sábado, 20 de outubro de 2012

Beleza que se põe à mesa

Manchete de Ontem: Usuário de drogas, ex-modelo vai parar nas ruas em Curitiba
  


Eu já tinha escrito um post inteiro aqui falando sobre o Facebook estar substituindo o sexo na vida das pessoas. Mas esse vai ficar pra daqui a duas semanas porque eu vou TER que falar do mendigo de Curitiba.

Não por o cara ser supostamente bonito, ou por ser chato, ou por ser viciado, mas por causa da comoção das pessoas em torno disso.

Gente, por favor, não me entendam mal. Não acho errado as pessoas se impressionarem com a situação do rapaz e ficarem chocadas. A parte ridícula da história é que a preocupação e comoção toda se dá apenas por o cara ser bonito. SÓ POR ISSO.

Vem cá, quantos usuários de crack há nas ruas de SP? Ou de Curitiba, ou do RJ? Enfim, é muita gente, não? E alguém posta foto dessas pessoas no facebook? Diz “AH, ESSE EU LEVO PRA CASA”; “OH MENDIGO GATO” e coisas do tipo? Não né?

Pois é. A tristeza é que pra grande parte da população essas pessoas são invisíveis. É como se elas não existissem, como se não estivessem lá. Só aqui na região do MASP tem dezenas de mendigos “fixos”, que estão sempre por aqui e ninguém olha por eles, sejam ou não usuários de drogas. Não há comoção, é uma coisa comum.

Como uma pessoa vivendo paralela à sociedade, ignorada pelo poder público pode ser comum? Que realidade é essa em que um cara merece ser curado só porque ele é bonito? E todos os outros, que não são bonitos, não merecem ser reintegrados à sociedade?

Sinceramente, é decepcionante observar o nível de superficialidade a que chega o ser humano. Uma vida merece ser salva simplesmente porque a pessoa é esteticamente aceitável.

Parece que nem todo mundo sabe (¬¬) mas essas pessoas NÃO TÊM O QUE COMER. Elas não têm um teto sobre suas cabeças na hora da chuva, elas não têm um chuveiro quente para tomar seu banho diariamente, não têm uma TV para assistir ao final de Avenida Brasil e muito menos um iPad para jogar Angry Birds. E, não, a maioria delas também não tem aquilo que é mais valorizado na sociedade hoje: a beleza estética. 

E agora todo mundo se choca. Agora todo mundo se impressiona com o que o crack pode fazer. Sério, sociedade? Ninguém tinha mesmo consciência do tamanho do problema? É isso mesmo? Tá escancarado na nossa frente, para todo mundo ver: o crack vicia, zumbifica e mata. As pessoas dificilmente conseguem se salvar ao entrar para esse mundo. E não, amiguinho, não é só gente pobre e feia que cai nesse mundo. Gente bonita, saudável e de boa família, vejam que coisa, também se envolve com drogas. 

Não é só quem nasce na favela que usa crack, sabem? É um problema universal, que atinge qualquer um que, consciente ou inconscientemente se deixe envolver.

Não é errado querer salvar o mendigo de Curitiba. Essa é, afinal, a atitude correta. Mas, mais correto ainda seria tentar salvar TODAS essas pessoas, não apenas as que tem potencial para serem capas de revistas. 




2 comentários:

  1. Rápida demostração do que sentem as pessoas. O ideal do "Belo" ativando os mais perversos sentimentos contra os não-belos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto! Concordo plenamente!

    ResponderExcluir