sábado, 10 de novembro de 2012

Jeitinho Tupiniquim no Bolsa Familia


Gato e dono de Land Rover inscritos para programas sociais

Este tipo de notícia me enoja e gera desesperança, não necessariamente nesta ordem. Não questiono a necessidade ou não ou se sou favorável ou não a programas de inclusão social. Isto deixo para os mais politizados - geralmente pessoas que adoram um palco montado com microfone e caixa de som - ou entendidos do assunto. Questiono apenas o seguinte: SEMPRE encontramos um culpado. Políticos, os "donos do poder", "eles", ... Não digo que todos são santos, mas sempre desconfio quando enfiam todos no mesmo balaio. Meu pai sempre me disse que os bons sempre foram maioria, só não fazem tanto estardalhaço. Perai, estou perdendo o foco.

Se você ler a matéria do jornal, verificará que um sujeito inscreveu no Bolsa Família seu... gato. Sim, seu bichano. Várias análises que resumirei, pobremente, em uma: ele deu seu jeitinho. Já que "todos roubam" ou "se eu não fizer alguém fará", achou por bem colocar seu bichano como beneficiário da coisa. Claro que ele não pensou que para ele (o dono do gato) receber o dinheiro alguém que realmente necessitava dele não o receberia. Muito menos pensou que ao "dar seus pulos" alguém verdadeiramente necessitado seria prejudicado. O que os olhos não veem o coração não sente, não é mesmo? E antes ir para alguém que eu confio do que para outros que não sei quem são. Pensamento tacanho, mas recorrente. Muito triste isso... E real, infelizmente.

Ai você continua a leitura e vê que um tigrão que possui um Land Rover - país onde carro é sinal de status é isso ai, né? - também está inscrito no programa social. É muita woodface. Nestas horas eu penso: viramos uma terra de egoístas totais? O Brasil, que sempre primou por ser solidário, está virando esta coisa de cada um em seu quadrado? Ou sempre foi assim e eu nunca percebi?

Volto a dizer: sou contra generalizações. Acho-as pobres e incompletas. Mas estes dois exemplos acima demonstram como várias algumas pessoas se sentem e agem. Pensam apenas em si próprios; não percebem seus atos prejudicando outros. Acho que exagerei. Não sei se pessoas como estas ai... pensam...

2 comentários:

  1. Discordo do finalzinho do seu texto......"Brasil, que sempre primou por ser solidário"? Acho que uma parte da população faz e fez isso, não o Brasil como nação.


    Opinião pessoal.


    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. renatocinema (já amei o nick), super válida sua opinião pessoal. "Concordo discordando". Na verdade, como descendentes de estrangeiros que vieram para cá fugindo de coisa pior, cresci ouvindo esta coisa de que "brasileiro é solidário"...

      No fundo, nao sei se tenho opiniao formada a respeito!

      beijos beiojos e uma ótima semana!

      Excluir