quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Tamanho do Deslize ou Joelma e os Gays



Você é fã de carteirinha da pessoa. Sabe decor até a ordem dos trabalhos do seu muso inspirador, as roupas usadas, frases de impacto. Só que ai o outro perde uma grande oportunidade de ficar com a boca fechada e dá uma declaração que te atinge diretamente. Você releva? Ou segue afirmando que distorceram o que foi falado, que a mídia é assim mesmo, bla bla bla, e arranja desculpa para não querer acreditar que seu ídolo demonstrou o que realmente é e acredita? Não entendeu? Lê ai embaixo:

O John Mayer - um puta de um guitarrista e, vá lá, um bom cantor - já deu declarações racistas. Em terras tupiniquins, a Joelma disse e repetiu o que achava de homossexuais, em um momento de baixar as armas e dizer o que pensa. Ambos tentaram remediar, agora estão dizendo que não era bem assim, que a frase foi distorcida... Que seja! Eles disseram merdas, e agora você (fã, talifã ou apenas simpatizante) tem que ver o que fazer da vida com isso. Vai encarar?

Você deixaria de comprar ingressos para os shows dos seus ídolos se eles cometessem um deslize que te afeta diretamente? Ou faria vistas grossas? Por que já reparou que tendemos a achar justificativas todas as vezes em que queremos justificar o injustificável? Sim queridos, quando queremos fazer algo (que sabemos ser) errado, achamos uma justificativa. Nem estou questionando aqui o direito do seu ídolo falar e achar o que bem entender; o que questiono é como você lida com a aura de endeusamento que você deu a ele quando descobre que o cara te atinge na veia. Você continua seguindo os passos dele? Ou se debandeia pro outro lado?

A carapuça não serviu até agora em mim sobre os artistas/escritores/musos e suas frases e acontecidos. Mas penso no que faria caso um autor (tendo a gostar mais de ler do que de música, e quando gosto de música gosto de uma só, não geralmente do álbum todo) dissesse algo que vai contra minha ideia sobre o cara. Não sei se continuaria a vê-lo com os mesmos olhos, acho que me sentiria meio traída, vítima de um embuste. Ou pode ser que faria como os da "vista grossa" e acharia um culpado externo pro disparate dito. Só sei que uma hora as verdades aparecem, e mais do que isto, em algum momento o que as pessoas realmente pensam e sentem vem a tona. Direito de cada um ser o que quiser. Mas direito e dever meu lidar com isto da melhor forma possível. Que seja queimando livros, ou comprando a próxima obra a ser lançada em breve...

(PS - acho - repito o ACHO - que, se meus ídolos falassem merda, provavelmente não mais os seguiria e deixaria de comprar suas obras. Doeria onde mais doi: no bolso).

3 comentários:

  1. Eu n sei Karina, na teoria a gente gosta do artista pela obra e não pela personalidade...
    Por exemplo eu achava a Amy uma drogada de merda, asquerosa e nojenta, mas era uma ótima cantora!
    Eu ia deixar de ser fã dela se ela desmarcasse um show que eu comprei, mas não ia deixar de ser fã pq ela fugiu da reabilitação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Laila... mas isto nao te atingia diretamente porque você não é uma drogada, etc... também era (e continuo) fa da Wino (Back to Black é A musica)... Mas e se ela te atingisse diretamente? Nao me vem nada a cabeça agora, mas e se você fosse X e a pessoa execrasse X?

      (na verdade, nunca tinha pensado nisso ate um colega me levantar a bola...)

      beijos Laila!

      Excluir
    2. eh vdd se ela falasse algo que me atingisse pessoalmente eu ficaria puta, assim como com qualquer pessoa q o fizesse!!!
      mas mesmo assim, tem um monte de artista ateu e eu sou cristã, nem por isso mais uma vez deixo de gostar do trabalho da pessoa...
      não sei, acho que vai mto mais da sua habilidade de lidar com isso, se vc está bem resolvido com vc mesmo e suas escolhas, a posição contrária do outro não te abala...
      eu acho

      Excluir