quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os discípulos de Magda


Não assisto CQC. Quando o programa começou, eu tentei, mas acabava optando por ver as partes mais interessantes no youtube. Depois esqueci que o programa existia, mas continuei acompanhando os carinhas no twitter, até que os tweets também perderam a graça. Mas não é sobre a minha relação com o programa e seus integrantes que quero falar, vamos em frente...

Me pergunto onde está a proposta de autenticidade do programa quando os dois integrantes mais polêmicos (ou seriam ignorantes?) manifestam suas opiniões preconceituosas, machistas, etc e tal. Afinal, desde quando a ignorância é autenticidade?

Pelo que me consta, é muito comum encontrar gente tosca e insensível por aí. Aliás, essas notícias que temos visto na internet, das big bobagens ditas por Danilo Gentili e Rafinha Bastos, mais me lembram o comportamento daqueles grupinhos adolescentes que infernizavam a vida dos amiguinhos na escola. Não me parece “humor irreverente”, só por ser “politicamente incorreto”, na verdade, me parece pateticamente desagradável.

Até onde sei, essas polêmicas não eram comuns no começo do programa, embora eu me lembre de algo envolvendo o Danilo Gentili e uma piada racista com macacos no meio.  Se eu gostasse, não deixaria de assistir o CQC por isso, mas fico refletindo sobre o que passa na mente dos dois jornalistas/comediantes/seres indefinidos em questão, e realmente não consigo imaginar que seja algo muito brilhante. Talvez seja desespero: "preciso twittar/falar algo engraçado, vai essa merda mesmo".

Nas últimas semanas sofremos um bombardeio de idiotices vindas dos "irreverentes" rapazes. Aparentemente, eles não amadurecem com o tempo, não aprendem a medir as palavras diante da repercussão das coisas que dizem e, para quem não acompanha o programa, parecem discípulos de Magda.

Olhando assim, de fora, de longe e de saco cheio, a única explicação que me ocorre, é que os dois já estão cheios de dinheiro e de popularidade, já são os reis da cocada preta, e se sentem livres pra falar qualquer asneira, sendo essa do mamaço uma ótima oportunidade para ser o fim da picada, mas duvido. Aparentemente não há bobagem que os façam parar, eles têm um repertório cheio delas, e nenhum bom senso pra decidirem parar.

8 comentários:

  1. Esses caras acham que estão acima do bem e do mal. Chegaram a tal ponto de popularidade que acham que tudo que falam é "genial" ou "polêmico".
    Eles vivem dizendo que no humor (?) sentem falta do politicamente incorreto. Mas politicamente incorreto é Mussum, Monty Python, Chaplin e afins.
    Não se pode esperar muito de quem sobe num palco e fica uma hora contando de uma situação com o moço do caixa do mercado.

    ResponderExcluir
  2. O que a Lola disse - que tá sendo ameaçada de processo pelo Tas (que é um Pilatos: "não fui eu quem disse, então não me responsabilize") - que eles são uns fascistas mimados, diz tudo. O tipo de humor (?) que eles defendem ou acham que praticam, é, como você falou, típico de adolescente retardado (que agora xinga muito no twitter) que não viveu nada além de sua própria mediocridade e acha que tem experiência. E acha justamente isso, que ser autêntico é destilar bobagens a torto e a direito. Na verdade, o humor brasileiro tá capenga e idiota, o Didi continua se achando o gostosão, Chico Anysio, em seus shows leva vaia porque diz que só pobre vota em Lula e em Dilma, e até o Adnet deu uma escorregada na Casa dos Autistas. Eu gosto muito de um humorista argentino chamado Peter Capusotto, que sabe fazer piada política (pra desespero dos peronistas) e até piada de judeu. Não aquela grosseria do CQC, até porque, pra você fazer piada realmente válida de algum grupo étnico, você tem de de ser empático, saber enxergar o cotidiano deles, por dentro. Quem ficar curioso, pode ver aqui

    http://www.youtube.com/watch?v=5nZb7jrJoUg

    De Gaulle disse um dia que o Brasil não era um país sério. E agora eu emendo, tá ficando um país muito chato.

    ResponderExcluir
  3. Bem, acho que no humor problema não é se a piada é politicamente incorreta, baseada em estereótipos de comportamento ou etc. É a piada ser ruim. Na minha avaliação, eles erraram a mão, principalmente no mamaço.
    Mas que conste que Gentili pediu desculpas

    ResponderExcluir
  4. Gentili pediu desculpas porque foi obrigado, por ter brincado com algo monstruoso que foi o holocausto.
    Mas misoginia para a emissora do CQC não é tão grave quanto anti-semitismo né.

    ResponderExcluir
  5. qdo escrevi, não tinha visto ainda a resposta do Marcelo Tas ao blog da Lola

    se tivesse lido, teria escrito algo sobre ele.

    Como não acompanho o programa e nunca vi nada na internet (até então) com tosquices dele, chegava a acreditar, na minha ingenuidade, que ele não era conivente com tanta besteira...

    Pelo q vi no blog da Lola, ele quer dizer que n compartilha das opiniões dos coleguinhas sobre amamentação, mas ainda assim, se demonstrou tão ignorante quanto....

    Triste.

    ResponderExcluir
  6. o CQC não mostrou imagens do "Fora CQC" no churrasco de gente diferenciada... Sem mais, né?

    ResponderExcluir
  7. Eu também não vejo CQC - só acompanho as polêmicas. A única coisa que eu consigo pensar é que o "humor" deles é assim por transmitirem o que eles pensam. Não se diz que o povo do Acre é feio (como eu já vi Rafinha Bastos dizer) ou que a única mulher que pode amamentar em público é a gostosa sem realmente acreditar nisso. E nem vou dizer que sou totalmente contra; diga o que quiser, mas escute o que falarem a respeito sem reclamar.

    Quer dizer que o mamilo da mulher que amamenta parece um rocambole? Diga. Mas depois não venha de mimimi por ser chamado de misógino. É simples.

    ResponderExcluir
  8. Tas também entrou na roda dos que falam de tudo pra polemizar e aparecer. Ontem mesmo tuitou o seguinte: "Novo livro do MEC diz que 10 - 7 = 4. Será que os linguistas vão aparecer novamente para defender o erro?"
    (link aqui http://bit.ly/mDsCjV)
    Então vieram dizer que ele estava sendo irônico, o que eu discordo. E passei a achar pior quando vi as respostas que ele recebia, como se o que ele tivesse dito fosse uma "verdade absoluta". Acho que como formadores de opinião esses moços devem rever o que fazem por puro e simples humor e o que dizem como meio de informação ao público. Ele sequer se retratou sobre tamanha bobagem... Olha... Perdi a paciência com os moços do programa de 3 letras.

    ResponderExcluir