terça-feira, 22 de novembro de 2011

Toda nudez será castigada (?)




Como diria um amigo meu, pândego de carteirinha e grande parodista nas horas vagas (ou seja, todas, que ele tá numa situação periclitante como a minha - e dizemos que nosso ócio nada criativo que beira a vagabundagem é nada mais nada menos do que "espaço livre para pensar sem culpa"), "O que é que vou fazer com essa tal pós-modernidade, se eu vivo o tempo todo vendo BBB?"... 
Piadinhas à parte, eu fico tentando assimilar os modos de protesto postos em prática na atualidade. Dos flashmobs às ocupações (que correm o risco de se tornar algo meio sem propósito, por conta da banalização - então neguinho e branquinho vão levar o violão pra tocar desde Bob Dylan e Legião Urbana e fazer cocô no matinho), mas nada me chama tanto a atenção quanto a essa coisa de todos saírem mostrando suas partes pudentas por aí, numa boa.
Não que eu seja moralista, muito pelo contrário, já fui à Tambaba (a praia de nudismo que fica na Paraíba), vi os naturistas lá, mostrando as vergonhas (como diria o Pero Vaz de Caminha na famosa Carta em que ele próprio ressalta que as vergonhas das índias eram "bonitas e depiladas", o que me fez pensar, à época em que li, que Portugal passava uma tremenda crise de falta de gillette) e eu com vergonha de mostrar as minhas. 
No caso da egípcia Aalia Magda Elmahdy, me chama a atenção o fato de ela e o namorado terem se despido e postado fotos no blog dela (conteúdo impróprio para menores) para reclamar da falta de liberdade que ainda permanece no Egito, mesmo com a revolta que derrubou o Mubarak, mas que deixou no poder uma Junta Militar. À melhor maneira dos verdadeiros questionadores, ela e o namorado criticam a visão teocrática da maioria da sociedade egípcia, o que fez com que os "revolucionários" a chamassem de vários epítetos nada lisonjeiros e tirassem o corpo fora. Quer dizer que sair se matando na praça pode, tirar a roupa é coisa de vagabunda e prostituída. Em um ato de apoio super legal - e que acho que só foi noticiado porque envolvia mulheres nuas - ativistas israelenses prestaram solidariedade à Aalia, algo que é considerado muito incomum, devido às rusgas entre árabes e israelenses. Digo é considerado incomum, mas é mais corriqueiro do que se imagina. Como eu disse, como tem mulher em jogo, a galera reporta numa boa.
No caso do artista americano, ficar nu, crê ele, é uma forma de demonstrar (jogando poker) a dinâmica da economia americana. ótimo protesto em meio à essa crise monstruosa. 
Só acho complicado de ficar nu por aí é imaginar meu bumbum assando no calor egípcio ou congelando no inverno dos EUA, sem contar que além de ser muito constrangedor, imagino ser complicado pra higiene, além de ficar exposto ao crivo do olhar de pessoas que vão tecer considerações acerca do meu pobre corpinho, coisa que não curto.
Mas, ainda assim, ficar nu, nesses casos, é mais autêntico e mais legal do que o "protesto" do aloprado que deu um golpe de jiu-jitsu na Monalisa Perrone, no link ao vivo do Jornal Hoje.  

3 comentários:

  1. Eita! No Goiás a gente só perde a roupa no poker quando já apostamos a tv da mãe, a mãe, aí partimos pra roupa do corpo, ate pq quem vai acreditar no blefe de um peladinho???

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei pensando nesse caso da egípcia nua por uns dias, nos invasores da USP...
    Pode existir uma falta de liberdade, etc e tal.

    Lembro que fiquei indignada com a Parada Gay desse ano, com os cartazes de modelos sarados vestidos de santos, numa suposta campanha contra a AIDS e em favor do uso da camisinha.

    Achei sem propósito, desrespeitoso, hostil. Logicamente, não foi uma "campanha" para mobilizar, refletir. Foi uma campanha para chocar.

    A egípcia em questão, na minha opinião, fez o mesmo. Querendo ou não.

    Da mesma forma que eu não me senti representada pelos "gênios" das ONGs GLBT do Brasil àquela época, não me sentiria representada enquanto ativista pela liberdade no Egito por essa garota.

    Não acho que toda forma de protesto é válida, nem que todo protesto ajuda. Especialmente se tratando de protestos extremados, como o da egípcia peladona, é importante medir as consequências antes.

    ResponderExcluir
  3. é pq ficar nu deve ajudar muito, a pegar um resfriado pelo menos!

    sei que fizeram pra chamar a atenção e conseguiram: parabéns!
    o problema é justamente ISSO dar mais ibope do que a guerra em si.

    ai me poupe mundo!

    ResponderExcluir