domingo, 25 de março de 2012

O que está além das montanhas

A felicidade dos ridículos


Sabe, a galera viaja demais. Sempre desconfiei que alguém sabota o cafezinho do Congresso  desde sempre, esses políticos vivem tonto, mas também desconfio que não seja só culpa do coitado do cafezinho, um ridículo desse certamente vem carregado de muitas outras coisas piores do que qualquer café batizado.

Um índice chamado Felicidade Interna Bruta? Pra quem ainda não ouviu falar desse caso, dizem que o movimento (+ Feliz) almeja que através de uma Emenda Constitucional, acrescente-se a palavra “felicidade” no texto do artigo 6º da Constituição Federal.

O texto atual é o seguinte:

DOS DIREITOS SOCIAIS.
Art. 6º da Constituição Federal do Brasil.
São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Com a pretendida Emenda o texto ficaria:

“Art. 6º. São direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

Lembro nos primeiros dias na faculdade de Direito, de alguém me dizer que a Constituição Federal merecia muito mais respeito do que a Bíblia, fiquei muito tentada a rir, mas não meto minhas descrenças nas crenças alheias, mas essa pessoa não terminou o curso, não deve ter sido atoa.

Acho que não existe dúvida de que o que está escrito neste artigo mencionado ou em qualquer outro artigo da Constituição DEVERIA ser obedecido pelo Estado e que de nada adianta ter uma Constituição linda, elogiada em alguns pontos como “avançada” como a nossa, que não passa de um conto de fadas cheio de meras expectativas de direito.

O irônico é que o coitado do Estado que não consegue garantir nem nosso tão sonhado direito a segurança ou assegurar nosso maior bem que é a vida, vai nos garantir contentamento, ventura, sucesso?

Essa mania danada de não conseguir nem o principal e querer o impossível!

Aproveitando que estamos falando de ideias ridículas, tive um pensamento que se classifica como tal também, imaginei o Estado cantando desesperadamente agora:
"Insensível!
Insensível você diz
Impossível!
Fazer você(s) feliz(es)"
(Titãs-Insensível)

3 comentários:

  1. O Brasil, em teoria, é um país de Alice nas Maravilhas. Na prática.........

    ResponderExcluir
  2. Se o "estado" cantasse, ia rolar um funk mandando a gt se f****. Mas boto fé que isso ae de incluir felicidade no texto tem a ver com editoras de livro de auto ajuda, que vãon querer uma bolsa auto ajuda pra garantir a felicidade da população ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto da constituição brasileira.
    É como nosso hino nacional, cheia das boas idéias, mas distante do praticável, exceto pelo gigante deitado eternamente...

    Não sou paga pau do "american way of life", mas eles tem a constituição mais eficiente do mundo... com sete artigos e menos de 30 emendas, eles sobreviveram relativamente bem democratizados por mais de duzentos anos.

    Já nós, com seis constituições em pouco mais de 100 anos, com tantas cláusulas pétreas e redações pomposas, precisamos de 70 mil denúncias pra colocar dois racistas na cadeia, e temos dificuldades em manter mesmo piadas infames longe da televisão e público em geral.

    Triste, triste...

    ResponderExcluir