quarta-feira, 6 de julho de 2011

De quem é culpa?

Adolescente suspeito de cometer homicídio é detido...

Casos assim, de adolescentes, e até mesmo de crianças, envolvidos em crimes hediondos estão constantemente nas manchetes por aí afora, mas, de quem é a culpa?

Dos pais que não estão educando os filhos, tanto quanto deveriam (ou o quanto, muitas vezes, queriam que a escola o fizesse) ao ponto deles, a exemplo da notícia à cima, se transformarem em verdadeiros monstros?

Da escola que não ensina o conceito e, assim, não estimula a prática de civilidade?

Ou ainda do governo, que não dá condições adequadas para que pais e escola desempenhem bem o seu papel na formação desses futuros adultos (isso se chegarem a essa fase)?

Difícil encontrar as respostas?

Pois é...

O pior de tudo é que algo deve ser feito, e urgentemente, mas por onde começar?

6 comentários:

  1. E além disso, seria que deveria ser revisto essa coisa de maioridade penal?

    São muitas questões mesmo.

    =*

    ResponderExcluir
  2. Pra mim pessoas fracas são o instrumento do diabo! Serio, vejo noticias de pessoas boas, pais de familia, adolescentes que por causa do alcool ou de estar em transe de drogas cometeram atrocidades!

    Até nós meros mortais bonzinhos temos sempre uma estoria para contar de algo que fizemos quando estavamos de PORRE e que nunca fariamos sóbreos! OU um vexame que demos na frente de todo mundo, ou de fatos q simplesmente esquecemos e tals...

    Tem que tomar cuidado, alcool deveria ser proibido aos fracos e oprimidos, não aos menores de idade!

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, pra mim a culpa é do "Diabo que coloco pra nois bebe" hahhaha (lembram desse video do youtube?)

    ResponderExcluir
  4. Ah, é td tão complicado...

    Nós mesmos somos prova de que pais nem sempre conseguem deter adolescentes, ou mesmo repassar seus valores... Também mts vezes somos prova de que a legislação não nos detem...

    =/

    ResponderExcluir
  5. De fato é uma questão complexa, e existe um jogo de empurra muito grande: os pais culpam a escola, que culpa a TV, que culpa o video game (mais porque a Record e o GTA não podem ocupar o mesmo lugar na tela ao mesmo tempo que por convicção ou embasamento científico).

    Existem os casos das crianças superexpostas à violência desde sempre, os casos dos pais ocupados, dos sofredores de bulying nas escolas, e também não podemos ignorar a estatística de 5% da população ser sociopata - e alguns desses ter inclinação a comportamentos violentos.

    É difícil separar uns e outros, e mais complicado ainda solucionar o problema: pais precisam trabalhar; as escolas não se importam em receber até mais de 2 mil reais por mês para ter uma criança sob sua custódia em período integral, abordam em campanhas de marketing como os seus filhos se tornarão pessoas socialmente responsáveis, mas na hora H tiram o corpo fora; a polícia tem medo de subir o morro e nosso moralismo e sistema judiciário muitas vezes falha ao proteger crianças expostas a diversas situações de violência, pelo simples fato de estarem no convívio de uma mãe ou pai biológico; esse mesmo moralismo também nos impede de dar a sociopatas o tratamento adequado desde a infância - a reclusão de uma vida social -, e a não ser que se tornem frios assassinos, dificilmente são punidos de alguma forma durante a vida.

    O que fazemos nós, espectadores?
    Observamos a tudo estarrecidos, na expectativa de que o mundo mude para melhor por si só...

    ResponderExcluir
  6. Olha, tenho duas questões para levantar. Ou caimos na busca pelo culpado, ou num conformado fatalismo. Por que será que as pessoas bebem? acho que tem uma questão maior por isto tudo e não se trata de ser fraco ou facilmente influenciavel. Todo mundo utiliza algum tipo de "droga" (seja que tipo for: fumo, bebida, TV, etc...) pra suportar o mal estar que a nossa cultura nos exige. Agora, de quem é a culpa? Também não podemos cair no velho fatalismo de "imposição social, sociedade capitalista" e etc... Não acho que necessariamente deve-se ter um culpado, mas uma série de questões que surgiram como sintoma, que só agora passaram a ser percebidas.

    ResponderExcluir