quarta-feira, 1 de junho de 2011

Entre ateus e religiosos? Prefiro o à toa


Eu não sei o que é mais medíocre: bandeiras erguidas com o nome de Jesus Cristo ou manifestações ateístas. No primeiro caso existe um Deus triste, vingativo, responsável pela desgraça e louvado pelas vitórias num campo de futebol. No segundo há um Deus, ironicamente, piadista, rindo da hipocrisia criada pelo próprio homem.
Confesso que é compreensível vestir uma camisa ateísta em tempos atuais. O mundo está uma merda e nenhum comercial da Coca-Cola vai me provar o contrário. Mas o ateísmo perdeu uma grande oportunidade de apontar os verdadeiros culpados: instituições. Deus é justo, porém quem faz sua imagem são babacas e ordinários. Gente que se mistura com político, escravidão, valores machistas, Ricardo Teixeira, Rede Globo, Record, Obama e Bin Laden. Ateístas e religiosos não lêem a bíblia. Eles ouvem citações, frases incompletas e se sentem prontos para vestir pedras, paus e armas. Comer carne de porco é pecado? Não, mas entender o contexto histórico social e cultural de uma civilização faz bem para a inteligência e a humanidade agradece. Ora, no ocidente não se come carne de cachorro e ninguém rebate isso.
Ateístas usam a ciência como argumento para tudo. A bíblia não é um livro científico, mas antes de Galileu ela já descrevia que a terra era redonda e suspensa num universo (Isaías 40:22 e Jó 26:7). Dr. Mantell Gideon foi chamado de louco quando descobriu as primeiras ossadas de um dinossauro, mas Moisés no Gênesis já apontava que antes de nós, existiam outras formas de vida (Gênesis 1:22), inclusive macacos. Enfim, bater nessa discussão é perda de tempo quando se há um mundo tão desgraçado lá fora e a culpa não é de Deus. É do homem. E ter fé ou não, não entra no mérito de caráter.
Se uma criança morreu atropelada, não foi vontade de Deus, mas do homem que conduzia o carro. Se um aposentado morreu na fila do INSS não foi culpa de Deus, mas da falha humana de não dar suporte suficiente a um cidadão. Seu time não fez um gol no último minuto de jogo graças a Deus, mas pela competência do centro-avante. Seu filho morreu por que Deus achou que chegou sua hora? Essa explicação é tão imbecil quanto colocar um homem crucificado numa praça pública. E de imbecilidades as religiões estão cheias. No catolicismo se pode fazer tudo e vamos pro inferno, no evangélico não se pode fazer nada e vamos para o inferno. E que inferno? Juro encerrar meu blog e meus textos se algum ateísta ou religioso me mostrar na bíblia que vou queimar eternamente no fogo do inferno se eu chegar em casa com ressaca ou resolver trair minha esposa. Também encerro minhas atividades artísticas se me apontarem que depois de morto vou viver no céu.
Aonde está Deus nessas horas? Ora, o homem o desafiou. Quis provar que pode andar com suas próprias pernas. Deus está dando a chance e com tantos "ismos" nada se resolveu. A bíblia é óbvia, religiosos e ateus que preferem criar uma grande confusão. Porque se amar o próximo como ama a si mesmo for algo incompreensível, ou você vai morrer engravatado aos quarenta anos com um ataque cardíaco ou ter inúmeras sessões no psicólogo. O fim do mundo bíblico é plausível. Anjos em guerra? Meteoros derrubando prédios? Jesus armado até os dentes em seu cavalo? Não, basta você ler direito ou abrir a janela de seu quarto. Eu não tenho medo do fim do mundo. Tenho medo dessa onda ateísta que se vê criando, tenho medo desse orgulho religioso que diminui minha importância humana. Entre ateístas e religiosos, prefiro o à toa. Além de viver, não levanta bandeira, preconceito, ódio e ganância. Tem sua crença ou não na intimidade e não em grandes praças e avenidas e ainda é um ótimo piadista numa mesa de bar.

14 comentários:

  1. de novo?
    como eu disse há meses, ateus não são anti-cristãos, mas sim contra as instituições religiosas que manipulam as massas.
    o ateísmo defende a laicidade do Estado, o que beneficia a todos, inclusive religiosos e "à toas".

    ResponderExcluir
  2. olha a Badona aí... com uma amiga atéia dessas, é impossível acreditar que os ateus são ignorantes ou nocivos

    o mesmo posso dizer das minhas amigas religiosas

    Difícil mesmo é lidar com as pessoas ignorantes, sejam atéias, sejam religiosas, sejam a toas...

    ResponderExcluir
  3. De novo (porque perdi o tempo de postar). A Ana respondeu por mim. A questão tratada é a ignorância, a cegueira. Filho da pura tem em tido lugar, gente Bia também. Assim como vc citou, o ateísmo como filosofia não discordo de vc. Mas cresce muito o número de imbecis nesse ramo. Na religião esse número cresce já faz um tempo.

    ResponderExcluir
  4. Discordo em partes e concordo em tantas. A verdade é que dá medo sim dos dois lados. Sou Testemunha de Jeová. Anos atrás adorava bater na porta de ateus porque eram pessoas, na grande maioria, dispostas a debater, conversar, buscar argumentos e sempre vinham com ótimas perguntas. Hoje ameaçam e eu mesmo já recebi repúdio por ter minha fé. O mesmo acontece com religiosos. Me ameaçar a queimar no inferno porque resolvi conversar sobre Jesus Cristo? É tudo uma loucra e o mundo anda bem maluco. Antes os ateus pediam para não serem incomodados, hoje pedem para nos amolar. Por mais óbvio que isso seja, existem pessoas e pessoas e mais pessoas. As pessoas perseguem os fiéis, não as instituições. E isso tem 3000 anos de história para provar. E o ateísmo não beneficia a religião e fé de ninguém como citado acima. Assim como religiões que levam as pessoas para o mesmo caminho.
    Marcelo, bons argumentos apresentados.
    Ana, realmente é difícil lidar com ignorância.
    Badona, numa coisa você tá errada. Não vejo nenhum ateu pedir explicações das barbaridades religiosas, apenas piadas com quem tem fé.
    Gostei daqui, você abrem discussões importantíssimas

    ResponderExcluir
  5. Vanessa, acho que você não conhece ateus o suficente, pois a enorme maioria das pessoas com quem convivo intimamente são religiosas e as respeito profundamente.
    Em contrapartida, a maior parte dos reliogiosos pra quem digo que sou ateísta me RECRIMINA E DISCRIMINA.
    Como a Ana disse, difícil é lidar com ignorância e arrogância e, francamente, você se mostrou deveras preconceituosa.

    ResponderExcluir
  6. e permaneço dizendo que não sou contra os cristãos e não faço graça com a cara deles, mesmo sofrendo com seu preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, o texto fala da ignorância. Se alguém levou pro outro lado, já não é mais problema meu.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei um pouco por entender, porque no fim qual o posicionamento a ser adotado? A fé sem religião? O meio termo? O nem vou nem fico.

    Acho complicado o saco onde se colocam as pessoas. O ATEÍSMO e A RELIGIÃO são coisas grandes de mais pra se usar os termos indistintamente. Acredito que acima do religião ou falta de religião que se pregue, o que existe é o caráter, esse sim deveria ser mais discutido.

    =*

    ResponderExcluir
  9. "Enfim, bater nessa discussão é perda de tempo quando se há um mundo tão desgraçado lá fora e a culpa não é de Deus. É do homem. E ter fé ou não, não entra no mérito de caráter."

    ResponderExcluir
  10. Coisas que odeio profundamente: fanáticos religiosos, militancia ateísta, qualquer um que levanta bandeira, beatlemaniaco e meu time perder na quarta-feira

    ResponderExcluir
  11. Marcelo, se não me engano, você entrou no Manchete com a minha saída, né? Acho que fiz bem em ter saído do blog, rs. Seus textos são ótimos! Além de muito bem escritos, sempre tocam em assuntos estimulantes.

    Acho que essa é a primeira vez que comento depois que saí deste blog, mas sempre que possível dou uma passada rápida por aqui, para me inteirar das novidades.

    Tenho saudades do pouco tempo que passei fazendo parte da equipe do Manchete. Pena que não foi possível continuar. No último mês, minha agenda desafogou um pouco, mas logo apertará novamente e isso me faz ter a certeza de que, apesar da vontade em continuar, seria realmente impossível. Mas era muito bom escrever aqui. Desde o começo gostei muito de todos, embora tenha encontrado mais afinidades e estreitado melhor o contato com uma ou outra pessoa.

    O Manchete realmente não é mais o mesmo. Melhorou pra caramba, parabéns pra todo mundo!

    ResponderExcluir