domingo, 11 de setembro de 2011

Vínculos, Laços e Relações

Amor e luto geram discussões sobre vínculos afetivos na atualidade

Conhecer e gostar vem fazendo parte da vida da gente desde o nascimento. Pais, avós, tios, (família em geral), amigos, professores, namorados etc. Esses vínculos afetivos são criados, mantidos e alimentados durante muito tempo, ou pouco tempo diante das decepções ou quaisquer outros motivos.
O amor por cada pessoa que entra na nossa vida tem densidades, razões e reações que às vezes nem nós mesmos sabemos dizer e explicar o porquê de "gostar de alguém logo de cara" ou de só depois de um tempo aquela pessoa despertar um carinho maior. Para cada pessoa que conhecemos, sentimos um "amor diferente", um "bem-estar diferente" e um "prazer diferente" de estar com aquela pessoa.  Esses laços de afinidade, esses vínculos que criamos com algumas pessoas, às vezes são tão fortes que, mesmo rompidos, podem voltar a acontecer (não que seja fácil lidar com isso). 
Esses rompimentos, quebras e separações causam, de certa forma, uma morte. E saber "manusear" essa sensação de perda e de fim é também variável de pessoa para pessoa. Uns parecem muito fortes, mas quando estão sozinhos se desesperam e se mostram verdadeiramente, mesmo que apenas para seus espelhos. Outros são realmente fortes e não deixam de sofrer, mas talvez tenham um maior autocontrole. Já há outros que se desesperam e sofrem às claras sem fazer questão de esconder que aquele fim foi realmente pesado para eles. 
Minhas perguntas são: como nascem e por que razão acabam certos sentimentos? Amor que acaba, por exemplo, pode ter sido amor de verdade? Um rompimento (que aqui considerei como morte) pode voltar com laços mais fortes? E os desgastes dessa relação? Se uma morte leva alguém muito importante de nós, o vínculo afetivo, o amor e tudo mais que se sentia pode acabar?
Poderia fazer muitas perguntas sobre isso. Sentimentos são pontos delicados e tanto sensíveis de se discutir ou tentar compreender, talvez seja melhor vivê-los, ou escapar deles para evitar os sofrimentos. Vai da escolha de cada um, mas a minha eu não conto. ;)

4 comentários:

  1. Por mais que viva, e as relações são construidas e destruidas não Haverá resposta certas , porque cada um tem a sua resposta dentro de si, e saberá quando e tempo de tudo e o porque dentro de ti.eu só te digo: ame com toda a sua força e deixe ser amado.

    ResponderExcluir
  2. Ah, uma morte não leva os sentimentos que merecem ficar. =]

    Já no caso de pessoas vivas e sentimentos machucados muita coisa que não merece ficar vai ficar, e aí.. como vc mesmo disse, o jeito de resolver isso vai da escolha de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Então, fico pensando a mesma coisa a respeito do amor... Se acabou, foi amor?
    Se um dia eu descobrir eu te conto! haha

    ResponderExcluir
  4. Eu digo que nessa vida já morri tantas vezes...

    Implacável e irmã do tempo, a morte leva gente, leva sentimento. Mas não carrega tudo. Vê que a gente lembra até do amor que se foi e daí perguntar por que morreu?

    Fica algo... fica sim...

    ResponderExcluir