segunda-feira, 29 de abril de 2013

Qual será o Motivo?


Já tem alguns dias que li essa manchete e a guardei debaixo de meu travesseiro. Falam que o principal motivo dos brasileiros não estudarem em Harvard ou MIT é a falta de informação sobre a possibilidade de estudarem lá, mas será mesmo? 
O problema educacional do Brasil é percebido de longe, há muito tempo e em todas as partes do ensino, ou seja, vai desde o ensino básico até o, assim chamado, ensino superior. 
Recentemente decidiram tirar Portugal da lista de opções para intercâmbios através do Ciência sem Fronteiras. A justificativa para tal foi que os brasileiros precisam perder o medo e aprender outro idioma. Talvez os brasileiros aprenderiam outro idioma caso no ensino básico público existisse investimento e incentivo para que se aprenda outro idioma. Contudo, o que vemos são escolas oferecendo uma língua estrangeira onde a maioria dos alunos não conseguem aprender nem 15% de tudo que é "ensinado". Talvez seja por isso que Portugal seja o país mais concorrido numa lista de intercâmbio, talvez...
Será mesmo, então, que a falta de informação é a principal razão que faz com que os brasileiros não estudem em Harvard ou no MIT?

4 comentários:

  1. Bela indagação......infelizmente não tenho a resposta.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É muito triste perder oportunidades quando se nasce num país tão deficiente de uma boa estrutura educacional. As referidas vagas sobram porque não há uma perspectiva real quanto às melhorias nesta esfera. A educação (de berço e de fora dele) nunca foi lá essas coisas, mas noto certo emburrecimento de um tempo pra cá que anda deveras desenfreado: os estudantes são alunos que não conhecem sua própria língua e cuja vida corre pra se revelar cheia de modismos ditados por uma cultura que é a própria falta de cultura. Pessoalmente, tive de desembolsar muita grana para adquirir o tal diploma de outro idioma, mas se minha pesquisa está em país cuja língua materna é quase a minha o que acontece? que se dane a pesquisa? Que minhas oportunidades sejam arrancadas de mim com argumentos descabidos e estéreis? Que o ensino vai melhorar, ou que o governo irá dar bolsas para que se aprenda a tal língua estrangeira não se ouve falar, mas fingir que se importa com o povo é de praxe. No mais, nossos governantes não iriam querer ajudar a produzir uma população que pudesse pensar por si (total clichê; sad but true) seria perigoso demais ficar nas mãos de um povo inteligente.

    ResponderExcluir
  4. Olha, vou dar um exemplo. Estou me programando para participar de uma bolsa no Japão pelo consulado japonês ano q vem. A bolsa é concorrida, mas o + dificil é achar um professor orientador que se interesse pelo seu tema no Japão e queira te orientar por lá.

    O nível de lugares como esses fazem com que muitos trabalhos bons daqui sejam considerados até meio idiotas. + do que falta de informações sobre as bolsas, temos falta de informação do que está sendo publicado nesses lugares, faltam referencias de pesquisa. Um povo que não sabe lingua estrangeira , como o inglês, por ex, não tem só dificuldade em um idioma mas perde a oportunidade de obter uma grande gama de conhecimento internacional que acaba por deixar muitos "atrasados" em certos aspectos de estudo.

    O problema de sobrarem vagas em muitas universidades não é sobre falta de informação, mas falta de preparo (e de incentivo, seja monetario ou intelectual) para os estudantes tenham condições de concorrerem a essas bolsas e fazerem seu nome em outros países.

    Mas talvez a verdadeira pergunta deveria ser: Pq precisamos estudar em outro país para sermos considerados melhores?

    ResponderExcluir