segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O dia em que Gramsci se contorceu em sua tumba...

Manchete de Ontem: PT vai atacar 'politização' de julgamento

Esses dias no Facebook num grupo tinha um senhor declarado socialista reclamando de um administrador de outro grupo, porque esse administrador pediu que o bolchevique publicasse seus textos e comentários esquerdistas apenas uma vez (esse cara tem mania de repetir o mesmo post várias vezes se ninguém comenta ou "curte" o que escreveu )... Então, o socialista chamou o  administrador de "milico golpista metido a democrata", porque diante da reclamação sobre o pedido, o administrador perdeu a paciência e expulsou o mesmo do grupo. Para fazer sua reclamação, dessa vez no meu grupo, novamente ele publicou o que havia escrito lá no outro, duas vezes. 

Entre elogios a Hugo Chaves e Castro (sim, ele elogiou Hugo Chavez), haviam comentários chamando o STF de cara de pau, dizendo que os Ministros não tiveram respeito a nada, que aquilo foi "pura perseguição por ministros covardes completamente apavorados pela opinião falsificada pela mídia amestrada anti-popular". Disse também que Lenin concluiu que a revolução socialista armada mundial nunca seria possível, e que nos tornaríamos socialistas apenas depois de o capitalismo entrasse em contradição (eu acho que ele quis dizer colapso, mas tudo bem). Continuando, ele afirmou que Gramsci disse que os socialistas deveriam "usar de todas perfídias do capitalismo para desenvolver a sociedade e adiantar a contradição", e que "foi exatamente isso que José Dirceu e tantos outros fizeram e estão fazendo". - Exatamente assim. 

Mais uns blablás de mídia vendida entreguista depois, o senhor disparou: "José Dirceu é um herói", para então  citar a "Carta ao Povo Brasileiro", na qual José Dirceu jura inocência e relembra seus tempos de militante e presidente da UNE.

Aí eu respirei fundo, contei até dez, abri o jornal, e me deparei com a manchete de ontem: PT vai atacar a 'politização' de julgamento.
O PT considera seus condenados "presos políticos", julgados por um "tribunal de exceção sob pressão dos grandes meios de comunicação" , e embora o estatuto determine que filiados devem ser expulsos quando condenados por "crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado",  todos seguirão no partido.  O presidente do partido disse esperar que eles não sejam condenados a penas privativas de liberdade, afinal, todos tem "serviços prestados ao País."

Eu acho estranha a hipótese de "tribunal de exceção".  É difícil crer numa perseguição da opinião pública a um partido há dez anos na Presidência da República, com índices de aprovação popular sempre superiores a 50%. É difícil crer em perseguições políticas contra um partido com coligações que garantem-lhe maioria na Câmara e Senado Federal, e que acaba de se eleger para a principal Prefeitura Municipal brasileira.  Acho estranho o STF, que não cedeu a pressões sobre dois temas muito mais controversos e sensíveis para a sociedade conservadora brasileira (a união estável entre homossexuais e  o aborto de anencéfalos), se mobilizar e conspirar pela condenação do partido que formou a maioria desse mesmo tribunal: dos dez Magistrados, sete foram nomeados e empossados por Lula e Dilma. Ainda assim, eles afirmam que os Ministros do STF usam "dois pesos e duas medidas" - quando o mensalão do PT foi o primeiro julgado pelo Tribunal em questão.

Desde que os desdobramentos do julgamento ficaram mais ou menos claro, acompanhamos um ataque direto do Partido dos Trabalhadores ao STF. Citando exemplo específico, Genoíno chamou o julgamento de "tirania", mas toda sorte de adjetivo negativo foi atribuído ao STF por partidários. Não sei o que é mais grave: o ataque à figura do STF ou especificamente aos Ministros que "ousaram" votar contra o PT. 

Ao mesmo tempo, André Vargas, Secretário de Comunicação do PT, disse não se conformar com o julgamento, e tomou as dores de Lewandowski: "O ministro que deu voto diferente dessa posição passou a ser achincalhado na rua. É um escândalo e um acinte um ministro ter sido tratado assim quando foi votar". Então, o PT ataca a imagem do STF como um todo, ou especificamente os Ministros que condenaram membros do partid. O PT instituição, enquanto partido inserido na política brasileira. Chamar o mais alto tribunal brasileiro de "vendido a pressões" é permitido. Isso não é acinte ou escândalo. Escândalo é a manifestação popular, nunca a partidária. Quem tem dois pesos mesmo?

Sobre o que o cara do Facebook disse, nenhuma "biografia" passada dá direito a qualquer um de extraviar dinheiro público. Aliás, o mínimo que espero de uma figura pública, é que honre sua vida pregressa.  Dirceu e o PT entenderam Gramsci equivocadamente. "Usar as perfídias do capitalismo" não incluía fazer uso da corrupção. Capitalista ou socialista, o que Dirceu e "tantos outros fizeram e estão fazendo" é errado. É corrupção, prevaricação, roubo. 

Felizmente não estamos na China, onde bloqueia-se até o acesso ao New York Times, se ele fala do estranho enriquecimento do Primeiro Ministro Wen Jiabao e sua família. Assim como o PT, o Partido Comunista da China afirmou que a reportagem é falsa, e as acusações caluniosas. 

Felizmente, por mais que partidos lamentem (em breve será a vez do PSDB e seu "mensalão mineiro"), apropriação de dinheiro público ainda é crime no Brasil. Engole o choro, minha gente... Engole o choro...

2 comentários:

  1. Querida Lana: achei VC depois de passar pela Laila e seu pergolado. No caso do PT há sim, razão para reclamar do julgamento de exceção; ele aconteceu, realmente. O PT foi penalizado por suas origens sendo que o psdb foi privilegiado tb por sua origem. Os erros são da mesma origem: Valério. Entretanto, só o PT foi criminalizado até como uma quadrilha, bando de mafiosos numa enxurrada de impropérios saídos das bocas supremas; os mesmos erros do psdb, julgados como caixa dois, privilegiado com o desmembramento e tratado com a máxima condescendência. Nenhum supremo chamará o sr. Azeredo[psdb] de chefe de quadrilha e bandido. é isto que os petistas reclamam; dois pesos e duas medidas, eles estão com toda razão. Esse blog tem debatido, exautivamente, o tema, com extremo acerto. Veja:
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ex-procurador-nao-responde-as-criticas-de-leonardo

    ResponderExcluir
  2. Só voltei para colocar essa matéria de hoje, sobre o mesmo assunto, que achei sensacional! A História quer se repetir, no BRASIL; será que os atores de hoje vão conseguir o golpe de outrora? As FA já disseram que, se depender dela, estará com a PRESIDENTA, em defesa da democracia brasileira, golpes, nunca mais.
    http://www.democraciapolitica.blogspot.com.br/2012/11/por-que-pgr-gurgel-esconde-os-nomes.html

    ResponderExcluir