quinta-feira, 26 de abril de 2012

MULHERES DE VÉU


Hoje o post é da Karina, autora convidada que vai escrever para o Manchete de vez em quando. Mas não esperem, acessem o blog Coca-Cola Quente e leiam mais textos dela!


Você acha que é livre de pré-conceitos? Claro que é, todos são, não é mesmo? Então tá: você está em um restaurante por quilo onde o negócio é engolir a comida, e tem um lugar vazio à sua mesa. Daí pede para se sentar uma mulher com véu, daqueles usados pelas muçulmanas. Seja honestíssimo: não passa pela sua cabeça, nem um segundinho que seja, um certo... desconforto?

Tendemos a olhar ressabiados para o(s) diferente(s). Se eu sou “normal” e sou “certo”, o que é diferente de mim é então anormal e errado. Lógica burra, mas operante. Triste.

Se, pelo motivo que for, a pessoa resolve usar algo que a distingue dos “normais”, é um direito dela. Não ofendendo os outros, qual o problema? Não vemos bundas e peitos escancarados nas TVs? Porque nos incomodamos tanto com um simples véu? Pela conotação que ele carrega? Você se baseou em que para tirar suas conclusões? Na revista semanal que lê e no programa do domingo à noite?

Agora, se você se sente ofendido pelo véu alheio, sugiro terapia para começar a conversa. Estereótipos são limitados e limitantes, quase como julgar um livro pela capa. Não generalizar já é um bom começo. E que os bons, que são maioria, não paguem pelos erros da minoria existente. Em qualquer grupo, até o dos... “normais”.

3 comentários:

  1. Ah, nesse caso, eu acho o máximo.
    Me lembro de certa vez ir à um edifício da USF no Brás, onde também funciona uma escola durante o dia, numa área onde existe uma comunidade islâmica.

    Haviam várias senhoras usando véus buscando suas filhas na escola. Eu fiquei feliz em observar a cena.

    Existe também o preconceito de que todo islâmico é machista, etc e tal. Sei de casos realmente, que não deixam a mulher sair desacompanhada (ainda de véu), ou mesmo dirigir.

    E lá estavam elas, dirigindo seus suvs, buscando crianças na escola, conversando com outras mães de diferentes culturas, etc e tal.

    ResponderExcluir
  2. Um texto maravilhoso. Estou de volta ao Meu Aconchego, te espero por lá. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  3. Não sei se é por causa do parentesco dom a Lana, pq temos um tio árabe e muçulmano totalmente fora do esterótipo padrão, ou se é pq acharia lindo de qq forma... mas adoro encontrar por aí mulheres de véu.

    Dificilmente você encontra uma que não tenha os olhos lindíssimos e marcantes, ou um rosto encantador...

    Mas tenho outros preconceitos... Já não consigo ver blz em uma mulher com chapéu de cowgirl, ou um homem de cinto de bandeija. kkkk

    ResponderExcluir