sábado, 16 de julho de 2011

Agressão

Justiça nega habeas corpus para babá acusada de agredir criança de 2 anos


Bem, há muito tempo existem crimes de violência contra crianças. Aliás, contra qualquer ser humano. A notícia traz o caso de uma babá que agride uma criança, inclusive em suas partes íntimas. Ela é descoberta pelos pais após, perceberem marcas na criança, instalarem câmeras ocultas na casa, e a denúncia de outra babá. Ela está sendo acusada de tortura. Seu advogado, como defesa, afirma que as gravações (que eu não achei, mas podemos imaginar...) mostram apenas uma pessoa que não sabe lidar "muito bem" com crianças, com gestos bruscos e um tanto quanto violentos. Moral da história, pede que responda ao processo em liberdade. Pelo menos a justiça negou o habeas corpus (por que esses termos são todos em latim?)

(respira fundo...escolhe as palavras...vamos lá...)

Como já disse, além de crianças, estas "gentes pequenas', sobretudo, são humanos desde que nascem (pelo menos foi assim que aprendi na 2ª série). Então, como existe alguém que é capaz de afirmar que tem "gente que não sabe lidar com crianças"? Gostaria de ver esta senhora tratar um adulto desta forma, por "não saber" lidar com um. Ela não faria isso, pois não teria coragem. Acaba por se aproveitar de crianças que ainda não falam (in-fantes), e não podem denuncia-la.

Mas não me conformo também com a falta de ética desse advogado, ao defender e argumentar uma coisa dessas. Antes que alguém entendido acuse minha ignorância legislativa ("das coisa de lei"), não estou falando unicamente da sua profissão, mas daquilo que o define humano. Aí terão as pessoas que vão dizer: "vai saber o que ela naõ passou na vida né?" (falando da babá)
E eu posso responder:
Bom, pensando desta maneira, ninguém tem culpa de nada, e caimos num fatalismo infinito, onde ninguém é responsável por seus próprios atos. Até porquê, também não seremos culpados então de condena-la, ou fazer algo pior. Todos nós temos o desejo de que ela se ferre bastante..concordam?

Deixando nosso sadismo de lado, se prestarmos bastante atenção na reportagem, veremos que tem uma pesquisa que questiona "você colocaria uma câmera oculta em casa?". Não entendo também como pais que já têm algum indício de violência se propôe a deixar o filho passar por mais alguns episódios para tomar uma providência. Sei que não se pode acusar sem ter provas. Mas antes de castigar o criminoso, que se guarde o inocente.

5 comentários:

  1. Muito bom este post! Excelente! Eu acho que a advocacia deve defender os direitos (poucos) que restaram ao criminoso: não ser violentado no presídio, ter sua alimentação digna (porque muitas cadeias não alimentam ou alimentam como porcos), etc. A defesa da dignidade que eles têm... Mas pedir a liberdade das pessoas que, sem dúvidas (como as gravações), cometeram crimes, ainda mais contra crianças, que são totalmente indefesas (animais e idosos também), é imoral com a sociedade... E na minha opinião, é uma traição ao exercício da profissão.

    (Ps.: O termo "habeas corpus" é usado na própria CF/88, é latim porque a raíz do Direito é romana... e assim optaram por chamar o instrumento processual, mas acho que ele surgiu na Inglaterra ou em Portugal, não me recordo agora. Podia ter um nome em português, acho um saco expressões latinas também).

    Vou retwittar esse post, ficou muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Bem, falar "concordo com tudo" não é bem um comentário...

    Concordo sobretudo com a parte: antes de castigar o criminoso, que se guarde o inocente.

    Eu já estou fazendo minhas pesquisas para quando meus enteados/filhos vierem morar comigo: câmeras IP para todos os cômodos, preventivamente instaladas, para que eu possa ver em tempo real o que acontece.

    Não se trata de paranóia, é cuidado mesmo. O mundo tem se tornado um lugar hostil, até mesmo dentro de nossas casas, quando precisamos trabalhar e ficamos na dependência de um terceiro para zelar de nossas crianças. Pra ser completamente honesta, às vezes tenho medo até mesmo de escolas, e não é dos coleguinhas do bullying, é dos professores mesmo.

    De todas as formas de violência contra a criança, as que mais abomino (ainda que todas sejam abomináveis) são as praticadas por familiares, ou por babás. Afinal, são pessoas que assumem a obrigação de proteger o menor, seja por laços sanguíneos ou em troca de uma remuneração.

    Se acontecesse comigo, acho que não esperava pela justiça... =P

    ResponderExcluir
  3. é...
    acho que as câmeras de ip são uma ótima solução
    dá pra comprar uma no e-bay por menos de 40 dólares, mas td depende do tanto de cômodos da casa e vc não poderia colocar uma no banheiro, por exemplo

    de qq forma, acho q uma vez que se desconfia da pessoa, deve-se proteger a criança e o mesmo acontece com idosos frequentemente

    de qq forma, pela reportagem, dá a entender que talvez fosse apenas uma péssima babá q devia procurar outro emprego... ainda q nao consigamos entender pq ela n procuraria outro emprego, se o caso fosse realmente apenas falta de dom com crianças...

    ResponderExcluir
  4. Eu tb fico muito indignada. Com toda violência. Mas essa, com essas criaturas indefesas, essas sim, me tiram do eixo.

    Lembro de uma "cuidadora" de uma velhinha, que teve traumatismo craniano pq a monstra batia sua cabeça contra a parede. Vi as cenas na TV e não conseguia parar de chorar e juro, aquela mulher na minha frente, sei não... Era mais fácil que eu fosse a próxima presa, pq ia sobrar pouco dela...

    Quanto aos advogados, tb vivo discutindo com os que eu conheço sobre essas defesas daquilo que eu considero indefensável. Mas como eles próprios dizem, a justiça e está para todos (hahaha) e os acusados tb podem fazer uso... Enfim...

    Post bacana... revolta muito!...

    ResponderExcluir
  5. Georgius, sou pai de um menino de 2 anos, e também sou advogado, e posso lhe afirmar que compartilho de sua indignação enquanto pai, quando acontece algo desse tipo. Contudo, não posso deixar de tecer algumas críticas ao seu pensamento. Se eu, pai, desconfio que meu filho está sendo maltratado pela babá e simplesmente mando a mesma embora, primeiramente eu nunca vou ter a certeza do que ela fez, e qual medida tomar para amenizar os eventuais abalos psicológicos em meu filho. Em segundo lugar, não vou ter provas para incriminá-la, caso ela tenha feito, e, possivelmente, evitar que tal monstro continue fazendo isso com outras crianças e indefesas. Portanto, a atitude dos pais é mais do que correta, e deve ser tomada, lógico, imediatamente. O segundo ponto que gostaria de desmistificar é a sua acusação de falta de ética do advogado que defende essa babá. Muito embora, eu provavelmente recusasse uma causa dessas que chegasse no meu escritório, sou obrigado a admitir que mais injusto do que se manter uma criatura que agride e maltrata crianças em liberdade, é permitir que ela seja condenada sumariamente (sem direito a se defender). A conduta do advogado está em harmonia com nosso Estado Democrático de Direito, e este não pode ser achincalhado por defender a cidadã, ainda que culpada, pois esta é uma prerrogativa constitucional.

    Espero que tenha conseguido reformar ao menos em parte sua opinião sobre o assunto.
    Saudações

    Daniel Andrade

    ResponderExcluir