segunda-feira, 16 de maio de 2011

Progredindo?

Tratando-se do avanço na visibilidade e nos direitos dos homossexuais, parece que está tudo acontecendo muito rápido. Não sei se é bom ou ruim, mas as causas de algumas lutas finalmente tiveram suas resoluções - de uma forma não tão longa - ao menos é esse o efeito das notícias em sequência - quanto foram as próprias lutas.
Apenas neste mês tivemos a aprovação da união homoafetiva e o primeiro beijo gay em novela brasileira, em "Amor e Revolução", do SBT. Muitos discutiram o teor da cena que foi exibida, ou temeram a reação à recém legalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Não sei se essa lenta avalanche de mudanças continuará a se desenvolver - tudo indica que sim. Segundo a notícia, a atriz  Luciana Vendramini, que protagonizou o primeiro beijo gay da televisão, quer agora fazer uma cena de sexo gay. Espero que tenhamos avanço intelectual de sobra para servir de apoio ao avanço moral que atualmente se estabelece (mesmo que seja, no começo, superficial - quantos gays ainda são assassinados diariamente no Brasil?).

12 comentários:

  1. Tem q se tomar mto cuidado para o feitiço não virar contra o feiticeiro!

    A aprovação da união homoafetiva foi um passo muito importante realmente uma vitória, mas a sociedade precisa de tempo para se acostumar com as coisas, não será jogando um monte de imagens na cara das pessoas como se estivessem vomitando a estória.

    Td tem q ser digerido, meu maior medo é q essas decisões do SBT façam os homofóbicos terem um pensamento ainda pior e contaminem pessoas que tinham uma opnião favorável...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho desnecessário uma cena de sexo em novela e ponto, pode ser entre homens, entre mulheres, entre homens e mulheres, um menáge, qualquer coisa, eu acho que isso contribui em nada. E acho que a discussão vai muito além de cenas eróticas.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo. Só queria acrescentar um detalhe sobre a cena em si.
    SBT poderia ser 10 centavos menos brega né?
    A música, a tomada de câmera, o diálogo, a esfregadinha de perna. Parece que foi tudo feito pra ser ruim de propósito

    ResponderExcluir
  4. Ai Luciana, quer cena de sexo, vai fazer pornô né?
    Gostei do que representou a cena, mas achei brega também.. kkkkkk.. =x
    Acho que o que mais valeu ai foi a iniciativa assim, mas o sexo já seria apelar demais. Uma insinuação mais leve, talvez.. mas não sei não...

    ResponderExcluir
  5. O link tá defeituoso!


    Concordo com a Dona Dai, totalmente desnecessário.

    ResponderExcluir
  6. Foi mal pelo link, gente. Só pude ver agora que estava com defeito. É esse aqui:

    http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/05/16/081438.php

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Para reforçar o conteúdo deste post, segue: A lei homofóbica de Uganda caiu! Parecia que seria aprovada na semana passada, mas depois da petição com 1,6 milhão de assinaturas entregue ao parlamento, das dezenas de milhares de chamadas telefônicas para nossos governos, das centenas de reportagens na mídia sobre nossa campanha e de uma manifestação global massiva, os políticos ugandenses desistiram da lei!

    Uma boa semana!

    ResponderExcluir
  8. O link nem tá com tanto defeito, se der enter fnciona... vai entender...

    enfim, excelente post e ótimos comentários, hein?

    adorei a sugestão do Flávio pra Luciana, kkk

    Enfim, houve uma gde conquista no campo jurídico, mas agora é preciso tomar cuidado pra não colocar o carro na frente dos bois. Mtos tabus ainda precisam ser derrubados, e mts coisas ainda precisam ser discutidas e digeridas pela sociedade...

    Eu não assisti o bjo lésbico, nem pretendo, q se novela já é triste, novela no sbt custuma ser mexicaníssimo mesmo qdo é brasileiro, né?

    Qto a cena de sexo, concordo plenamente... acho q sempre é desenecessário, acho q o lugar das cenas de sexo é o cine pornô.
    Vc tá lá vendo tv com sua mãe, seu pai, e seu cachorrinho e de repente começa aquela cena e fica aquele sem gração, seja hetero, seja homo... desnecessário, né?
    kkkk

    ResponderExcluir
  9. Perfeito, Aline! As "ondas" precisam de substância. A lei por si só não assegura mudanças de comprtamento exatamente por impor condutas. E mudanças culturais são lentas por demais no mundo todo. Para não acirrar os ânimos já exaltados por demais pela intolerância e ignorância, melhor seria ir mais devagar com o processo. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que, independente de gay or straight, existem formas mais eficientes e discretas de demonstrar a cumplicidade, química, amor e etc de um casal na TV. Até mesmo as ditas cenas de "sexo romântico" são desnecessárias.

    Especificamente quanto a uma suposta cena de sexo gay, eu acredito que não é enfiando a coisa goela abaixo (principalmente de forma tão difícil de digerir - exibindo o ato mais íntimo de um casal) que se muda uma cultura.

    Com a desculpa de "conscientizar", na verdade a TV explora a polêmica e o problema de forma oportunista. Embora não assista TV com assiduidade, não consigo contar quantas vezes me deparei com personagens gays em novelas cuja única função na trama era... ser gay.


    A televisão brasileira está povoada de gays rasos, estereotipados e desnecessários. Convenhamos: pra olhar a superfície, não precisamos da televisão, e a perspectiva oferecida na maioria das vezes não agrega nada.

    Poucos personagens foram explorados com o respeito devido, e a excessão da qual me lembro foi o par da novela "Mulheres Apaixonadas", vivido por Aline Morais e Paula Picarelli. O assunto foi tratado sem escancaro, com delicadeza, sutileza, mas ainda assim apresentando aspectos que fazem parte da vida de muitos casais homossexuais de forma séria e honrosa.

    Depois disso só ví esculhambação.
    Agora não deve ser diferente.

    ResponderExcluir
  11. Agora, vamos à questão toda em si.

    Existem mudanças acontecendo, e tais mudanças seriam muito saudáveis e interessantes, se viessem pelas vias normais.

    Sinto ao mesmo tempo um certo alívio e uma preocupação pela decisão do STF. Alívio porque a garantia dos direitos chegou tarde, mas era algo que por muito tempo, imaginava-se que jamais chegaria. É bom perceber que mesmo lentamente, as coisas acontecem e existem pessoas atuantes para que seja assim.

    Por outro lado é preocupante a forma como tudo se deu, com o poder judiciário exercendo funções que não lhe cabem, e os motivos que levaram a isso: a incompetência do legislativo, abarrotado de Tiriricas, Netinhos, Romários, e outros tantos mais desnecessários e nocivos à democracia que Jair Bolsonaro.

    A evolução da postura da sociedade, não virá através da super exposição do sexo, de beijos libidinosos... Ninguém se sensibiliza através de demonstrações carnais, nem se convence através disso, apenas os pervertidos.

    ResponderExcluir