sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Feminismo?




Femen Brazil não tem propostas feministas, acusa ex-número 2 do grupo

O funk é feminista

Venho falar hoje de feminismo e o modismo, funk e grupo"feminista" Femmen, pois bem, a porra vai ficar séria. Eu já tô de saco cheio dessas modinha de feminismo hipócrita,  feministas de verdade foram as mulheres da antiga geração que conquistaram direitos e essa nova? Um lixo que quer aparecer pelada na mídia, com preconceitos e causas nada entrosadas na realidade social, essa é a minha opinião, é eu sei, eu tô falando palavrão e minha maneira de escrita não é formal, traumas monográficos, desculpem.

Primeiro foi a onda da Marcha da vadia, por causa de um comentário de um policial que mora lá nos quintos dos inf... no Canadá, aí virou aquela onda de protesto no mundo contra a questão do vestuário e as causas de estrupo, então queridas isso nós já sabemos, nenhum julgamento e nenhum juiz em sã consciência irá dar um atenuante de pena pro cara que estuprou uma garota porque ela tava semi-nua na rua,dentro do próprio direito temos algo que diz respeito quanto a facilitação do crime, é tipo, você deixa seu carro aberto com o som a mostra numa avenida movimentada e com altos índices de crime e não quer correr risco de ser assaltado? Anrram, tá bom... Ah, mas devíamos ter segurança. Ok... Modelo social perfeito idealizado versus realidade, você sai de sua casa semi-nua, bebe todas e irá voltar sozinha, querida há chance de você ser estrupada, como também assaltada, e talvez coisa pior, você acabou de aumentar a chance disso acontecer em mil porcento. Ah, mas não podemos deixar de usar nossa mini-saia porque os homens não são capazes de controlar seus instintos sexuais e isso é machismo, tá ok, acredite nas ideias feministas idealista o quanto você quiser, mas tenha consciência da realidade social. Ah, então vamos protestar semi-nuas contra isso, legal, os machistas vão adorar ver você com suas peitcholas de fora balançando na tv, só provando que você ainda acredita que seu corpo é mais valioso que suas idéias e o tiro saiu pela culatra. Agora vamos falar sério, os altos índices de estupro em muito pouco estão associados a vestimentas, na verdade a cruel realidade, a maioria é cometido no ambiente familiar, contra garotinhas muito novas ou pobres, ou maridos contra suas mulheres pelo verdadeiro motivo machista de acreditar que a mesma tem deveres sexuais para com ele, estupradores em seu perfil psicológico tem transtornos psicológicos que suas pequenas roupas não tem muito haver, tem a questão do prazer com a violação de uma mulher e nem sempre mulher viu, desde que o ato seja forçado e o alvo vulnerável, e quanto ele tiver afim ele irá atrás de tipos fácies mais indefesos, garotas muitos jovens, em alguma areá mais pobre da cidade, ou nos âmbitos familiares independente da condição financeira.

Acho muito hipócrita e ridículo o fato de um gringa canadense provavelmente de boas condições financeiras ter ficado de "irritadinha" porque um policial imbecil fez um comentário infeliz, ter mais repercussão no mundo que as mulheres da Africa e Oriente que são violentas e MORTAS a todo momento entre as guerras milicianas internas, cara assisti documentário e filmes também que os soldados quando atacam alguma vila  e ganham estrupam e até matam as mulheres da vila que foi vencida, e porque isso não ter "comoção mundial"? Por que hein? São pobres? Negras? Gringas? Poupe-me suas ridículas vadias desinformadas quanto a realidade das mulheres pelo mundo, enfiem suas passeatas no seu cu junto com suas mini-saias de grife, que a verdade, a triste verdade é que o que precisa realmente de passeata pelo mundo ninguém liga.

Femmen então conte-me mais como é lutar por igualdade entre os sexos, mas vocês escolhem as garotas que podem participar do seu grupo baseada em beleza, mas ora como lutar por igualdade sendo preconceituosas com seu próprio gênero? Queridas, se vocês querem "aparecer" na mídia "bonitinhas" vão participar de concursos de beleza, vão concorrer em agencias de modelos, mas não deturpem a causa feminina sendo tão ridículas e hipócritas, e o pior de tudo machistas como vocês são. Olha, nem vou me demorar em criticar esse grupo porque a atitudes delas já são totalmente questionáveis contra o verdadeiro feminismo histórico pregado por nossas antepassadas e vocês estão longe de ter uma causa que realmente mereça algum protesto, suas podres.

Agora a parte complicada desta matéria que diz que as funkeiras são feministas, feministas também não né, mas eu diria mulheres livres sexualmente e que estão fazendo revolução da forma errada mas estão, eu não estou dizendo essas funkeira aí de playboy não, estou dizendo as funkeira reais, mulher que mora na favela mano, sem silicone e porra nenhuma, mulher natural de tudo quanto é jeito! Ok... Uma mulher rebolando dizendo que hoje ELA NÃO VAI DAR ELA VAI DISTRIBUIR, essa música me mata de rir, mas é ser machista? Por que? Regras morais machista? Ou regras culturais? Mulher deve ser recatada, mulher não pode ter atitudes instintivas quanto a sexo? Dá quando ela quiser, pra quem ela quiser, com quantos ela quiser... Tem gente que vai ficar horrorizada com o que vou falar agora, acho uma funkeira mais real porque não assume uma "causa" feminista, apenas está dizendo que é livre pra fazer sexo a vontade e se assume safada, melhor que uma femmen ou uma vadia feminista hipócrita,  e só reforçando a falsidade da afirmação da marcha da vadia, era pra toda funkeira de mini-saia e sem calcinha descendo o morro pro baile ser estrupada se roupa realmente causar estupro, né garotas da marcha da vadia? A questão da sexualidade feminina ainda é algo que precisa de revoluções,  homem que transa com 5 numa noite é garanhão,  mulher é puta... Por que? As musicas funk de hoje é um antro de perversão, eu mesma detesto esse lixo, mas convenhamos que não são hipócritas, se assumem pervertidas gostem ou não os moralistas, elas são revolucionarias, correto? Bom, no campo da moral não é, mas levando pro campo social é uma grande revolução nos valores sexuais femininos, mulher gosta de sexo como homem, ela pode transar livremente com ela quiser sem levar o termo "puta", mas com as funkeiras o tiro também saiu pela culatra, ao se afirmarem cachorras, potrancas... Apesar da liberalidade sexual está sendo excessiva e denegrindo a sua própria imagem, mas não é hipócrita, são pervertidamente sinceras com seu apetite sexual.

"Quando cantam suas letras consideradas obscenas, estão reivindicando mais do que prazer na cama e denunciando as opressões  às quais foram historicamente submetidas. De quebra, rompem com os padrões de beleza: nenhuma delas é loura ou magra, e nem por isso deixam de exibir o corpo, dançar ou se apresentar como mulheres desejáveis. Sem nenhum respaldo teórico – e, diga-se de passagem, já sem precisar da teoria, na medida em que a prática da igualdade entre os sexos tem se espalhado na sociedade  de forma saudável e natural –, as meninas do funk sabem na pele o que é preconceito: são pobres, negras e faveladas. O que não falta, portanto, é estigma." parte do noticia que adicionei neste post.

Diga-me porque um garota do femmen ou da marcha das vadias semi-nua é mais digna  do que um funkeira semi-nua rebolando num baile funk? Afinal todas tão semi-nuas fazendo a alegria dos machistas, mas a diferença é a causa, as funkeiras não tem uma causa, tão revolucionando as questões sexuais ao assumir que gostam de sexo como os homens, os gêneros ao pé de igualdade, elas vão pro baile pra pegar geral, tanto mulher ou homem estão ao pé de igualdade, estão ali pra fazer o que gostam, sexo, isso é natural, claro entre quatro paredes, não publicamente como acontece nos bailes funk, mas eu não estou aqui pra argumentar moralidade e ética, estou comentando fatos sociais, ok.

Deixando bem claro que não tenho empatia com as funkeiras, só tô dizendo que elas não são hipócritas, enquanto essas feministas modinhas são, todas denigrem a imagem feminina, na verdade nem feministas modinha, nem funkeiras, têm haver com questões femininas de base realmente social e ideias verdadeiramente engajadas na luta feminina.

Nós já tivemos muitas vitorias, votamos, temos cargos profissionais igualitários, ocupamos mais da metade das vagas universitárias, temos legislações cada dia mais voltadas a proteção de nossos direitos, agora a questão cultural ainda precisa realmente de transformações,  o machismo ainda reside na sociedade, nos lares, na criação das crianças, hoje não se tornou mais uma questão de luta por direitos, mas um questão de luta por transformação de valores culturais e acredito que esses grupos femininos estão indo pelo lado errado, as mulheres precisam se libertar do machismo cultural mas não é semi-nua na mídia, é fazendo transformações reais com suas próprias atitudes, na criação dos seus filhos, talvez ao ligar a tv no fim de semana, ver uma mulher vestida adequadamente ou grupos de mulheres falando de sua lutas ao invés de bundas abertas rebolando (funkeiras) ou vagabundas semi nuas com bandeiras feministas protestando contra algo nada a ver, seria um bom começo.


Deixem sua opinião, isto é muito polemico, eu gostaria de saber qual a posição que as feministas de hoje deveriam ter?

26 comentários:

  1. Na minha humilde visão errado é ser feminista ou machista. Entendo que deveríamos ser humanos. Cada um sabe onde o calo aperta, desde que não se pise no pé alheio......mas, essa é uma questão realmente polêmica.

    Prefiro acreditar que o mundo não tem mais jeito, pois pior que esta, em termos de hipocrisia, ainda pode ficar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feminismo não é sexismo e portanto não é o contrário de machismo; é uma ideologia de igualdade e não de inferioridade de certo gênero.

      Excluir
    2. Renato, isso mesmo querido você foi no ponto da questão, a questão do preconceito e talz, feliz será o dia que não haverá necessidade de cotas para negros, de cotas para estudantes de colegios publico e nem preconceito sexista, somos todos seres humanos, carbono em moldes diferentes.

      Excluir
  2. Fiquei com vergonha de ler uma mulher falando que a culpa é das mulheres que escolhem o que querem vestir e comparar o corpo com carro.

    Eu não sou feminista, não sou machista ou sexista ou whatever, mas eu acho que se NINGUÉM deveria ter que pensar "se eu usar isso, será que vou ser estrupada?" antes de por uma roupa pra sair. Só porque alguém quer mostrar ser sexual ou usa o que gosta, não quer dizer que é um convite a ser assaltada ou estrupada, e é isso que eu acho que todos deveriam tirar da cabeça, esse tipo de pensamento que pode causar crimes.

    Não, a maioria dos violamentos não acontecem com garotinhas, na verdade, nenhuma mulher está imune a um crime tão grave assim, já vi história de meninas que até mesmo vestidas menos "femininas" foram abusadas sexualmente. Já li sobre idosas sendo estupradas, já li de tudo, e na verdade, é mesmo uma ideia de que MULHERES (sendo crianças, idosas, transsexuais, pessoas que se consideram mulheres, etc)tão aí para serem "comidas".

    Pode acontecer em qualquer lugar, qualquer momento, não é por causa de roupa, você que é mulher sl deveria saber melhor do que qualquer outra pessoa.

    Eu acho que qualquer protesto pode ser um bom protesto, a FEMEN é uma merda, ao menos a brasileira, pelo que li. Mas lol, cara, eu espero que você não se considere feminista, ficou com as ideias todas erradas, tá pior que as minas da Femen.


    Culpar o que alguém usa como a causa de estrupo é o mesmo que culpar o peso, a aparência, a cor de alguém, vai ler um pouco por favor.

    "cara assisti documentário e filmes também que os soldados quando atacam alguma vila e ganham estrupam e até matam as mulheres da vila que foi vencida" lol e você acha que é só na Africa que isso acontece? isso acontece e sempre aconteceu e sempre irá acontecer nesse mundo, em guerras e confrontos. Qualquer desculpa é causa de estrupo. Bora ver quando/se o mundo acabar, quantas pessoas não vão ser estrupadas.


    Eu cá acho que gente de mente fechada como você não deveria estar por ai escrevendo o que você acha sobre o que outras mulheres vestem ou se expressam sexualmente ou não.

    Eu acho que independentemente de estar numa marcha ou num baile funk, as pessoas deveriam se vestir como quisessem. O problema está em quem pensa que isso é uma 'dica' or whatever.

    Feminista de modinha é também quem escreveu o post, que senta na frente do computador para julgar quem decide sair como quer nas ruas.

    Tbh tanto as marchas semi nuas quanto as marchas de gente vestida podem dar no mesmo resultado, não é a roupa que faz uma pessoa o que ela é ou o que ela quer transmitir. Normalmente é a sociedade que já acostumada com essas ideias que julga os próprios.

    E não, eu não sou dessas que sai na rua de topless ou que anda sem calcinha, eu quase nunca uso um vestido, um salto alto. E aposto que isso na sua visão, deve me tornar menos mulher que as moças que saem bem vestidas e que não mostram os seios.

    Você julga o femen por ter ideais de beleza, mas você, minha cara autora, tem ideais também,

    vergonhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniella, concordo com muita coisa que você escreveu, mas se você pensa que homens e mulheres devem ter direitos e obrigações iguais você é feminista, especialmente se você acha que a vestimenta de uma mulher não a torna cidadã de segunda categoria.
      Ademais, compartilho da sua vergonha.

      Excluir
    2. Olha, acho que o feminismo, apesar de ter a ideia principal de 'direitos iguais' o que eu obviamente defendo, tem algumas ideias erradas, principalmente sobre "o papel" do sexo masculino, muitas 'feministas' acham que tudo e qualquer coisa é culpa dos homens, e eu não vejo isso assim. Existe muitas mulheres que são tão sexistas quanto os homens, mas enfim, além disso, nunca me aprofundei dos assuntos 'feministas', apenas acho que todo ser humano deveria se respeitar. Mas é, talvez eu seja de alguma forma feminista ^^

      Excluir
    3. Você acertou em escrever feministas entre aspas quando afirma que algumas de nós culpa os homens por tudo, porque realmente são pseudofeministas. O feminismo em si defende o empoderamento da mulher, o que significa sair da posição de vítima, então feministas não podem ser vitimistas por excelência.

      Excluir
    4. Daniella quanto a suas criticas a minha pessoas tudo bem, vc pode supor o que você quiser quanto a eu, porém quanto ao texto peço que leia novamente, vc já iniciar sua criticas com isto

      "Fiquei com vergonha de ler uma mulher falando que a culpa é das mulheres que escolhem o que querem vestir e comparar o corpo com carro."

      Já mostra que não compreendeu mesmo o sentido do texto, mas tá lá é só procurar compreender se não for possível sinto muito, eu tentei.

      Daniella em segundo lugar outro comentario seu:

      "Eu cá acho que gente de mente fechada como você não deveria estar por ai escrevendo o que você acha sobre o que outras mulheres vestem ou se expressam sexualmente ou não. "

      novamente atacando minha pessoa e nao o meu texto, mas já que gostou tanto de atacar minha pessoa mais que meu texto vou lhe responde essa também

      Não sou mente fechada ao contrário, não escrever o que eu acho? oras e a liberdade de pensamento, claro que eu vou escrever e escrever o que eu quiser goste você ou não a mesma liberdade que voce teve de vim aqui escrever sobre minha pessoa, eu ao contrario, estou escrevendo sobre ideias, certo ou errado? aí que tá outras colegas aqui deu até gosto de ver as criticas Ana B2, a Badona, adorei responder elas e respondi com argumentos, agora vc fica dificil, pq nao mostrou argumentos, mostrou ataques a minha pessoa, mas tudo bem, eu sabia que este post seria polemica, de toda forma, obrigada por dispensar seu tempo vindo comentar meu texto, e só terminando tenho idéias sim de beleza, aquela livre sabe, de vc poder ser como for e nao ser pior que ninguem, ao contrario da femme, acredito que para ser mulher e para poder dar voz a seu pensamento a sua revolta vc nao precise ser bonita, apenas ter PEITO DE FALAR O QUE PENSA.

      Excluir
    5. "Tbh tanto as marchas semi nuas quanto as marchas de gente vestida podem dar no mesmo resultado, não é a roupa que faz uma pessoa o que ela é ou o que ela quer transmitir. Normalmente é a sociedade que já acostumada com essas ideias que julga os próprios."

      Querida,vc viu alguma coisa sobre a marcha das margaridas? E só me responda,de forma sã,se as roupas masculinas são tão erotizadas quanto ás femininas,pode usar os uniformes olímpicos como exemplo(e que incçlusive,foi atacado por muitas feministas).
      E francamente é graças esta distorcida "liberdade de pensamento" que temos humoristas idiotas fazendo piadas de estupro.O que falta em nós mulheres é um "mea culpa" junto com muita reflexão ao invés de achar que a solução é cada um faz/pensa o quie quer.Se for assim,o machismo tem sua razão de ser.
      A autora não está errrad,o que falta é nós mulheres pararamo com hipocrisias toscas de auto-objetificação e depois reclmara dos resultados( espero que a tal fulaninha ali não venha dizer que estou defendendo estupro....)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto feminista, fico triste quando leio um texto assim, partindo de uma mulher moderna, como nossa colega Sara. Mas isso só é mais um indício de que há realmente motivos pra continuarmos com o movimento feminista.... Encontramos resistência em pessoas que tinham tudo pra entender nossos motivos, pra compreender a situação de mulheres que sofrem com o machismo diariamente e tudo mais...

    Isso não significa aceitação cega de tudo que está envolvido no movimento feminista. Já escrevi posts contra a Marcha das Vadias e realmente acredito que os protestos "sem roupa" colaboram pouco, porque usam uma linguagem que muitas vezes não traduz a mensagem que buscamos. Temos o direito sobre o nosso corpo, e o direito de expô-lo sem sermos agredidas ou estupradas, mas se queremos falar sobre esse direito, temos que usar uma forma de comunicação que seja facilmente compreendida pelo nosso público alvo, que é uma sociedade reacionária. Mas ainda respeito quem faz esse tipo de protesto.

    As feministas "antigas" lutaram por direitos que foram concedidos na lei, mas que são tirados no nosso dia a dia. A violência contra a mulher, o machismo no ambiente de trabalho, a desigualdade entre os sexos, tá aí pra qualquer um que queira vê-los. Em um post do No Lipstick, ano passado, comentei sobre minha experiência com o machismo. Demorei a perceber que ele existia, porque não fui criada pra ser machista ou pra deixar de fazer algo por ser mulher. Contudo, a medida que cresci e fui pro mercado de trabalho, e convivi com outros grupos, ficou evidente que existe sim desigualdade e machismo, e que se ele afeta uma pessoa que foi criada fora desse padrão, ele dilacera as pessoas que foram criadas dentro dele.

    O machismo que me incomoda, sufoca outras mulheres.
    Não vou ser omissa porque ele não amarra minhas pernas, se ele faz isso com outras mulheres.

    As vezes não entendemos a razão de um movimento social, mas precisamos olhar pra ele com mais profundidade antes de criticá-lo.

    Não apoio as ações do femen, mas apoio o movimento feminista. E faz parte do movimento feminista encarar que a funkeira tem o direito de dançar o funk de shortinho, sem ser estuprada e sem deixar de ser respeitada como mulher. Eu acho de mal gosto, mas não acho que isso faz de alguém um ser humano melhor ou pior.

    O feminismo busca igualdade de direitos, igualdade de condições, respeito...
    E acho que, mesmo que inconscientemente, toda mulher busca isso.
    Todo ser humano busca respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, concordo com suas idéias, nao critiquei o feminismo com um todo, as criticas foram a femme e marcha das vadias.

      Gostei do texto dessa filosofa sobre as funkeiras até mudou um pouco minha concepção sobre as mesmas, por isso acreditei que expor isso aqui seria uma forma também se diminuir o preconceito contra as mesmas.

      essa foi a ideia inicial, comparando os dois textos, funkeiras não são um movimento feminista no entanto revolucionam também e até com uma causa mais importante que vestimentas curtas, mas sim a questao da sexualidade feminina, nós temos o direito de gozar, onde, quando e com quantos quiser e isso é legal, elas só pecam nas letras ainda ao meu ver.

      as funkeiras de verdade ao meu ver nesse texto que coloquei elas nao precisam ser bonitas, elas podem ser pobre, negras, gordas, baixas, altas, brancas, faveladas mas elas também são mulheres pra lutar pela sua liberdade sexual, aí que tá a diferença com a femme.

      Excluir
    2. Funk não é moralidade nem ética e fico pasma ao ver afalta de senso crítico das jovens ao achar que a objetificação feminina é algo positivo.Curiosamente,depois se queixam de propagandas de cerveja e midia machista sendo que nós mesmas aliemntamos esta crença de que liberdade sexual está em se expor como mercadorais sexuais.Funk aliemnta o tráfico de mulheres e meninas e incentiva o turismo sxeual..é esta a liberdade que queremos?è esta a "manifestação cultural" que nós mulheres devemos adotar para falar livremente da nossa sexualidade?
      Hoje parece que estamos mais preocupadas em sermos pedaços de carne do qualquer outra coisa enossa sexualidade está sendo vendida e colocada como "meta de vida" não como algo natural.
      Sara,achei seu texto ótimo mas vc tem que perder este medo ou seja lá o que for,de denunciar a vulgaridade feminina.Muita de nós mulheres estamos fartas destas representações nogentas e mais fartas ainda de sermostaxadas de machistas por não aceitarmos tais coisas.

      Excluir
  5. Antes de mais nada, eu gostaria de ressaltar que, quando nos propomos a escrever sobre um tema que pouco conhecemos ou não conhecemos nem um pouco, se faz muito importante a pesquisa para que o texto seja coerente com o tema abordado.
    Dessa forma, como a autora tece críticas ao movimento a que eu pertenço, gostaria de esclarecer alguns pontos.
    A autora pensa que as mulheres deveriam se conformar com a ideia de que, se beberem e/ou usarem roupas curtas, alguns homens se acharão no direito de abusarem de seus corpos. Sendo assim, acho que todas nós deveríamos usar burcas e nos abster de qualquer tipo de droga recreativa, porque isso com certeza evitaria estupros, só que NÃO, né. http://ativismodesofa.blogspot.com.br/2012/09/roupas-nao-previnem-estupros-em-lugar.html Mas acaba se contradizendo quando diz: “os altos índices de estupro em muito pouco estão associados a vestimentas”. Vai entender.
    A autora relaciona criminalidade com pobreza, o que é simplesmente lamentável. O crime, especialmente o sexual, não é exclusivo das camadas mais pobres da sociedade, então as riquinhas do Canadá têm, sim, direito de protestar contra a ideia de que a roupa da mulher produz estupradores.
    A violência sexual na guerra ou em conflitos armados, que toma a mulher como parte do espólio, é prática histórica de fragilização do inimigo. A ONU reconheceu essa realidade depois da Guerra do Kosovo (salvo engano), demandando maior proteção às mulheres em situação de guerra. O estupro como arma é algo que choca a todos e tem sido motivo de debates e lutas por muitos movimentos feministas no mundo todo. http://www.viomundo.com.br/tv/o-estupro-como-arma-de-guerra.html
    O FemenBR tem sido rechaçado pela grande parte do movimento feminista brasileiro, tendo em vista que sua abordagem é errônea, sua ideologia é deturpada e suas estratégias são falhas. Existem mil textos sobre isso; é fácil pesquisar.
    Quanto às funkeiras, realmente a maneira como elas encaram a própria sexualidade é bastante feminista, porque exercem o direito de ter a vida sexual que lhes aprouver, sem se preocupar com valores conservadores e machistas. Apesar disso, pode questionar-se a dedicação delas à satisfação do desejo masculino. Por isso, o feminismo é bastante plural e cada um@ de nós feministas tem a liberdade de viver e de pensar da melhor maneira que achar, sempre pensando na evolução do papel da mulher na sociedade.
    Apesar de a Constituição Federal gizar que homens e mulheres são iguais, a realidade está bem longe disso. As mulheres ganham muito menos que os homens pelas mesmas ocupações, e a mulher negra especial é bem menos remunerada que aquela considerada branca, sem mencionar que ainda nos são impostas a exclusividade do trabalho doméstico, a criação dos filhos e a ditadura da beleza.
    Nós temos muitos direitos concedidos pela legislação, mas suas garantias são falhas ou inexistentes, já que, por exemplo, nossa liberdade de locomoção é tolhida a cada cantada de rua e a cada risco de estupro que corremos ao sair de casa.
    A transformação da realidade vem através de atitudes drásticas, afinal podemos votar porque muitas mulheres arriscaram a própria reputação e até a vida para nos conceder essa possibilidade. A Marcha das Vadias tem o propósito de esclarecer que temos o direito de exercer nossa sexualidade livre e independentemente da vontade masculina. Nossos corpos nos pertencem!
    P.s.: O que seria uma mulher vestida adequadamente? Esse texto além de extremamente machista, é eivado de muito recalque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio completamente a sua opinião, só porque a moça canadense tem mais condições que muitas outras pessoas, luta pelos direitos e quer sim, poder usar o que deseja, não significa que ela não pode o fazer pq tem gente em África que sofre mais(??) essa lógica não funciona tão bem, já que tanto a menina rica do Canadá quanto as moças que sofrem em conflitos na África tem ou deveriam ter o direito de que qualquer outra pessoa se vê tendo.

      Concordo com você badona, sobre a Slut Walk(marcha das vadias), a marcha tem um propósito e não deveria ser comparada à FEMEN brasileira como a autora fez...

      Mais uma coisa que não comentei, me dirigindo a autora, você já fez trabalho voluntário? Já foi em África ou procurou ajudar refugiados? porque não faz sentido você dizer que quem vive na America do Norte não deveria fazer nenhum protesto or whatever you meant se você nunca se moveu para tentar ajudar "quem realmente precisa"...

      Ainda gostava de ver o que a Autora tem a dizer agora.


      Excluir
    2. tá no meu proprio texto essa questao, porque não causa tanta comoção as africanas quanto a canadense?

      nunca vi nada do tipo, e em termos de urgencia acredito que a causa da africa é tão quanto ou mais importante sim que a gringa canadense.

      Excluir
    3. Badona nao relacionei crime com pobreza, leia o texto direitinho "em alguma areá mais pobre da cidade, ou nos âmbitos familiares independente da condição financeira." fechei dizendo q acontece nos lares familiares independente da condicao financeira existem abuso em familias ricas.

      Mostre-me alguma femme ou vadia "as modinha" apresentando essa questao muito triste que achei tao urgente e merecedor de peitos balançando em protesto que é a questao da africa e me atacar dizendo se fiz algo voluntario pela africa, não, nao fiz, mas acredito que dano a mesma repercussão e tocando nesse assunto nas redes sociais chame a atencao para o mesmo, ja que pouco se ve falar alias muitoo menos que a questao de vestimentas femininas ou ser bonita para protestar.

      a questao de direitos sobre os salarios menores, trata-se de algo cultural, as mulheres hoje estudam mais e ainda ganham menos, se tornou algo de valor, cultural, é dessa transformação que to falando na mentalidade machista, nós nao precisamos mais lutar pra ter direito a trabalhar, mas ganhar igual, mas a constituição cairia em contradição se criasse uma lei para tal, diante do principalmente de igualdade, porem essa mudança deve ser feita por valores cultural, na propria educação e criação dos filhos nos lares, tá no texto.

      convença-me da seriedade da marcha das vadias e que vestimenta tem algo haver com a principal causa d estrupro e darei total apoio a ideias delas, tá no texto.

      a critica que fiz a bundas abertas na tv e acreditar que um mulher vestida adequadamente seria mais interessante de ser ver, justamente para tirar esse quesito da mulher objeto sexual, acredito que a atencao estando mais voltada a suas ideias que para seu corpo e quando falo uma mulher bem vestida é nos termos de ter de seios e bundas coberto no minimo nao por uma questao moral é por um questao de nao desviar a atencao dos ouvintes e isso também nao torna uma mulher bem vestida mais digna claro que um panicat fazendo um discurso politico ou filosofico.

      E parabens gostei da sua critica, atacou o autor do texto acho isso errado ao criticar, deve-se atacar os argumentos e voce fez isso também mostrando-me argumentos, respondi boa parte, mais alguma critica, estou aqui pra argumentar.


      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Foi muito importante mesmo para eu a opinião de vocês, a critica infelizmente não conseguiu ainda me convencer que o feminismo das vadias e das femme, em princpal, as femmes preconceituosas, não não, não vou engolir essa...

    E espero ter mostrado outra visão sobre as funkeiras que são tão criticadas pelas proprias mulheres, vi por outro angulo isso atraves da materia que anexei da filosofa.

    È isso obrigada a todas e só uma nota, sou simpatizante das causas femininas, não se forma sexista, porém acredito sim que temos que lutar por nosso espaço de maneira mais igualitária de forma que todas as mulheres possam participar disso sem preconceitos quanto a padrões de beleza ou qualquer outra forma de preconceito.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou há mais de uma hora olhando, lendo e relendo esse texto e não sei por onde começar, desculpe de verdade, por ser companheira de blog eu fiquei aqui sem saber o que fazer, queria deixar pra lá, pra de maneira alguma criar um desconforto ou ofender, mas deste seu texto, talvez 5 linhas se salvem e eu não pude me conter.

    Pra começo, movimento feminista é diferente de Femem que é diferente de Funk, em alguns pontos eles se relacionam, no mais, são coisas estrutural e ideologicamente diferentes e você entende muito pouco dos três pra abordar qualquer um deles.
    Sara, sério, você tem que ler muito mais sobre o movimento feminista e sobre o porquê das Marchas das Vadias, o funk você acerta alguns tópicos mas no todo, erra feio e julga o que pouco sabe, porque lhe falta contexto social, história e empatia.

    “feministas de verdade foram as mulheres da antiga geração que conquistaram direitos e essa nova? Um lixo que quer aparecer
    pelada na mídia”

    Feministas de verdade seria o que? Tipo a Amélia, “a mulher de verdade”? Está vendo como a gente reproduz discursos sem mesmo querer? As feministas de outrora, tão verdadeiras quanto as atuais, lutaram por direitos que nos foram instituídos, mas não assegurados. Um exemplo de mais fácil entendimento, todos nós temos direito à saúde, educação e saneamento básico, correto? Mas todas as pessoas têm de fato esse acesso? Você me julgaria então uma protestante “nada a ver” se eu fizesse um movimento pela saúde a todos? Pela educação de qualidade?

    Veja, algo que começou no Canadá e “virou onda de protesto no mundo” só mostra uma coisa: a violência contra a mulher é algo universal. Infelizmente, a burrice e o ódio não têm barreira geográfica.

    “nenhum juiz em sã consciência irá dar um atenuante de pena pro cara que estuprou uma garota porque ela tava semi-nua na rua”
    Nem precisa, nem 20% dos casos de violência contra a mulher são julgados. O que é “andar semi-nua na rua”? ~Ai, sua danadinha, se você usar um decote eu não vou mais te deixar falar nada sobre isso, hein?~

    Usar roupa curta ou sei lá como, é facilitação de crime? Já jogou fora todos os seus shorts jeans? Por que se não, se bobear, caso você seja estuprada, poderá ser considerada até comparsa.

    “Agora vamos falar sério, os altos índices de estupro em muito pouco estão associados a vestimentas,”

    Ah bom, você estava brincando antes, quase me pegou, ~sua engraçadinha~. Se não tem a ver com vestimenta, porque estamos falando sobre isso? Ah sim, porque o corpo da mulher tem hora e lugar pra tudo e qualquer coisa, então ela não pode usá-lo como instrumento de protesto, afinal ele existe pra fazer a “alegria dos machistas”.

    “o fato de um gringa canadense provavelmente de boas condições financeiras ter ficado de "irritadinha" porque um policial imbecil fez um comentário infeliz, ter mais repercussão no mundo que as mulheres da Africa e Oriente que são violentas e MORTAS a todo momento”.

    Senso comum é foda, né? Mas vamos lá, com toda a paciência do mundo. “Ter boas condições financeiras” não qualifica nem desqualifica ninguém a ter respeito, ter caráter e sofrer com abusos e preconceitos sociais, desculpa falar o óbvio.

    Sabia que a violência urbana mata mais pessoas que as guerras civis atuais? Isso você não sabia. A guerra é bem ao lado, Sara, a pessoas da África sofrem coisas inimagináveis, sem dúvida, mas existem pessoas ao nosso lado sofrendo muito também, que tal começarmos com os vizinhos da rua em vez de ir para outro continente?

    (continua)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “as mulheres da África e Oriente que são violentas e MORTAS a todo momento”. Triste demais, né? Aqui no Brasil uma mulher sofre violência a cada 2 MINUTO e uma é assassinada a cada 2 HORAS, segundos dados da Polícia Federal, sabia disso? E “não estamos” em guerra. Então assista a documentários, mas veja os noticiários também, “Poupe-me suas ridículas vadias desinformadas quanto a realidade das mulheres pelo mundo”, ta?

      E não foi um comentário infeliz, é machismo enraizado mesmo. Como foram feitos aqui no texto, ora comentário infeliz, ora machismo enraizado.

      “vocês estão longe de ter uma causa que realmente mereça algum protesto, suas podres”. Eu também acho o Femen questionável, sabe? Mas daí a colocar todas no mesmo balaio e as considerar ‘podres’ é demais, por que tanto ódio no coração? ^^

      “femistas também não”, “estão fazendo revolução da forma errada mas estão”, “as funkeiras REAIS”, “mulher que mora na favela mano”, “sem silicone”

      Quanta certeza, né? Sabe exatamente o que é uma feminista, acredita que estão fazendo revolução apesar de dizer depois que “musicas funk de hoje é um antro de perversão” e que detesta “esse lixo”

      As funkeiras reais são exatamente o que? As outras são virtuais? Colocou silicone já era, não é mais real? Imagina que nó vai dar na sua cabeça se uma funkeira que mora no morro colocar silicone e posar na playboy?

      ( “essa música me mata de rir”, sabia que o riso é também uma forma de punição por considerar-se superior – veja estudos sobre Comédia, o gênero)

      “ mulher gosta de sexo como homem” – e as que não gostam de sexo com homem, não são mulheres?

      Excluir
    2. “Diga-me porque um garota do femmen ou da marcha das vadias semi-nua é mais digna do que um funkeira semi-nua rebolando num baile funk? Afinal todas tão semi-nuas fazendo a alegria dos machistas, mas a diferença é a causa”. Sério, nessa parte eu quis chorar. Não se trata de dignidade, quem disse que se tratava? Por que considerar igual o que é diferente, a marcha das vadias não é um movimento exclusivo do Femen! E o Femen, tampouco, é um movimento homogêneo! O que o FemenBr faz não é igual ao movimento em outros países e ainda aí no meio do bolo quando você falava sobre funk você disse que as funkeiras derrubavam a tese de que andar semi-nua já que elas desciam o morro sem ser estupradas, mas 'pelamor', quem disse que a marcha das vadias é um movimento pela liberdade de se usar minissaia e decotão?.

      Você erra no básico (porque os argumentos são seus, correto?) quem disse que todas estão fazendo “a alegria dos machistas”? É essa a base da marcha, o corpo da mulher é visto exclusivamente com uma função: a de dar prazer, então a mulher tem que por isso na cabeça e saber que o corpo dela é um instrumento de prazer, não pode ser visto mais que isso. A marcha vai contra essa ideia de que o corpo é só um objeto de prazer. Quem disse que toda a mulher que dança funk quer ser desejada? Ela não pode apenas gostar de dançar?

      Não tem nada a ver com dignidade, não misture as coisas.

      Mas esclarecendo o óbvio, é claro que a diferença das coisas está na causa. Quando uma pessoa fica sem comer por própria vontade é chamado de jejum, certo? Então é a mesma coisa uma menina que desmaia de fome porque não quer comer pra não engordar de outra que não come até que presos políticos sejam soltos, por exemplo?

      “mas eu não estou aqui pra argumentar moralidade e ética, estou comentando fatos sociais, ok”

      Como alguém pretende entender fatos sociais sem considerar moralidade e ética?

      “Deixando bem claro que não tenho empatia com as funkeiras”,
      Poxa, já estava mais que claro.

      “temos legislações cada dia mais voltadas a proteção de nossos direitos, agora a questão cultural ainda precisa realmente de transformações, o machismo ainda reside na sociedade”

      Ufa, sabia que a gente teria que concordar em algo, sim, as mulheres tiveram conquistas, mas essas conquistas não foram ainda apropriadas, a legislação afirma algumas coisas, mas ela não é cumprida, o movimento feminista está, no mínimo, buscando fazer valer os seus direitos. Com certeza, o problema de quase tudo está na base cultural, é ela que dita nossos valores, muito mais que a legislação. O machismo ainda reside na sociedade sim, inclusive na blogosfera.

      “Se ser livre é ser vadia, então somos todas vadias”

      Agradeço a oportunidade de esclarecer algumas coisas que são pensadas por muita gente aí e estão erradas.

      Dai, uma vadia.

      Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=94vJ-YRqmwY&feature=g-upl

      Para mais:
      http://biscatesocialclub.wordpress.com/
      http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Obs.: Quando eu digo que "nada tem a ver com dignidade" foi no sentido de uma funkeira ter mais ou menos que uma militante (porque foi feita essa comparação, sem sentido e utilidade).

      Todas as pessoas devem ser tratadas com dignidade e é isso que o movimento feminista também acredita.

      Excluir
    4. Bom,só sei de uma coisa: feminista reclama que somos tratadas e vistas como mercadorias sexuais mas nos incentiva a nos reduzirem a tal.Se isso não é contradição/hipocrisia me diga então o que é,pois é esse tipo de feminismo que tem nos afundado na lama,ou vc nunca notouq ue os homens sempre tiveram liberdade sxexual e nunca cogitiaram o direito de serem mercadorias? eles são sempre os consumidores,não é?
      Está na hora do feminismo nacional rever seus conceitos e parar de ser hipócrita.E as fontes citadas nada mais são do que blogs de feminismo fashion,se seus argumentos fossem baseados na seriedade,este link aqui é que teria sido recomendado,junto com o da Marcha de Mulheres,Sempre viva,Cedaw e demais ornagizações feministas SÉRIAS:

      http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2012/05/508040.shtml

      Abraços.
      Ana Lucia

      Excluir
  9. Amei o texto! Concordo plenamente com a sua visão! E o pior é que essas feministas acham que só porque você é mulher, você é obrigada a ser feminista também. Tipo, oi??? Querida, não preciso ser feminista para me encaixar na sociedade atual, acho que respeito e bom senso já são suficientes para honrar o meu gênero feminino. Parem de reclamar de futilidades, olhem para aquelas mulheres que vivem sob circunstâncias desumanas ao redor do mundo!!! Feministas que estão mais preocupadas em andar sem camisa para ficar igual aos homens... Não cara, não quero ser feminista vlwwww

    ResponderExcluir