quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mundo Animal



Depois da vaca...

Antigamente (em 2000), utilizei um argumento muito interessante numa prova que pedia para explicar a teoria de Darwin: “se até um pokemón evolui, porque os humanos não?”. Óbvio que eu tirei zero (e graças à Deus minha prova não foi escaneada e mandada nos emails como “pérolas”). Mas se existisse o desenho naquela época, pode apostar que Darwin teria utilizado esse argumento, eu tenho certeza. Eu não estava totalmente errada, professora Gabriela.
Deixando meus traumas de lado, eu sempre fiquei pensando se os homens, de fato, vieram do macaco (apesar de reconhecer que conheci várias pessoas que me deixassem em dúvida, não pela aparência, mas pelas atitudes mesmo – minha irmã roía a unha do dedão do pé quando pequena – se ainda rói, é escondido). Continuando, nem sei se a teoria evolucionista é acreditada majoritariamente no mundo científico, não estudo muito Biologia. Mas hoje eu repensei meus conceitos.
Talvez haja uma teoria involucionista... Com as matanças, com tanta corrupção e com atitudes que nos geram vergonha alheia quase que constantemente (é, vergonha de nós próprios temos pouco, confessemos),  eu começo a pensar que talvez exista mesmo certo fundamento na teoria de Darwin, e começo a criar (ou recriar – não sei se já pensaram isso) uma teoria inversa, como se a evolução alcançasse seu ápice e, depois, sofresse uma decadência contínua e, consequentemente, pudesse nascer uma teoria da involução: voltaríamos a ser como animais selvagens.
Hoje me abalei, tenho mais dúvidas ainda. Daqui uns dias este macaco terá um orkut. É a orkutização da floresta? Ou seria a teoria de Darwin dando um tapa (ou uma banana) na cara da sociedade?
Esse macaco teve uma atitude muito humana, principalmente porque a maioria da humanidade é meio prega... Mas seria esse sinal do macaco uma evolução ou involução?
Não sei.
(A Helen acredita que ele tirou a foto sem querer. Não levem o texto tão a sério... Se levarem a sério, não roubem minhas ideias ou eu me junto com o macaco e peço direitos autorais na Justiç... no Ibama?)

3 comentários:

  1. Às vezes eu penso que o elo perdido de Darwin pode ser o próprio macaco. Senão, como existiria macacos até hoje se continuasse a evolução? rsrs. Abraços, Helen. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Desde aquele filme "De volta ao planeta dos macacos" criei trauma desse bicho! Foi horrível na infância indo em zoos e tendo medo de macaco e não dos leões! Leão é bonzinho, lembra do Simba? Nas MSP tem o Macaco Loco que é vilão também...

    A verdade é que a inteligência dos macacos me aterroriza...

    ResponderExcluir
  3. então, acho q o homem é o fim do fim...
    ele não evoluiu
    por mais que seja racional, continua selvagem... o q é contraditório, mas é real.

    ResponderExcluir