quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Maconha: Legalizar ou descriminalizar?




debate descriminalizacao uso drogas

jurisprudencias porte de maconha

dr drauzio varella sobre a maconha



Sobre a legalização da maconha.

Trouxe três notícias, tanto na visão jurídica como cientifica para dar o ponta pé inicial.

Primeiro, se faz muito confusão sobre a questão da maconha ser medicinal o que a grande parte dos usuários não compreende as vezes é que são composições da maconha que é medicinal o que nem sempre implica no uso da erva fumada naturalmente, mas em se isolar compostos da mesma que tem propriedades de cura, mas o "barato" da erva também tem seus benefícios.  Bom, dizem que sim, mas isso é muito subjetivo, tem literatura sobre os benefícios psicológicos da erva, alguns se sentem em paz, outro piram, depende muito de como reage seu "eu interior" sob os efeitos da mesma, mas os relatos do bem que a "viagem" faz pra alma diante das adversidades da vida traz grande conforto a seus usuários.

Acredito que sob o aspecto cultural da sociedade a grande maioria ainda "demoniza" a erva o que cá entre nós, sabemos que é muito menos maléfica que o próprio cigarro ou álcool  mas também não é "santa" atingi muito os pulmões e os problemas de memorias curta, mas enfim leiam as noticias.

A descrimininalização já vem ocorrendo na jurisprudência, isso já reflete muito no ordenamento e pesa para a legalização então porque não? Acredito que boa parte do problema está em colocar a maconha no mesmo saco de drogas pesadas como cocaína, crack entre outras. O que acontece é que enquanto a maconha for marginalizada isso colocará o usuário em contato com o tráfico e logo com outras drogas e isso se torna um perigo para jovens curiosos, acontece um lance interessante nos pubs para uso da maconha na holanda que os usuários não consideram bem vindos os que usam cocaína por exemplo, isso já mostra certa consciência e cultura de que a maconha é liberada mas cocaína não é legal e isso acaba distanciando os jovens curiosos de substâncias mais nocivas, se o cara fuma um baseado ele vai encontrar e fumar só o baseado, cria-se uma cultura de conscientização no fim das contas.

A descriminalização pode por enquanto resolver a questão legal de  não ser necessário incriminar jovens que usam maconha, mas não põe fim ao trafico, oras te permitem fumar maconha, mas não te permitem plantar, então onde você vai comprar? Não e legalizada, o governo não comercializa nem fornece, logo se obtém no tráfico, sabemos que o tráfico é um dos maiores problemas no Brasil hoje em dia e a única coisa que pode pelo menos retirar os usuários desse meio podre é a legalização, pois a partir daí tira a necessidade desse contato com traficantes e os malefícios e perigos que esse contato pode trazer, inclusive contato com outras drogas que causam dependência e malefícios sérios a saúde física e psicológica das pessoas.

E os reflexos da legalização na sociedade? acredito que esse é o medo dos tradicionalista de tanto queimarem o filme da maconha a colocando como tão nociva por exemplo como a cocaína fez nascer a crença nas pessoas que será o caos na terra, obra de satanás que o mundo estará perdido rsrsrs não é bem por aí, talvez com a maior convivência com os usuários passe-se a criar outra cultura que é a de saber que maconha não faz matar, nem roubar isso são tendencias naturais do ser humano não oriundas do uso da erva mas isso dá tanto pela maconha ser marginalizada então criou-se essa ilusão, mas a realidade é outra, acredito que essa transformação é que assusta as pessoas de simplesmente se depararem com pessoas que são usuários, trabalham, não matam, não roubam, são pessoas comuns, como qualquer um que toma sua cerveja no final do dia, alguns acenderão seu baseado, simples assim e acredito que uma pessoa embriagada se torna muito mais perigosa que uma pessoa sob o efeito da erva, e não sou eu que estou dizendo isso somente, estudos científicos comprovam.

Já vi campanhas e até marcha contra a legalização da maconha, que a frase propaganda era "salve sua família , as drogas assustam sim os pais, mas deve-se pensar que isso infelizmente independe até mesmo de criação isso será uma decisão da pessoa, está tudo disponível agora eu te pergunto álcool e cigarro é legalizado certo, quantas pessoas só fumam ou só bebem, ou fazem os dois e não usam maconha, agora fica a pergunta, essas pessoas não tiveram contato com a maconha por encontraram comercializada, se acontecer o mesmo com a maconha, acredito que muitos dos jovens poderiam se livrar do contato com outras drogas, acredito até ser um ponto positivo, e outra a quantidade de usuários é enorme mais cedo ou mais tarde a legalização vai ter que acontecer isto é inevitável, as leis são reflexos dos costumes e da cultura, como foi com o álcool  acontecerá com a maconha, vi comentários na internet em uma noticia que cara falava assim: "é gente boa que produz o álcool  gera empregos, e é gente mau que produz a maconha" então criatura a gente mau é os traficantes e eu concordo em grau, gênero e numero, por isso a legalização também gerará imposto, emprego, tirará isso tudo da clandestinidade do tráfico.

Outra questão que achei interessante nas matérias é sobre a questão da maconha e a sociedade e a saúde pública é que a mesma é lesiva somente ao usuário, não interferindo nos demais, logo é algo totalmente individual, não há que se falar em riscos para saúde pública nem sociedade em geral.

Acredito que a descriminalização refletiu positivamente no judiciário  desafogou o mesmo de processos sem urgência ou gravidade de jovens usuários portando pequenas quantidades sem nenhum outro tipo de delito na ficha, além do mais este pequeno fato pode acarretá efeitos muito negativos na vida desses jovens futuramente na procura de emprego, então ate aí já está sendo compreendido que a criminalização afeta mais negativamente que positivamente os jovens e acredito que os pontos positivos da legalização também serão mais significativos que os pontos negativos da criminalização.

Eu sei que todos dizem que a comercialização encareceria o preço da erva diante do preço dos traficantes, mas aí fica a escolha de quem  não quer ter contato com traficante e comprar sua erva bem tratada para o uso ou se quer ir na boca de fumo suja e ter um produto que sabe-se lá a origem, é simples como fumar um cigarro "souza cruz" ou um paraguaio qualquer que sabe-se lá origem, tem quem paga mais pela qualidade e também não deixaria de ser uma questão de escolha mas pelo menos existiria essa escolha que hoje não existe, acredito que pode encarecer mas vai gerar concorrência e diminuir muito a freguesia dos traficantes.

Eu sei que todos dizem que o Brasil não tem estrutura na área da saúde pra lidar com os "dependentes" mas aí que está quem disse que maconha causa dependência? até hoje não se sabe realmente se causa ou não dependência, a grande maioria afirma que não, logo não estaremos lidando com dependentes em larga escala como os demonizadores da maconha gostam de afirmar.

"estatísticas de uma revista de grande circulação no Brasil informam que a polícia do Rio de Janeiro matou mais de 10 mil pessoas por suspeita de narcotráfico nos últimos anos, enquanto que o número de mortos por efeitos do uso não chega a 1% disso.", depois dessa nem preciso falar mais nada.

É claro que os impactos e as transformações na sociedade será grande, mas acredito que não pior do que está, quem fuma não deixará de fumar porque o governo não quer, feliz dos traficantes fazendo a festa, despreparados policiais continuam praticando seus abusos e violência contra usuários chegar até a matar, enquanto a maconha não mata ninguém e triste de quem? dos usuários que ficam no meio dessa guerra.

É sob esses aspectos que sou a favor da legalização da maconha, acredito que trará menos prejuízos a sociedade do que a continuidade da mesma criminalizada.

Leiam as matérias, trouxe as duas faces dessa discussão e tirem suas próprias conclusões, despidos de preconceitos primeiramente.

E quanto as marchas da maconha não vejo ninguém nu para chamar atenção para a causa, adicionei essa imagem que achei legal a frente desse passeata, a diversidade das pessoas, um negro, um branco, uma mulher, todos juntos lutando por uma causa que acreditam e que tem grande repercussão, sem discriminação ao contrário, contra a mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário