terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Uma das razões do Facebook ser estressante

Quanto mais amigos no Facebook, maior é o estresse.

No primeiro ano de faculdade, tive um professor muito especial que disse uma coisa que me marcou. Se pensar bem, não foi nada revolucionário, na verdade, era algo até que bem óbvio, mas me marcou e acabei levando isso para outros campos da vida:

- O bom falante é aquele que se adapta aos diferentes papéis sociais.

Ou seja, fala bem a própria língua não quem fala na norma padrão o tempo todo, mas sim quem sabe que com a vovozinha se fala de um jeito, com o patrão de outro, com os amigos de outro e assim por diante. O modo como a gente fala depende de onde se fala e com quem se fala, pra começar. 

Pode parecer óbvio, mas muita gente não entende isso e não sabe falar com as pessoas, quer dizer, fala sem levar em conta o contexto com todas as suas variáveis - o que pode acarretar muitos problemas.

No caso do Facebook, você tem diversos mundos ocupando um mesmo espaço: a família, os amigos, o pessoal da academia, do trabalho, os conhecidos... Sendo assim, você tem que desempenhar vários papéis sociais de uma vez? Acho que é isso e, caso seja isso mesmo, poxa, que coisa mais complicada! 

Criei uma conta só para os meus alunos, na qual posto coisas relacionadas a conhecimento de modo geral. Entretanto, isso não impede que eu já tenha tido problemas com família e namorados. E, vira e mexe, tenho algumas questões para resolver. Detalhe: eu não posto nada de mais, imagine de postasse.

Então, é tudo uma questão de escolher e pensar bem no que se posta, ou então, a gente coloca o que quiser e se prepare para o conflito ou então danem-se as consequências mesmo.





2 comentários: