sexta-feira, 1 de julho de 2011

Kassab perde o chão sem conseguir sem-teto


Tenho que confessar que eu gargalhei ao ler a notícia. E por quê? Porque achei hilária a cena do excelentíssimo prefeito ir de esquina em esquina atrás de pessoas para ir para o abrigo, numa demonstração PÚBLICA de cuidado com o povo para apenas um ir. E sob quais argumentos esse foi, hein?

O que não teve graça nenhuma foi pensar que naquele frio absurdo que fez aqui, as pessoas optaram por ficar na rua que ir para um abrigo.

O problema é outro. O problema é o que leva essas pessoas para as ruas, não apenas elas estarem lá. O problema é o alcoolismo, são as drogas, é a falta de confiança na própria humanidade. E esses problemas não se resolvem numa noite fria, dando colchões e sopas. 

As pessoas preferirem (e forçosamente tenho que usar o verbo preferir uma vez que foi dado escolhas e, seja por que motivo for, elas preferiram ficar na rua) passar a noite na rua, no frio, é um retrato do Brasil que não queremos ver. Afinal, até que ponto o assistencialismo ajuda ou está ajudando? O que, de fato, essas pessoas precisam? Como elas deveriam ser abordadas? 

O Kassab não entendeu porque ninguém quis ir com ele. Nem eu. Tá que a companhia podia não ser das melhores, mas poxa, o abrigo era quentinho.

3 comentários:

  1. Eita questão complexa, né não?

    Mts coisas levam as pessoas às ruas... e várias prefeituras tem programas como esses, que não são apreciados pelo público alvo.

    Nessas hrs que temos que repensar a questão das esmolas, principalmente em cidades assim, que oferecem esse tipo de atendimento.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi A Liga semana passada e era justamente sobre esses abrigos em São Paulo! São quentinhos com café da manhã e janta.
    Sobram 700 leitos vazios em São Paulo nessa epoca de frio porque para ficar nos abrigos não pode levar drogas, cigarro ou bebida alcoolica.
    Creio eu que os mendigos que o prefeito abordou seriam drogados que não conseguiam ficar 8 horas longe da droga, por isso preferem passar frio, fome, sede, matar, roubar, vender a filha... esse tipo de gente sabe?!
    É um trabalho bonito do governo de sp, deveria ir para outras cidades...

    ResponderExcluir