sábado, 27 de agosto de 2011

Economia do trabalho, sodomia do trabalhador

Stress no trabalho é risco crescente para a saúde pública

Esta noticia traz alguns dados interessantes a respeito do stress que o trabalho pode gerar. Infelizmente, eles não definem muito bem os dados estatísticos e não dizem com quantas pessoas foi feita a entrevista. Mas acho que a idéia ta valendo.

Antes de qualquer coisa, vamos pensar o que é o trabalho em nossa vidas. Será que ele apenas toma um papel de ocupação, ou forma de ganhar dinheiro? Não creio nisso, pois gastamos quase metade de nosso dia (contando transportes e tudo mais) com ele. Há quem diga que qualquer coisa que fazemos, apenas nós é que inflamos de sentido. E, de fato, o sentido do trabalho é uma questão muito mais de identidade do que qualquer outra coisa.

Por exemplo: quando recém conhecemos alguém, e vamos nos apresentar, qual é a primeira coisa que dissemos?
-Ola, meu nome é João da Silva, sou jardineiro.

O trabalho, o ofício, estabelece uma relação de identidade e do papel que ocupamos na sociedade. Por que será que tanta gente procura profissão, e especialização para os trabalhos que dão mais dinheiro? Claro, tem pessoas realmente interessadas. Mas tenho certeza que outras tantas, não é pelo amor. Eles permitem duas coisas: status e poder aquisitivo. A questão do trábalho é muito mais complexa do que se possa imaginar.

Sendo a preguiça um pecado capital (o que me parece um sintoma das nosas neuroses), contra moral e bons constumes, devemos trabalhar o máximo possível. Nem tanto por nós, mas pelo outro. Quem nunca se sentiu culpado ao não trabalhar em algum dia, mesmo se doente? E as pessaos que se aposentam, conseguem mesmo parar? E o tédio que surge? Angustia...

Durante a revolução industrial, as pessoas trabalhavam mais que 12h. Não tinham muito tempo dispovível. Agora já estamos em 8h, e não sabemos o que fazer com nosso tempo.

Somos sempre cobrados cada vez mais, e a culpa se aflora a cada suspiro de descanso. E para terminar, uma breve observação... Vocês perceberam qual foi a real preocupação da pesquisa anunciada na reportagem? Reduzir o stress do trabalho pode ajudar a diminuir os gastos com saúde, e potencializar o trabalho. Uma economia porca!

2 comentários:

  1. Então..

    penso mto nisso, se vc não trabalha é como se n fosse ng pra algumas pessoas

    eu, particularmente, acredito no trabalho como uma forma de realização pessoal, mas não pelas conquistas financeiras
    ver alg reconhecer algo q é fruto do seu esforço é mto gratificante...

    qto a pesquisa, me lembra a onda da responsabilidade socio-ambiental
    existem empresas que são assim poq são, e outras pq isso poupa a imagem da empresa... é como a questão da pesquisa... e, obviamente, sempre será melhor trabalhar em uma empresa que se preocupa com o bem estar dos seus colaboradores, q vê isso como prioridade, do que trabalhar em uma empresa que tem os custos como prioridade, e por isso, decide se preocupar com o bem estar dos trabalhadores...

    ResponderExcluir
  2. Georgius é verdade, uma coisa está entrelaçada à outra.
    Trabalhamos para ter um objetivo de vida, uma ocupação e para ganhar dinheiro.
    Como a Ana falou é muito gratificante se sentir util.
    Eu me sinto inútil, mas não largo o osso. To na fase de motivação financeira mesmo.
    Que mesquinha eu sou.

    ResponderExcluir