segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fundamental é mesmo o quê???




Parece que aqui, na Espanha, ou no Sri-Lanka* as pessoas estão sempre à procura de um par, de um companheiro(a), da metade da laranja, da tampa da panela, do pé que calça o sapato velho.

Com esse mundo tão conectado, de tantas possíveis interações, ainda há quem se sinta só? Óbvio que sim. Algumas coisas não são conformadas com o uso de apenas alguns sentidos. É preciso o toque, o tato. Além disso, a convivência, o partilhar, dialogar, dividir e, por que não, o debater, discutir e junto a tudo isso, crescer.

Se considerarmos as possibilidades apenas pela tradicional, conservadora, bíblica e cristalizada divisão sexista, lamento informar, a coisa tá difícil. Há mulheres demais e as justificativas vão desde a perspectiva biológica ao potencial bélico de cada lugar.

Isso significa que se ampliarmos o campo de busca para a totalidade, procurando ‘pessoas’, simplesmente, ao invés de homens e mulheres e ao invés de buscarmos príncipes em seus cavalos e princesas em seus castelos o problema estará resolvido? Sinto decepcionar de novo, mas creio que também não. A busca não é aleatória e requer um perfil mínimo. Você quer uma pessoa legal, inteligente, interessante, que trabalhe (ou pelo menos que tenha disposição para), que queira construir junto, seja bem humorado, compreensivo, delicado, etc., etc., etc. E claro, se ainda sobrar espaço pra ser lindo de viver, tá valendo.

Pronto. Fechou o cerco novamente. De qual andar devo me jogar?

Na verdade, esse negócio de amor, relacionamento, namoro, casamento e afins, coloca qualquer Las Vegas no bolso. É aposta pura. É tentativa. É dar a cara à tapa. Se jogar mesmo e ver no que dá. Só a experimentação pode confirmar ou reprovar. Não há certificado de garantia, mas tem devolução, viu? O aparentemente perfeito, sacramentado em juras de eternidade também pode acabar. E diagnosticar que é hora de acabar mesmo, é tão importante quanto perceber que é hora de juntar. Não creio em nenhum Deus que queira a infelicidade de alguém que jurou amor eterno em algum ritual. Penso que o ‘eterno’ de Deus também é só enquanto dura.

E depois? Procurar de novo, oras! Ou não. Há, acredito, quem se baste. Só não admito isso como discurso vazio, arrogante, prepotente. Não há porque ter vergonha de não querer ser só e desejar sim, um parzinho de pés pra esquentar os seus. É recolher as fichas que tem e rumar ao jogo.

E pra você? “É impossível ser feliz sozinho”?


* Eu também não sei explicar o uso do Sri-Lanka toda vez que quero citar um outro lugar além dos que estão em pauta. Obrigada.

8 comentários:

  1. Nada é impossível. Pergunto: é possível ser infeliz com alguém??????claro.

    ResponderExcluir
  2. E eu sempre cito a China. Sou mto comum, vc é mais chique, dona Monica.

    Então... é impossível nada, parece até mais simples. Só q complicar é coisa q o ser humano sabe muito bem.

    Olha, quando eu leio "fichas e jogo" eu já fico animadinha!!! Pra jogar um poker, claro. muahahaha

    ResponderExcluir
  3. Acho que vc depende de alguém pra ser feliz já demonstra que a coisa tá toda errada. Massss, tem hora que a gente se complica mesmo.

    =/

    ResponderExcluir
  4. Pra mim é impossivel ser feliz sozinha.

    Tom Hanks no naufrago teve que inventar um amigo bola-Wilson para não desistir de viver.

    Tem aquele ditado "ta se achando a ultima mulher do planeta", como se isso fosse sinal de vantagem!

    Deus me livre!
    Me mate antes de eu ficar sozinha, por favor!

    ResponderExcluir
  5. Inclusive, pensando agora, eu tenho muito mais medo de ficar sozinha do que de morrer!
    Muito, mas muito mais!

    ResponderExcluir
  6. Acho que não partilho nenhum dos temores da Laila. Hehe
    Também acho que quanto mais se procura, maiores as chances de errar.
    Como sabiamente disse minha irmã certa vez: quem atira pra todo lado acaba acertando um urubu.

    Embora às vezes funcione, o tal "para sempre" não é pra todo mundo, e para existir de forma saudável, demanda esforços de ambas as partes, às vezes excruciantes para uma pessoa comum que já não está lá muito interessada...

    Eu acho que é necessário se bastar, se contentar consigo mesmo, ser feliz em sua própria companhia. Afinal um terceiro não deve carregar o fardo do seu contentamento.

    ResponderExcluir
  7. Mas ficar sozinho não é só do companheiro!
    É sem seus pais, seu cachorro, seus irmãos, sem as amigas, sem ninguém!

    Vocês colocam como se a gente quizesse que o campanheiro fosse o responsavel pela nossa felicidade, mas na verdade a sociedade é responsavel pela nossa felicidade!
    Seu chefe, seu salario, fazer as pazes com a sua mãe, se divertir com as amigas, coçar a barriga do seu cachorro, uma viagem, ter aquela noite de sexo!! Td isso depende de pessoas!

    Ninguém é feliz sozinho!

    Por isso que quando queremos comemorar reunimos as pessoas que amamos!
    A não ser que vc esteja em depressão (e aí reafirma minha questão...) ninguem por exemplo, vai se enclausurar em seu quarto escuro sem tv e internet em pleno aniversario por escolha propria!!!
    o ser humano precisa de pessoas, e não fisiologicamente por não conseguir fazer tudo sozinho e por isso vivermos em sociedade, mas sim afetivamente, sentimentalmente, psicologicamente!
    mente mente mente mas é verdade!

    ResponderExcluir
  8. Acho que o 7º andar é uma altura boa. rs

    Não é de falta de amigo ou de família, mas de alguém pra dividir os dias, a vida, a cama e os sentimentos. Conviver. (Ok, sabemos que dá pra fazer tudo ou quase tudo isso com um(a) amigo(a), mas a gente sempre quer mais, família e amigos não preenchem todos os espaços, pelo menos não na vida de todo mundo, isso é fato)

    Pra mim, não, não á pra ser feliz sozinho nesse sentido. Mas dá pra conviver muito bem com isso.

    A Lana e sua mãe disseram tudo: "quem atira pra todo lado acaba acertando um urubu" e "um terceiro não deve carregar o fardo do seu contentamento", no meu caso, do descontentamento também.

    ResponderExcluir