quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Você cegaria alguém?

Manchete de Ontem: Iraniana deformada ganha na Justiça direito de cegar agressor


Acredito que a maioria lembra-se desse caso, a iraniana Ameneh Bahrami recusa-se a casar com o jovem Majid e então ele a persegue, ameaça e por fim joga ácido em seu rosto. Ameneh fica transfigurada e cega.

O machismo está logo ali e aqui, não se enganem, cerca de 10 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas de violência doméstica, número esse, inclusive, muito otimista, pois há muitas que não denunciam e outras que desaparecem. Enfim, mas o texto não se trata disso.

Hoje, especificamente, minha pergunta é: você cegaria o Majid?

Ameneh ganhou o direito de aplicar a Lei de Talião (dente por dente, olho por olho) e Majid estava já no hospital para ser cegado, mas ela desistiu e não retribuiu.

Cegar o homem seria vingança ou justiça? Isso faz diferença?

Ameneh Bahrami pós ataque

Eu não sei, de verdade, se deixaria ele ser punido. Minha vontade é que ele sinta na pele o que causou à moça, mas é duro saber que esse castigo vem pelas próprias mão, não é? Se a "polícia" o pegasse, prendesse e a justiça decidisse essa punição sozinha, talvez eu pudesse dormir sem culpa e ao mesmo tempo aliviada, mas estando em meu poder decidir isso, acredito que não faria.

Ela teve muito caráter, seja como for. Agora ela pretende lançar um livro contando a sua história, que no final, podia ser a minha e a sua.

Um comentário:

  1. Oi, Dai! Quando li sobre isso, fiquei, antes de mais nada, perplexa com a atitude do agressor, realmente poderia ter sido com qualquer uma de nós, e ao me ver no lugar da moça, me fiz essa mesma pergunta. E embora eu não consiga me ver cegando alguém, eu sinceramente gostaria que alguma justiça fosse feita, porque, sei lá, o machismo dele acabou porque foi perdoado pela moça?!

    ResponderExcluir