quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Você está me ouvindo?


Meu avô chamava o DVD de DDD. Não ouvia bem, e olha que na época dele mal se tinha telefone para ouvir pertinho do ouvido o que alguém dizia do outro lado, baixinho.
Os adolescentes de hoje em dia, ouvindo por tanto tempo seus foninhos em alto volume com Justin Bieber cantando "Baby", vão precisar aprender Libras para se comunicarem na velhice.

Mas existem pesquisas que podem ajudá-los... Não a terem um bom gosto musical, mas a evitarem problemas auditivos, recuperar em parte... sabe como é. Se bem que ouvindo o que ouvem hoje em dia, na minha opinião, seus ouvidos não estão valendo tanta atenção... 

(Então, apesar de não conseguir diferenciar japoneses, coreanos, chineses, os orientais que mais gosto são os coreanos, porque eu acompanhava aqueles campeonatos de WarCraft que passavam de madrugada... Enfim, nada a ver com o assunto.)

O fato é que na UCLA, Universidade da California, desenvolveu-se um software que detecta problemas auditivos e consegue recuperar parte da audição das pessoas. A tecnologia usada foi criada por coreanos (obviamente do sul) - deixo aqui meu apreço por eles - da companhia Earlogic, que desenvolve pesquisas sobre o sistema auditivo para aqueles que sofrem algum problema do gênero.

De acordo com a reportagem, 28 milhões de brasileiros têm problemas auditivos, e 35% destes são causados por ruído excessivo...  Pensei aqui com meus botões: talvez seja por um ruído excessivamente ruim! Quantos adolescentes têm no país? A maioria dos brasileiros que sofrem de problemas são os adolescentes? Existe uma estimativa de que, no futuro mais pessoas vão sofrer na velhice?  

Pensei nisso tudo, porque... ai, não me detonem os adolescentes da geração Restart (que merecia um reset pra ver se parava de dar "tilte"), mas a minha adolescência regada de Nirvana e Guns'n'Roses (mesmo que sejam as bandas mais "batidinhas" do mundo para se ouvir no início da fase "aborrecente") eram muito melhores. Se perdi audição ali, valeu cada acorde que me arrebentou os tímpanos. 

Independente do que possa ter feito alguém perder a qualidade de se ouvir, a melhoria da sua audição varia entre R$ 9 a R$ 100 reais (BioSom), e ainda existe uma versão gratuita!

3 comentários:

  1. uma alusão a Diderot...
    Quantas pessoas que conhecemos que ouvem, mas não escutam ?
    quantas pessoas conhecemos que enxergam, mas não veem?
    muitas pessoas, não se dão conta das maravilhas dos sentidos, e vivem procurando mais sentidos em lugares e pessoas, pra que a vida acabe valendo um pouco mais apenas!

    bjus Artur! =]

    ResponderExcluir
  2. Então, eu sou dona de ouvidos sensíveis. Acho que nunca vou sofrer disso!!
    kkkk

    Apesar de já ser meio surda, nunca aguento mto tempo de alto volume, pq logo se inicia uma dor de cabeça escabrosa que compromete meu raciocínio.

    Curto música, mas preciso manter o volume sempre dentro de um certo limite, que ainda assim é considerado alto pela minha mãe. kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Artur, que profundo! hahaha Adorei o comentário!

    Norora, eu já sou meio surda, hoje não consigo ouvir música direito, mas houve um período em que eu cheirava como um espírito adolescente (cecê? não, nirvana... haha) e o som era extremamente alto. Não sei como eu conseguia! hahaha

    ResponderExcluir