quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rótulos

Notícia: Declaração de Miguel Tiago (PT) no Twitter sobre tatuagens e bandidagem

Uma amiga compartilhou no Facebook a infeliz declaração do sujeito pelo Twitter: “Tatuagem e bandidagem estão associados. Pode haver exceção. Mas é EXCEÇÃO!!!!”Eu não sabia quem era a pessoa e nem o que ele faz da vida. Pensei que fosse algum deputado, porque tinha a indicação do partido político junto ao nome, mas não consegui confirmar a informação. Depois descobri que ele é diretor do Procon de Goiânia. Mas isso não tem tanta importância. Político, médico, professor, faxineiro, advogado, comerciante, seja lá qual for a profissão, tem muita gente que ainda carrega preconceitos tolos como esse. 

Esse é o tipo de preconceito de quem simplesmente parou no tempo e se deixa levar por rótulos e construções sócio-culturais que já desabaram. Existe um ditado, bem mais antigo, que pra mim é bem mais verdadeiro: "quem vê cara não vê coração". Quantos bandidos pesados se escondem por trás de um terno e gravata muito bem passados? Essa rotulação tatuado = bandido se parece com coisas do tipo cabelereiro/estilista = viado, mulher que pratica lutas/artes marciais = sapatão. Sem contar que os adjetivos usados para tais associações são tão ridículos quanto. 

Já passou da hora das pessoas entenderem que ninguém precisa seguir uma fórmula ou um padrão pra nada nessa vida. Nesse mundo tão supercial, baseado demasiadamente em aparências, esses rótulos só servem pra reafirmar imagens erradas sobre as pessoas e ainda por cima, nos fazer perder a oportunidade incrível de mergulhar um pouco mais e conhecer de verdade quem é o outro. Uma tatuagem pode sim determinar um traço da personalidade de alguém, mas eu ainda acredito que as pessoas são (ou pelo menos deveriam ser) muito mais do que o que dá pra ver por fora.





2 comentários:

  1. O preconceito ainda está no sangue da sociedade...uma pena.

    Todos devemos nos policiar, pois o preconceito está nos pequenos gestos.

    Exemplo: assisti Intocáveis e vi que a pessoa que vivenciou a situação demonstrada no filme não era negra. Pergunto: será que a escolha de um negro não foi para simplesmente chocar???ou será que é um preconceito meu?

    ResponderExcluir
  2. To sempre escondida na moita, acompanhando seu blog.

    ResponderExcluir