segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Questão de prioridade

Manchete de "Ontem": MEC quer tablets nas escolas, mas programa anterior que entregou laptops chegou a menos de 2% dos alunos
Laptops ficam guardados sem uso em escola de Brasília por falta de infraestrutura


A notícia não é necessariamente de ontem, mas vale ser discutida. Em um país no qual muitas escolas lidam com depredação, falta de livros, bibliotecas, professores com salários miseráveis e carga horária sufocante, surge a ideia de dar tablets para os alunos. Tão eficiente quanto o tal programa Um Computador por Aluno, também desenvolvido pelo governo.

Quando vejo esse tipo de notícia lembro de mim e da escola na qual estudava. Tinha uma biblioteca, mas no horário de aula não havia tempo para visitá-la e não podia levar os livros pra casa, era só para enfeite. O mesmo acontecia com o laboratório de informática que vivia trancado com correntes e cadeados, nunca entrei lá, aliás. Sei que essa situação também acontecia  na escola do meu irmão e acredito não ser muito diferente em várias partes do país.

Não sou contra utilizar a tecnologia para aprimorar o aprendizado, mas nesse caso é questão de prioridade. Há muito mais a ser feito, as escolas precisam de dinheiro para resolver outros problemas bem mais sérios do que doar tablets ou netbooks aos alunos. Está tudo errado.  

5 comentários:

  1. Quando lembro que no meu tempo não tinha essas frescuras... e que isso em nada me impediu de alcançar a tecnologia...
    É mermo, visse? Tudo questão de prioridade. tsc!

    ResponderExcluir
  2. E onde fica o tal do "um passo de cada vez"?

    Até hoje as escolas por aqui não possuem uma biblioteca que preste, nem a biblioteca municipal presta...

    Está tudo errado!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Anda tudo uma merda.E, sinceramente, ainda não achei uma possível solução para as coisas começarem a melhorar no Brasil. Não é que eu vejo só a lado ruim, é que ele tende a ser mais presente que o lado bom.

    Está tudo errado [3]!

    ResponderExcluir
  5. Na realidade primeiro tinha que se preocupar em alfabetizar, né? Tem gente no segundo ano do ensino médio sem aprender a ler.

    A falta de prioridade é fogo =/

    ResponderExcluir