sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Eu e os revolucionários

Carlos 'Chacal' é condenado à segunda prisão perpétua na França
Minimanual do Guerrilheiro Urbano

Ilich Ramirez Sanchez, na minha opinião, é um terrorista. Assim como Carlos Marighella.

Admito que tenho problemas com comunistas. Não entendo a lógica comunista, a revolução deles. O capitalismo está longe de ser a solução para todos os problemas do mundo, mas aliado à democracia ele é fluido, se adapta. Sua flexibilidade tem permitido a continuidade da vida dos cidadãos, ao menos para a maioria, e ao menos por enquanto.

Do outro lado, no mundo socialista, vemos países como a "República Democrática da Popular da Coréia" (hein?), a Venezuela de Chacal e Chavez, e lógico, nossa querida "Republica Popular da China", cada um à sua maneira provocando um lento estrangulamento daqueles para os quais deveriam governar.

Além disso, tem os revolucionários. Tipo o Chacal mesmo, esse auto-denominado "mártir vivo". Eles querem libertar todo o mundo da opressão capitalista. Acredito que quem sequestra onze ministros de países diferentes não quer revolucionar. Quer holofote, polêmica, sangue gratuito. Da mesma forma, acredito que explodir bancos londrinos ou farmácias parisienses não é uma forma inteligente de converter europeus à sua ideologia.  É como precisar de um motivo qualquer para barbarizar, e fazer da revolução pretexto. Libertar a França, um dos poucos países que é praticamente "livre por vocação" (a exemplo da greve geral contra a reforma previdenciária ano passado), pra mim é prova disso. Se os franceses quisessem o socialismo, eles mesmos iriam às ruas pedir por isso.

Não acredito nas palavras inflamadas que vi um garoto gritar durante a primeira Marcha Contra a Corrupção em Brasília: "não existe revolução sem sangue". Com calças e uma boina verde oliva, camiseta do Che e barba de Fidel Castro, ele dizia isso entre uma e outra fala "contra o sistema". 

O sangue que eu vejo nas bandeiras comunistas é um pouco diferente daquele que eles dizem estar lá. Há quem diga que a Rússia provocou Chernobyl como forma de estudar as consequências de um ataque nucelar, mas sequer precisamos de teorias conspiratórias para questionar o quão "popular" são e foram os denominados comunistas, da extinta URSS à China.

Enquanto Chacal acredita e declara em seu julgamento que "morrer na prisão é papel de um revolucionário", eu acredito que se a maioria dos revolucionários morrem na prisão é porque há algo de errado nos meios ou na própria causa da revolução.

4 comentários:

  1. Adorei sua sinceridade nesse texto.

    Num mundo onde se faz tantas "medias sociais" aprovei sua aula de verdade.

    ResponderExcluir
  2. "morrer na prisão é papel de um revolucionário"

    Eu ainda acho que é papel de baderneiro, ladrão...

    ResponderExcluir
  3. O capitalismo, na atual situação em que se encontra, é completamente antidemocrático. Até os governos mais socialistas se renderam ao capital. Inclusive a suposta guerrilheira das Farc e rebelde comunista, nossa presidenta, tenta nos impor Belo Monte. Em vez do monopólio estatal que perpretaram os sistemas socialistas, sofremos com o monopólio do dinheiro, cujo contraste com a democracia é sutil e socialmente aceito, pois afeta com mais força os que não tem relevo: os pobres. De fato, precisamos de uma revolução, mas essa crença de sangue é mais um dos fanatismos que encontramos por aí. Entre o socialismo e o capitalismo, precisamos de uma terceira alternativa.

    ResponderExcluir
  4. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    LANA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir