sexta-feira, 23 de março de 2012

Você e seu uniforme inteligente.

Já tem um tempo que falar de educação no Brasil me cansa. Assim, como falar de copa do mundo, saúde, igualdade, política. Tudo? Não, não sejamos pessimistas. Até porque os debates são demasiadamente importantes. Crescemos com eles, né verdade?
Mas a realidade da educação é dura, companheiros. E me sinto a vontade para falar desse assunto, visto que sou estudante de licenciatura e o que eu mais escuto e vejo são absurdos.
Agora tem mais esse absurdo escancarado: estudantes usam uniformes inteligentes. Sério, tenho tanta preguiça de ler coisas do tipo.
O Governo manda computador, mas não manda técnico para ajudar com a instalação ou alguém que fique por conta de auxiliar os alunos. A escola tem laboratório, mas fecha as portas do mesmo e os alunos não tem oportunidade de ter uma aula diferente. Os alunos usam uniforme inteligente, porque é mais importante eles estarem na escola, de qualquer forma, que estarem por vontade própria e apreenderem os saberes.
Enquanto estamos preocupados em manter os alunos nas escolas, a coréia do sul ensina aos alunos que estudar é importante e, de tal modo, os alunos não se sentem obrigados e frequentam às escolas. Para quem não sabe, no dia da principal prova – que parece um enem – o governo sul coreano fecha todos os aeroportos para não atrapalharem os alunos a se concentrar, os comércios abrem mais tarde para que não exista trânsito e os alunos mais novos ficam nas portas dos locais de prova para incetivar os mais velhos. Claro, não vou tirar com a cara de ninguém. São realidades diferentes. Mas se não comerçamos a ensinar as pequenas crianças a importância do estudo, o sistema continuará investindo em bobagens e não em utilidades.
Acho que já passou de hora de sermos. Porque, até agora, eu só vi a reprodução de. Não a construção para e com. E eu só me pergunto: Para onde estamos indo? E espero que não seja para o mundo do aquecimento global profetizado pela mídia. Porque se nós não sabemos nem se vai chover, como é que vamos prever o aquecimento de mundo para os próximos anos? Vamos lá, ajudem-me. Eu não quero perder a pouca fé que eu tenho.

Um comentário:

  1. Oi Laila, obrigada pela visita.
    E perdoa eu não vir sempre aqui comentar.. mais ler eu leio TODOS os posts ;)
    Que bom que gostou da casinha.
    Um beijo

    ResponderExcluir