos.
    E não é mais Japão, é Dubai.
    Citei o Nordeste justamente porque lá nada é proíbido. Lá não deram regras a torcedores.

    ResponderExcluir
  8. 2012 vai ser Japão denovo!

    Essas regras fazem a torcida se rebelar não indo aos estadios! A torcida do avaí ta proibida de fazer os famosos "varais" com bandeiras e faixas gigantes, deu no que?

    A RESSACADA TAVA VAZIA NO JOGO CONTRA SPO e se a diretoria não rever isso aí, quarta vai estar vazia denovo!

    sad =/

    ResponderExcluir
  9. Pois é...
    Eu quase amei o Neymar. Quase.

    ResponderExcluir
  10. Acho um saco essa maquina de fazer $$.

    ResponderExcluir
  11. Seu texto me chamou a atenção! Futebol para eu é muito mais que dancinhas, Neymar's, fanatismo falso de 4 em 4 anos. Uma nação que não enxerga o que é uma torcida e o que é o amor deles não merece ser levado a serio, o Brasil não sabe o que é o futebol.

    ResponderExcluir