quinta-feira, 16 de junho de 2011

Obrigada, presidente!


Eu não gosto de política, é fato. Já tive meu período de interesse, que foi apartidário, mas passou e desde então eu não voto, nem justifico. Regularizei meu título este ano apenas para pegar meu diploma, e não sei se vou votar na próxima eleição. Já ouvi mil condenações à minha omissão, mas me assusto menos com o que dizem ser conseqüência da omissão de pessoas como eu, do que com a visão das pessoas que não se desesperaram diante dos debates do ano passado.

Os debates foram o caos. Dilma e Serra se atacavam, Marina falava muito e não dizia nada e Plínio nos divertia. Quando surgia o intervalo, o twitter revelava o quanto a visão política cega as pessoas. Dilmistas acusavam Serra de enrolar, Serristas vice e versa, mas ninguém percebia que o próprio candidato estava enrolando. Enquanto isso, segundo todos os eleitores, a mídia protegia algum candidato, coincidentemente o oponente ao que receberia o voto do reclamante... (Náuseas e bocejos).

Quanto ao passado,  não nego que fui simpática ao governo FHC e tive minhas divergências com o governo Lula, mas na verdade, eu seria capaz de vomitar nos dois, mesmo reconhecendo o mérito dos dois governos: a política econômica. Sobre o restante não vou discutir, não mesmo.

Alguns lulistas  insistem em negar que os fundamentos da política econômica que trouxe o Brasil até aqui vieram do governo FHC, isso me irrita profundamente. Principalmente quando se trata de gente que deveria ter conhecimento sobre o assunto, devido à formação que possui.

Quanto a Dilma, na época das eleições, eu não queria que ela se elegesse. Na verdade, minha única esperança em 2010 era que uma nave alienígena invadisse a terra e depusesse os governantes de todo o mundo, substituindo-os por E.T.´s espertos... Afinal, o mundo todo está desgovernado e a humanidade fadada ao fracasso, conforme meu lado pessimista tem interpretado alguns dizeres de Zygmunt Bauman. Contudo, com algumas ressalvas, Dilma tem me impressionado positivamente.

O que mais me impressiona na nossa atual presidente, é a disposição para o trabalho, coisa que não podemos dizer do seu antecessor. Dilma trabalha em gabinete e não mochilando pelo mundo às custas do governo, como fizeram os presidentes anteriores (e antes de algum petista dizer que isso é característica de FHC, favor verificar a quilometragem do idolatrado Lula). Dito isso, pontos isolados em que eu gostei das atitudes dela: abolir a prática lulista de transformar viagens do presidente em showmício comício, convidar os ex-presidentes para o jantar com Obamis, criação da Câmara de Políticas de Gestão e, por fim, a carta ao FHC.

Em geral, eu me sinto mais segura morando em um país que o presidente trabalha e, além disso, não age como alguém que tem o rei na barriga. Dilma tem reconhecido acertos alheios e personalidades políticas, coisa que Lula nunca fez, e é uma coisa admirável, principalmente quando se trata de uma mulher que ficou conhecida como “cria do Lula”.   Contudo, não podemos ignorar os tropeços, como deixar para trás sua opinião sobre o aborto, abraçar uma fé que não possui em nome dos votos, assinar documentos sem ler antes das eleições, barganhar o Kit  Gay pelo Palocci com a cambada evangélica,  manter nosso caricato Ministro da Educação (que agora eu nem quero mais que demitam, só pra contrariar o Garotinho), apoiar a suspeita Ana de Holanda, etc e tal...

De qualquer forma, o post é pra dizer que gosto de abrir o jornal e me orgulhar de algo feito ou dito pelo presidente, coisa que Lula nunca me proporcionou, e que de vez em quando Dilma me proporciona. Obrigada, presidente! (Eu não falo presidenta nem sob tortura).

7 comentários:

  1. Eu acho que custou muito caro ao governo colocar a Dilma na presidência! Para fazer números e propaganda o PT teve que investir e muito no Brasil e agora ela ta colhendo todos esses furos na máquina pública como no começo do ano quando fez a suspensão dos concursos. Além de ter que lidar com a situação pré-inflacionária coisa que há tempos não se via no Brasil. Não é culpa do governo de Dilma (q tem só 6 meses) mas é culpa da propaganda eleitoral de querer mostrar um país que ainda não era aquele, para assim conseguir que ela fosse eleita.

    Se o Lula dissesse que a Dini (minha cachorra) ia ser a presidente, ela ia. Fato!

    O governo Lula foi muito melhor que o governo Dilma, mas ele pegou tudo arrumadinho pelo FHC né? Já a Dilma pegou a bomba. Me orgulho dela, tomara que ela dê conta de pagar os favores sem detonar o país...

    ResponderExcluir
  2. Política partidária no é cega e simplória. Meu lado tá certo e o seu tá errado por definição, depois a gente procura o porquê.
    Essa ação de Dilma agrada justamente quem não tem partido, como eu :D

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido caro, pq o PT teve que construiur uma candidata, visto que o Lula nunca foi um apoiador do crescimento da popularidade de outras pessoas dentro do partido, exceto por necessidade, na hora de largar o osso.

    Economicamente, por uma questão que vai além da capacidade dos governantes de ferrar um país, a situação dela é mais delicada... Os tempos de bonança passaram, a volta da inflação já é reconhecida como fato, e é hora de muita gt perceber que a economia do país não depende só do governo. O Lula colheu muitos frutos saudáveis da boa fase econômica pela qual o mundo passava na época do seu governo, e a Dilma vai colher frutos podres, como a inflação, não só devido ao contexto mundial, mas também graças à características particulares do Brasil hoje.

    ResponderExcluir
  4. Pois é e quem colhe frutos podres entra para a historia como vilão! Uma pena!

    ResponderExcluir
  5. Mas tenho mais confiança nela, pra gerir o país em um momento desses, do que no Lula. Embora eu ficasse mais tranquila se o Henrique Meireles ainda estivesse no Bacen...

    ResponderExcluir
  6. A moça que trabalha aqui em casa sempre diz "faz um tempão que eu não vejo a Dilma". E acho que essa é uma das coisas que mais me agrada...

    ResponderExcluir
  7. O mais difícil é fazer uma análise política brilhante com sujetividade mas sem partidarismos. Isso você fez com muita competência, Ana. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir