terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A cultura da insatisfação


A mídia, o consumismo; e você?

                                                                                                     
Comecei a perceber como a opinião da maioria e como é a insegurança das pessoas com o que as outras pensam, o que a moda dita, o que passa uma boa imagem ou não, o que eles gostam, como agir no primeiro encontro, o que é vulgar e por aí vai.

É nisso que pensei, cultura da insatisfação e onde fica a humanidade nisso tudo? Onde estão as propagandas dizendo que ser você mesmo, ser imperfeito é ser normal, mas é claro gente satisfeita não gasta o que tem e o que não tem para agradar os outros, onde ficaria o mercado de cosméticos e tinturas de cabelo para ser a loira da vez, e sem contar nas formulas milagrosas para emagrecer claro depois do comercial do hambúrguer duas vezes maior e mais saboroso, agora com 250 gr de carne, e o famoso desodorante ou carro novo com algum boy feiosinho e as mulheres caindo do céu em seu quarto.

Inversão de valores apenas, a propaganda propagando insatisfação para te apresentar alguma solução rentável, claro para as grandes empresas e onde fica você nisso como pessoa,como ser humano individual com suas peculiaridades e condições psicológicas  financeira e étnicas  O ser humano tem um instinto quase que primitivo de grupo, de socialização, somos uma espécie que vive em coletivo e isso é assustador, o que as pessoas fazem para serem aceitas pelas sociedade, ser bem vista, aí entra o jogo e quem cria esses padrões, quem guia os hábitos desse rebanho, é a mídia  claro, e a mesma e será que ela implanta valores certos, será que podemos acreditar nela, isso que ela te mostra é a realidade?  ou ela quer você assim ou tentando ser assim pra lucrar com isso, veja por si próprio  primeiro pense com sua própria cabeça, se você realmente precisa disso para sua vida, o que você realmente quer? e precisa agradar quem? É essa a sua perfeição?. Pense, individual, mas pense, antes de querer, de se levar, se você está sendo você mesmo ou se você quer ser para os outros, para a mídia. Apenas pense.

Talvez se sentirá um pouco mais confortável em pensar em você mesmo despido de desejos e vê a verdadeira riqueza e perfeição, que talvez esteja aí tão interno e escondido e deturpado por algo maior e mais perigoso que vive fora de nós, implantando insatisfação para te fazer querer o que realmente as vezes nem precisa, vai um pouquinho mais longe, saia de você, você quer alguém que te queira como você é, ou quer alguém que queira o que você não é ou o que precisa ter para ser ideal, será que você realmente precisa desse alguém ou desses alguns, pense nisso.

Até onde sua essência se esbarra com o que você parece ou quer parecer ser?
Não estou falando do que você tem, mas o que você é?
É isso mesmo que você pensa? È isso mesmo que você quer?
Você está feliz ou triste pelo que não tem, e o que você tem em você?
E o que é gratuito e você não vê.
Tudo tem que ser moldado, modificado, apara agradar a quem?
Pense nisso também.

2 comentários:

  1. òtimo, vai muito no que abordei em meu texto passado aqui. Cria-se uma frustração imensa por algo que não deveria ser tão ultra-valorizado!

    ResponderExcluir
  2. Sara acontece q essa ideia de esteriotipos está tão enraizada que a pessoa já nasce com um padrão do q eh certo, bom ou melhor para ser, ter e estar.
    e ele será aquilo. só.

    ResponderExcluir