segunda-feira, 21 de maio de 2012

O abuso infantil em pauta

Manchete de ontem: Xuxa revela ter sofrido abusos sexuais até os 13 anos de idade

Eu não me canso de ver o quanto as pessoas podem ser cruéis, essa coisa de "ligar o botão do foda-se" tem ido longe demais. Eu não quero entrar no mérito se foi sensacionalismo ou não, se eram necessários 25 minutos para a entrevista dela ou não, mas as pessoas terem um pouco de empatia e respeito é muito bem-vindo.


O fato é que uma mulher disse ter sido abusada quando criança e queria alertar sobre isso. Eu acho que o abuso infantil ser pauta em um programa do alcance do Fantástico é algo válido. Muitas pessoas se preocuparam mais em culpar a mulher pelo tal estupro, e isso também acontece todos os dias assim como acontece todos os dias crianças serem abusadas por pais, mães, irmãos, tios, vizinhos... a lista é grande.

Eu tenho ABSOLUTA certeza (por mais que a gramática diga que isso "certeza" dispensa adjetivo) que muitas pessoas se viram ali naquele relato, tenho certeza que muitas pessoas olharam para ela e pensaram: eu sei do que você está falando. Para essas pessoas que sofreram abuso, não houve questionamento do porquê de ela só ter dito agora, se era verdade ou não, se era para ter ibope ou não. Essas pessoas sabem o que é ter medo e se sentir culpada por algo que não é culpa delas.

Vi muitas pessoas dando suas lamentáveis opiniões, sobretudo no facebook. Muitas perguntava se ela tinha falado sobre o filme pornô, outros falavam que ela era sapatão, outros que ela estava rica então que importava. E eu não canso de pensar: o que tudo isso tem a ver com ela ter sofrido abuso quando criança? Ou esses seres brilhantes comentadores de redes sociais acham que uma pessoa pode passar ilesa psicologicamente de um abuso e que isso não influencia suas decisões no futuro?

O caso dela - apesar de - trouxe o assunto do abuso infantil em pauta novamente, e isso é excelente.

5 comentários:

  1. Ótima análise. A galera vai às profundezas da ignorância pra não apoiar a Xuxa. Estão todos com os olhos fechados à gravidade do problema. Deprimente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, acho que o foco é o problema e não ela, sobretudo ela 'celebridade'.

      =*

      Excluir
  2. Sabe o que mais impressiona? Essa capacidade que as pessoas têm de desviar o foco de certas discussões. Puta que pariu!

    Tua observação foi brilhante, Dai.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom falando sobre o assunto e um pouco mais http://www.cartacapital.com.br/sociedade/sobre-meninos-e-lobos/

    ResponderExcluir