domingo, 4 de setembro de 2011

Eu vou falhar-ar-ar, falhar com certeza

FailCon


"FailCon é um nome de um evento anual que tem lugar em Silicon Valley e que celebra, a partir de histórias contadas na primeira pessoa, os fracassos. É que no vale da inovação, o local privilegiado para tantas start-ups incubarem e se transformarem em grande sucessos empresariais, falhar não é uma possibilidade, mas uma obrigatoriedade".


Li uma reportagem em alguma revista por aí dizendo que os fracassados podem ser os melhores professores... Concordo também que palestras de pessoas bem-sucedidas podem não trazer tanta coisa útil para o dia a dia das pessoas.

Ainda nesta reportagem tinha uma frase daquelas que se enquadram como lições para a vida: “o fracasso é inevitável, enquanto o sucesso só acontece de vez em quando”, tendo algum nexo com o pensamento dos criadores da FailCon de que “falhar não é uma possibilidade, mas uma obrigatoriedade”. 

Já fui a algumas palestras para empreendedores, quase sempre o que se escuta por lá é: fiz assim e assado, faça assim e assado... blá blá blá e todos foram bem-sucedidos para sempre, $fim$”.

Cadê o espaço para os fracassados? Acho válido.

 Ninguém acha essas histórias que deram tudo certo um tanto enfadonhas?

Se o fracasso pode advir do pão nosso das escolhas de cada dia e as falhas estão sempre prestes a acontecer até nos empreendimentos mais bem-sucedidos, não seria mesmo importante aprender com as experiências de outras pessoas que se restabeleceram depois de cometer algum erro?

Ah! Para quem ficou interessado, a conferência dos fracassados está no terceiro ano em San Francisco, tem uma edição programada para Paris e contatos para trazer a ideia ao Chile, Brasil e Cingapura.

4 comentários:

  1. Post legal da Laila, e ainda me disse que estava ruim! Deixe de ser neurótica e continue escrevendo assim! =p

    ResponderExcluir
  2. Olha que bacana, hj mesmo li num livro que, segundo Antonio Ermirio de Moraes, "só vira empresário quem já perdeu a data de depósito em banco de uma folha de pgto, quem já andou de chapéu nas mãos pelos bancos, quem imaginou qu talvez uma concordata fosse necessária"... e para chegar nesse ponto, é preciso errar.

    Acho que errar leva ao aprendizado em qualquer área da vida, e o que diferencia mesmo as pessoas é a capacidade de mudar a estratégia, as atitudes, etc e tal...

    E desconfio demais de palestras de pessoas infalíveis, aprendi desde a época em q lia Turma da Mônica que td q se propaga por aí como sendo infalível tem alguma coisa errada por trás. iauahauahaau

    ResponderExcluir
  3. É aprender como não fazer para depois dar palestras aos outros de como não fazer...

    Nunca tinha pensado nisso.

    É uma boa para ganhar uma graninha heim! kkk

    Bjuuus


    End Fernandes

    ResponderExcluir