quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os Índios, o Ronaldo, a Avenida Brasil e a Internet.


Manchete de Ontem:

Do descaso do governo com os índios e com a educação, ao descaso do meu vizinho com o cachorro dele que está quase perdendo a pata. Do repudio do facebook ao quadro do fantástico, ao amor do facebook pela avenida Brasil... Tudo me desanima... Com um destaque especial para os comentários dos navegadores dos mares tortuosos da internet.

Ah, a internet... Aquela que pode ampliar os nossos horizontes e nos deixar tontos diante de tanta informação... Mas que continua sendo usada da mesma forma que a TV, pela maioria dos seus usuários.

Hoje, pelo menos hoje, eu não consigo acreditar que as pessoas não pensam criticamente por culpa da mídia e de sua formação. Eu acredito que as pessoas acordam e decidem: hoje vou ser um idiota. E assim vivem seu dia.

Porque só um cara muito tosco pra comentar que “Os Índios não deviam ter invadido essa terra produtiva”, ao ler uma notícia que espanta qualquer pessoa de bom senso. Afinal, quem invadiu primeiro? Cadê as terras dessa tribo? Não, o cara pálida não pode pensar nisso. Na cabeça dele os Índios são alienígenas, que desceram ali agora... Ou brotaram, né? O fazendeiro veio antes do Índio. O Índio é tipo praga da soja e talz... Aparece de repente, e surpreende o fazendeiro bonzinho. Afinal, aqui no Brasil não existe isso de expansão desenfreada das fronteiras agrícolas, então é impossível que matem índios por terra no Mato Grosso do Sul. Aliás, matar por terras... No Brasil? Isso nunca aconteceu antes. ¬¬

E o Ronaldo lá, gordinho e na vida boa, segundo os sábios do facebook, os mesmos que volta e meia acusam os índios da mesma gordura abdominal. Aliás, quando foi que criminalizaram o porte de barriga?

Enfim, eu não tenho nada a favor do Ronaldo, mas fico muito cansada da obsessão da população brasileira por ele. De qualquer forma, ele recebeu uma proposta interessante. A maioria de nós pagaria uns bons trocados pra emagrecer... Imagine receber por isso? O engraçado é que ninguém questiona quanto custou a novela Avenida Brasil, por exemplo. A TV deveria agir de maneira correta só quando meu cotovelo dói por um milionário receber pra emagrecer, quando eu, brasileira gordinha e sem grana, preciso pagar para isso, né? Ou então... A TV deveria me mostrar só coisa agradável aos olhos, tipo Avenida Brasil, que tinha aquela galera toda que só fazia o bem e doava pro Unicef.

Eu poderia morrer sem saber que o Ronaldo vai emagrecer via Globo... Mas a galera dá o ibope.. Aliás é o que atrai patrocinadores, aqueles que  pagam a grana que o Ronaldo vai receber. Essa mesma galera da indignação com o Fantástico, compartilha o “Como passou no Fantástico domingo...”, e ninguém acompanha os programas que falam das criancinhas famintas da África. Então falta alguma coerência nesse pacote... Mas claro, se aparecer uma imagem de uma criancinha faminta com uma frase de "bota a mão na consciência", essa galera vai lá e coloca o cursor no compartilha.

Estranhamente, essa galera também é a mesma que crítica a onda do politicamente correto. Se não me engano, o ideal de vida é que nós estejamos magros e esbeltos, em frente a TV, assistindo Avenida Brasil, enquanto entes mitológicos tomam a grana da globo, alimentam os pobres e de quebra exterminam os índios. Aí sim, né? Teríamos nosso tão sonhado final feliz.

Eu, por enquanto, estou guardando minha indignação pro meu vizinho. Que é o que posso fazer... O cachorrinho eu posso ajudar... e antes que me acusem, saibam que ajudo humanos sempre que posso.  Mas sugiro que quem se preocupa com causas sociais, procure instituições para doar uma graninha todo mês. Tudo bem que você tem que pagar academia, prestação do carro, crédito de celular, e afins... Mas olha, é bem mais eficiente pra aliviar a consciência do que fazer campanha no facebook contra a globo. Não sou contra campanhas no facebook, sou contra campanhas hipócritas no facebook, Não adianta você condenar na rede social uma coisa que você alimenta no dia a dia, quando liga sua tv.


3 comentários:

  1. É exatamente o que eu penso! Tá demais teu texto, parabéns companheira.

    ResponderExcluir
  2. O mais alarmante é que as pessoas se convencem que estão agindo muito certo e, depois de um tempo, vivem tão naturalmente essa mentira que fica difícil algo ou alguém tirá-las dessa farsa auto-imposta. Agora entendo quando Renato dizia "Tenho quase certeza que eu não sou daqui", é sentir-se estrangeiro debaixo do próprio teto.

    ResponderExcluir
  3. Eu era uma pessoa que vivia muito bem, feliz e com saúde sem assistir Avenida Brasil. Nada contra a novela em si, mas eu acho que eu deveria ter a escolha de acompanhar ou não, sem pessoas gritando OI OI OI no meu ouvido, sem saber de cada cena pelas redes sociais. Até aí, ainda estaria tudo bem, afinal era só ignorar os comentários ou parar de seguir a pessoa, mas tudo muda a partir do momento em que sou julgada por isso.

    Hoje, eu sou só uma pessoa indignada, que foi chamada de "sem cultura" por não assistir a porcaria da novela. Devo ter perdido alguma coisa importante, não é possível!

    ResponderExcluir