quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rafael Bastos - o correto?

"O sábio não diz tudo o que pensa, mas pensa em tudo que diz" - Aristóteles

Rafinha Bastos xinga Luciano Huck por dirigir alcoolizado

Querido Rafael Bastos,

Cada vez que você partilha com a humanidade seus brilhantes pensamentos, sempre tão agradáveis aos olhos e ouvidos, fico perplexa.
Eu sei que vocês, não só "comunicadores", mas personalidades públicas em geral, eventualmente tem dificuldades em entender que, antes de serem "os caras da TV", são cidadãos brasileiros, como eu, meus pais, meus vizinhos, e assim por diante.   A mim pouco interessa se o tal público que Luciano tenta agradar a qualquer custo (de acordo com você), irá ou não relevar seu trago. Me interessa que o DETRAN apreenda sua CNH, e ele responda a um processo por dirigir alcoolizado. Porque ele,  assim como você, é um cidadão brasileiro. Novamente, assim como você, ele violou a lei.

Brasileiros devem se comportar de acordo com as leis brasileiras, enquanto forem domiciliados em território nacional. "Comunicadores", pela natureza da atividade que escolhem para si como ganha-pão, além disso também devem suportar o peso e as consequências das palavras que escolhem proferir publicamente. Como você, com seu "comeria ela e o bebê", ou Boris Casoy com "dois lixeiros do alto de suas vassouras!", Bial com "isso é coisa de viado", e assim por diante. Digamos que são "ossos do ofício".  

Você pode até pegar táxi quando toma uma, ou talvez não tomar nenhuma, mas não está em posição de se fazer de baluarte do correto. Parabéns por não beber e dirigir, por não concordar com isso, mas desculpa, cara: não é mais que a sua obrigação!  Já se você almeja pelo indulto popular que imagina que Luciano Huck terá, é simples: escolha melhor suas palavras. É um começo. Aprenda a ser um falastrão inconsequente na vida privada, e alguém mais contido na vida pública. Assim como ele mantém seu lado playboy inconsequente para si mesmo, guarde sua ignorância para a intimidade.

Particularmente, acho difícil eleger quem é pior parasita para a mídia brasileira, se você ou ele. Cada um em seu ramo, vocês são especialistas na mediocridade e mal gosto. No fundo, medíocres e agora infratores das leis brasileiras, vocês não são tão diferentes quanto você imagina. Oportunistas, também, pois enquanto seu criticado usa de "assistencialismo barato", você tentou usar a falha alheia para se reerguer do ostracismo, ignorando que a posição na qual se encontra foi consequência de sua própria falta de bom senso. 

Talvez seja melhor que nem todo "comunicador" partilhe de sua virtude, essa capacidade ímpar de confundir sinceridade com inconveniência. Às vezes a preservação da ordem pública, do espaço e do direito alheio, dependem um pouco do discernimento que a maioria tem, de separar entre tudo o que pensa, o que é ou não pertinente vir a público. 

Acredito que você seja um idiota (por seu mérito unicamente), mas não um cara totalmente desprovido de inteligência. Então, por favor, entenda: o erro alheio não deixa o seu menos feio.


2 comentários:

  1. Concordo com o texto no geral. Exceto quando fala que Luciano Huck mantém seu lado playboy inconsequente para si mesmo. Dirigir alcoolizado é uma ameaça a vida de inocentes. Enquanto um atenta quanto à integridade moral e psicológica das pessoas, o outro atenta contra a vida alheia. Bando de idiotas. Pessoas inteligentes que poderiam estar colaborando para a formação de um país mais justo, mas se importam apenas com seu próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não aprovo o cara dirigir alcoolizado, mas é como eu disse: me interessa que o DETRAN faça algo a respeito.

    Como cidadã, a lei sendo cumprida já me dou por satisfeita.

    Já o público, que faça o que quiser.

    ResponderExcluir