terça-feira, 13 de novembro de 2012

Não te darei casacos (...), nem essas coisas que te resguardam


Rita Lee tirando a calça num show no Distrito Federal


Não entendo - e acho que nunca entenderei, na verdade - porque alguns seres humanos têm uma séria dificuldade em lidar com o nudismo, com o corpo do jeito que ele veio ao mundo. Não posso falar pelos outros países, mas me impressiona bastante como os brasileiros se chocam quando pessoas usam seus corpos em protesto, ou como no caso de Rita Lee, pessoas usam seus corpos para demonstrar amor. É difícil de compreender, pois vivemos num país em que a nudez é celebrada em propagandas, em datas festivas e na música - mas veja só, só a nudez feminina é celebrada. Qual é mesmo o horror que há em ver uma outra pessoa nua? O tempo passa, e, aparentemente, vamos ficando cada vez mais moralistas. A prova disso é o número de pessoas que se chocam ao ver A Marcha das Vadias, a atuação do Femen ou ainda, pessoas que ficam horrorizadas ao ver mães amamentando seus bebês na rua.


Rita Lee mostrou a bunda, e pelo menos, via comentários, um monte de gente foi contra e claro, falaram da aparência da bunda dela. Será que o grande problema está na Rita que mostrou uma parte do seu corpo ou está nos outros que criticaram a aparência da bunda dela? E não, não adianta dizer que as pessoas estavam no show sem saber o que poderia acontecer. Quantas bundas todos nós já vimos sem querer? São as bundas das moças de bíquini na propaganda de cerveja, as bundas das dançarinas de pagode, as bundas de uma personagem da novela, a bunda, que sem querer, aparece na nossa frente enquanto estamos na Banca de Revista e vemos a nova Playboy...Cada um tem o direito de ir contra o que quiser, mas me parece infantil e imaturo regulamentar ou dar exclusividade à nudez para determinada parcela da sociedade. 

Eu só acho que precisamos pensar sobre aquilo que realmente importa e deixar o falso moralismo pra lá. Para quê as roupas servem além de proteger do clima e do ambiente em determinados momentos? A quem elas servem? Por quê? Infelizmente, eu vou vivendo com roupas nesse calor infernal, porque nasci mulher e não posso tirar a blusa sem ser alvo de ofensas na rua. Como eu já disse: o problema não está na nudez. O problema está no fato dela ser concedida apenas a alguns (melhor dizendo, na maioria das vezes concedida às mulheres apenas quando é para sensualizar ou entreter homens). Por quê? A nudez só é bem vista quando só mulheres com corpos de "boa aparência" se mostram? A roupa resguarda quem do quê?

Quem quiser pensar mais sobre a visão do nosso corpo segundo nos mesmos, pode ler esse texto da Eliane Brum e ficar com mil questionamentos internos como eu fiquei.


Um comentário: