sábado, 17 de novembro de 2012

O Cara

Pesquisa aponta Neymar como jogador preferido dos brasileiros

Fifa divulga dez indicados ao prêmio de melhor gol do ano e Neymar está novamente na lista

A gente costuma falar de muita coisa triste aqui no Manchete. Mas como hoje estamos bem no meio de uma emenda de feriado, resolvi abordar um tópico feliz! (Ehhhhh! #TodosComemora) Eu sei que não devemos deixar a mídia da grande massa nos alienar quando o mundo está um Caos, o PCC tocando o terror em SP, o Mensalão sendo julgado e o Maluf fora da cadeia mas, convenhamos, gente: quem consegue viver em revolta o tempo todo? Quem consegue pensar apenas nas mazelas do mundo? Isso leva alguém a uma vida ter feliz? Não, né? Talvez? É. Eu sei que tô me justificando demais, mas faz parte. É pra evitar gente chata/revoltada/cheiodequererdarliçãodemoral me enchendo o saco porque eu sou alienada a fadiga.

Ahh, sim, vou falar do Neymar.

Saiu uma pesquisa da Globo.com - um dos blogs deles, na verdade - que definiu o Neymar como o jogador preferido do torcedor brasileiro. E o moleque ganha em 18 dos 20 times da série A do brasileirão. 

É, amigos. Corinthianos, Sãopaulinos, Palmeirenses, Flamenguistas, Cruzeirenses e mais um monte de gente acha que o Neymar é O CARA. O melhor jogador em atividade no Brasil, senão o melhor jogador brasileiro em atividade no mundo todo. 

Eu sou corinthiana e sou obrigada a concordar. Posso passar peroba na cara e dizer pra vocês que "Pô, mas o Sheik joga muito! E o Paulinho é o melhor volante que vi jogar em anos!" e eles são. Mas infelizmente eles não superam o Neymar. O moleque carrega o time do Santos nas costas. Toda bola é pra ele, todo gol passa pelos pés dele, ele comanda, ele resolve. E ele tem só 20 anos.

E aguenta uma puta cobrança nas costas. Tem que resolver no Santos e tem que resolver na Seleção também. Tem que aguentar a mídia arrumando-lhe uma namorada por semana e também as panicats que ficam espalhando por aí quantas vezes saíram com ele (gente, sério, qual o problema dessa mina? É muita bizarrice em uma pessoa só!). Não vou entrar nos méritos sobre esse tipo de pressão ser saudável pra um pós-adolescente - ok, não é saudável -, mas tem gente que simplesmente nasceu pra isso. Para brilhar e chamar atenção.

Não vou dizer aqui que o Neymar é lindo. Ele não é e eu já passei dessa faixa-etária - sou da época em que o Kaká era lindo (e, sim, o Kaká ainda é lindo). Mas entendo essas menininhas que se encantam e se apaixonam. A postura jovial do Neymar chama essa atração toda. E não considero isso um problema. É um incentivo para que elas se encantem com o futebol, uma paixão que não faz mal pra ninguém (só para aquele bando de doidos das organizadas, mas isso é assunto pra outro post).
 
Eu acredito que o futebol, assim como todas as coisas boas que existem, tem o poder de mudar o mundo. De fazer as pessoas conhecerem outras realidades, verem os outros como iguais pois, quando estamos na arquibancada, não há mais nome, profissão, religião ou cor da pele que distinga um  do outro. São todos fiéis àquela paixão e o Neymar representa, hoje, muito desse amor todo: a parte mais bonita do futebol. A cara alegre, descontraída. O visual meio rebelde, esquisito e, claro, a habilidade desconcertante.

Torço muito por esse menino e digo com sinceridade: engoli muito do que falei sobre ele. Que era imaturo, que não ia longe, que ia pra europa e seria estragado. Pois bem. Lá se vão dois anos e nada disso aconteceu. Ainda espero que ele vá pra Europa e se torne o melhor do mundo, pois ele tem capacidade pra isso e, infelizmente, o nosso futebol ainda precisa caminhar um pouco para chegar a tal nível. Mas seja qual for a sua escolha, Neymar já fez história. E os gols estão aí para provar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário