quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ironia


Manchete de Ontem - Lady Gaga é genial?


Não sou pesquisador, mestre, doutor e não chego perto aos pés de quem cuida muito bem da trilha sonora de minha vida. Apenas ouço e ouvir é o suficiente para saber, concorde ou não, o que é um bom gosto musical. Partindo da teoria em que gosto não discute, mas se lamenta, me resta lamentar certas atitudes musicais e certa incoerência que pessoas teimam em me empurrar e me forçam a ouvir. Sim, incoerência. Música hoje é igual roupa. As pessoas compram a marca, não a qualidade. Porque ouvir a psicodelia de Pink Floyd com Syd Barrett é legal, mas ter que aguentar experimentações de Hermeto Pascoal é uma tortura. Porque ouvir a voz sem potência e sem originalidade de Amy Winehouse é cool, mas ter que apreciar Aretha Franklin é coisa de velho. Porque cantar bêbado Bruno e Marrone no jukebox da Rua Augusta é coisa de deslocado, mas dividir versos de Renato Teixeira e acordes de Almir Sater é brega. Porque preciso aguentar argumentos de que o disco X&Y do Coldplay é genial. Vão me desculpar, mas o Revolver dos Beatles é genial. Porque ouvir Marisa Monte cantando Cartola é coisa fina, mas um samba na calçada é atitude de gente suja. Porque ouvir Muse declarando amor é a coisa mais linda do mundo, mas cantarolar Los Hermanos é nerd. Porque pagar trinta reais para ver um cover de David Bowie está em conta e um show de Elomar a quinze reais é um absurdo. Porque Lady Gaga vestindo carne é a ruptura do bom costume, mas uma camisa “I hate Deep Purple” é mimado. Porque Restart é coisa de menina e Bon Jovi é um clássico. Porque a gente entra no colegial ouvindo Led Zeppelin, mas sempre tem um professorzinho babaca de história que nos obriga a ouvir Chico Buarque. E por que eu coloquei uma foto de Nina Strauss? Porque se eu tivesse colocado Egberto Gismonti você não se interessaria.


6 comentários:

  1. Gosto de mta coisa que foi meio criticada, e de mta coisa que foi meio elogiada.

    Se tem uma coisa que aprendi que é mto relativa, é gosto musical. O meu, por exemplo, parece ter sido calculado metodicamente para desagradar td mundo, menos a mim. Fazer o q?

    ResponderExcluir
  2. rsss
    Mas crítica mesmo não. Por exemplo, Amy é bom. Apenas bom. Pois o que ela faz é praticamente um cover... e por ai vai.

    fazer o que? rs

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que musica sempre esteve envolvido com moda e que sempre foi comprado o ideal, o idolo, a imagem, a atitude e não a musicalidade. Eu acho...

    ResponderExcluir
  4. Eca! Lady Gaga é podre, tenho a sensação de q ela zoa a todo momento os fãs e eles não reparam.

    ResponderExcluir
  5. Comigo acontecem bem como com a Ana.

    Mas como quase tudo na vida, música é escolha, né? E as pessoas são sua inteireza, incluindo o gosto musical que agregam. Aí a gente escolhe de novo: ficar perto delas ou não.

    Mas olha, sou gente boa! Não me desgostem só porque eu adoro a Winehouse, tá?

    hahaha

    ResponderExcluir
  6. acho mto massa Amy Winehouse, mesmo sabendo que não é original. algumas letras dela são fodas. mas você tem que se conformar, a soul music is back haha Adele e Paloma Faith tão aí pra provar e são de qualidade =)

    por outro lado, falar q restart é música de menina é uma grande ofensa pras meninas, hein. backstreet boys era coisa de menina; restart nem coisa de gente é! haha

    ResponderExcluir