terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hipocrisia trocada não dói.

Manchete de Ontem: Internautas usam doença para atacar Lula. / Tratamento de câncer pelo SUS atrasa e é ineficiente

Antes de mais nada, quero dizer que espero que o Lula fique curado, sarado, feliz e saltitante.
O Lula está doente, uma galera fez a piadinha do SUS e em contrapartida, outra galera santificou o SUS e crucificou a classe média. Eu não compartilhei a parada bombante do facebook, e não porque não ri, mas porque acho a questão maior do que essa, não é esse meu ponto. Desejar a morte não é meu forte, e mesmo se eu quisesse o pior para alguém, creio que a vida pode ser o pior castigo pra qualquer ser humano. Minha posição é a seguinte: não defendo a piada, mas sou completamente incapaz de compreender como a piada santifica o SUS, apenas isso.

Como disse no twitter, eu desejo um tratamento pelo SUS para qualquer político, seja qual for a doença. Pode ser FHC, Serra, Sarney, Dilma, Marconi, Íris, Ângela Amin...  Falei isso quanto ao José Alencar, Mário Covas... E mais, ultrapassei fronteiras, e quis que Hugo Chavez se tratasse na Bolívia, com os mesmos médicos que ele oferece ao seu povo. Feliz foi Fidel Castro, pra quem desejei tratamento em Cuba (ele não tinha câncer, tinha diverticulite, mas não se pode acusá-lo de ter oferecido um sistema de saúde precário ao povo cubano, principalmente se considerarmos as sanções econômicas pelas quais o governo dele passou). O fato é: eu acredito que se os gestores oferecem produtos e serviços, sejam estes públicos ou privados, eles devem utilizar aquilo que fornecem aos seus clientes ou aos seus eleitores. É uma ótima maneira de conscientizá-los sobre os problemas de sua gestão.

Sou um monstro? Contraditória? Hipócrita? Posso ser. É bem verdade que faço coisas politicamente incorretas desde a infância, embora eu deteste o Rafinha Bastos.  Eu tinha 6 anos e minha diversão era contar pra outras crianças  que o Papai Noel não existe, agora eu tenho 25 e vou contar pra vocês que o SUS não é um mar de rosas, são coisas óbvias, mas  algumas pessoas preferem ignorar.

Veja bem, não estou defendendo a piada, nem pensamentos negativos para o Lula. Só estou me posicionando contra argumentos surrealistas. Afinal, depois de receber uma enxurrada de links para hospitais públicos modelo, pensei  ter tido uma longa alucinação quando estive na sala de espera de consultas do hospital do câncer em Goiânia. Afinal, o tratamento público é eficaz, exemplar, lindo maravilhoso...  Era o que diziam os links, apenas não mencionaram coisas como a fila de espera e o longo caminho pra se chegar ao tratamento (que obviamente um ex-presidente não precisaria enfrentar). Aliás, o tratamento muitas vezes não é iniciado, ou é iniciado tarde demais e o paciente morre antes de concluí-lo (sabiam que não existe pause para doença?). Mais bacana que os links, só a alegação de que eu não poderia reclamar do SUS porque sou de classe média. Acho uma tirada muito inteligente, principalmente quando parte de gente de classe média defensora do SUS, mas que nunca usou o mesmo. A hipócrita sou eu, né?

Eu sou de classe média sim, e podem pegar mais uma pedra, porque, além disso, sou filha de pequenos empresários. A empresa dos meus pais mudou de cidade há uns 3 anos, e não tivemos condições de manter o plano de saúde dos funcionários (nem o nosso) porque os custos de transferência exigiam que vendêssemos nossas almas, coisa que vai contra nos nossos princípios. Desde então, nosso funcionários tem usado o SUS, e aconteceram coisas muito divertidas nas aventuras deles com a saúde pública. Sim, eu disse divertidas. Sou um monstro de classe média, como poderia me compadecer? Vou até enumerar abaixo, para reviver esses momentos felizes e engraçados:

1)      A.  estava passando muito mal, mas não poderia ser atendida, pois as consultas do dia estavam sendo distribuídas da seguinte forma: uma por residência. E por mais que A. estivesse morrendo de dor, sua mãe, já idosa, estava pior. A consulta de A. só foi realizada depois do término do tratamento de sua mãe.

2)      A mesma A. da historinha anterior colocou um DIU e passou a ter hemorragia e cólicas constantes. A. voltou ao posto médico, receitaram remédios que não funcionaram. Após um mês de “menstruação”, em uma nova consulta, o médico de A. remarcou para dali 30 dias a retirada do DIU. Porque ficar 60 dias “menstruada” é super saudável, e não causa anemia em ninguém, né?

3)      L. está com dores no peito, vai ao posto médico, ganha um injeção de benzetacil. W. está sentindo fraqueza, vai ao posto médico, ganha uma injeção de benzetacil. D. está com dores de cabeça e falta de ar, vai ao posto médico e ganha uma injeção de benzetacil. Alguém vai ao posto médico, e a galera já começa a fazer piadas com benzetacil, que não por acaso, rima com Bombril.

4)      I. sente dores pelo corpo, fadiga e indisposição. I. faz tratamento para degue  e recebe alta. I. continua sentindo dores pelo corpo, fadiga e indisposição, ganha um novo diagnóstico: pneumonia. I. faz tratamento e recebe alta. I. continua sentindo dores pelo corpo, fadiga e indisposição: decide deixar o trabalho para amenizar o cansaço e se dedicar às filas do SUS. Há seis meses I. se dedica integralmente a descobrir o que tem, o SUS ainda não sabe.

Talvez o pessoal daqui seja muito saudável e os casos não sejam realmente divertidos, então quero expandir um pouco, e colocar os conhecidos e familiares na brincadeira:

5)      C. está tendo convulsões e sua filha a leva para o pronto socorro.  Enquanto C. deveria estar sendo atendida, a sua filha preenche a ficha na recepção. Quando volta para perto da mãe, é surpreendida pela pergunta do atendente: “Ela é deficiente? Eu não estou entendendo o que ela está falando”. C. estava tendo convulsões, mas o rapaz achou que se tratava de uma simpática deficiente tentando se comunicar com ele enquanto passeava na emergência. 

6)      G. sofre de espondilite anquilosante, consegue os remédios para amenizar a dor pelo SUS, sempre atrasados, claro. Já a prótese do quadril, da qual precisa, o SUS não oferece.

Claro, como monstro de classe média, preciso abordar a minha experiência pessoal. Como eu poderia esquecer o meu umbigo? Esse ano eu precisei do SUS duas vezes, foi muito bacana:

7)      Após 15 dias mancando, desisti de esperar que a dor no pé passasse, fui ao SUS. Sem colocar a mão em meu pé, sem nem mesmo olhar meu pé, o médico disse que eu não tinha nada e me receitou um analgésico. Uma semana depois, eu pude ir ao médico particular, que pediu uma radiografia (raio-x, sei lá, é tudo igual?) e passou uma medicação específica para a inflamação.

8)      Semana passada, estava com dores no corpo, dor de cabeça e febre baixa. Fui ao SUS para afastar a suspeita de dengue, a médica não tirou minha temperatura, não tocou em mim, mas disse que como era apenas o 3º dia de dor, eu devia esperar que começasse a ter febre de 39º e retornar após o 7º dia de febre. Além disso, ela disse que não existe dengue sem febre, nem com febre menor que 39º. Segunda feira, recebi na empresa o agente de  prevenção da dengue, e ele disse que com dois sintomas a pessoa deve ir ao pronto socorro e que existe dengue sem febre. Eu não estava com dengue, mas e se estivesse? E quem tem e é atendido por essa médica? Nem dá nada, né? Dengue nem mata. 

E como o assunto é câncer, minha última história divertida tem a ver com ele:

9)      Ano passado estive acompanhando minha mãe, que estava com suspeita de câncer, em exames e consultas médicas. Fomos ao Hospital do Câncer, consulta conveniada, mais por ele ser “referência” do que pelo valor, que realmente não era o mais importante. Quatro horas na sala de espera de consultas e algumas pessoas desesperadas porque só conseguiriam o retorno pelo SUS depois da data recomendada pelo médico. Meia hora na sala de espera de exames, e um senhor chorando, nervoso, ele faria o exame naquele dia para dar início ao tratamento do tumor, mas ele estava na fila do tratamento há 4 meses e só então tinha conseguido vaga no hospital do câncer. Desculpa ae, se decepciono alguém, mas o fato de minha mãe poder pagar o tratamento conveniado não me impediu de ficar sensibilizada pelas pessoas que não teriam acesso ao tratamento gratuito em um tempo adequado.

Saldo de casos de ineficiência do SUS no meu mundo de monstra de classe média:

Olhando ao meu redor: 6
Olhando meu umbigo: 2
Tirando a cera dos ouvidos em uma sala de espera no hospital do câncer: perdi a conta.

Não vou citar casos/dados de jornais, afinal, eles são manipulação da oposição pra influenciar as massas e alimentar a monstruosidade da classe média. Ninguém morre esperando por UTI, ninguém morre esperando tratamento para o câncer, ninguém morre sem nem mesmo receber o diagnóstico de sua doença, né?

O SUS tá lindo, tá feliz, tá saltitante e tá mandando beijo pro Lula e pra nós todos, que fingimos não saber que a saúde pública vai mal, porque faz bem pra consciência. 

Critique a piada e a insensibilidade de quem ri do câncer, eu apóio, mas não elogie o SUS e nem o santifique pelos hospitais públicos exemplares. Eles são bons, mas quantos chegam até eles? E quantos acabam voltando pra casa, sem nem mesmo receber diagnostico, porque passam por médicos que nem mesmo tocam os pacientes e receitam uma injeção qualquer que cura o sintoma, mas não trata a causa? 

Então, se é hipocrisia de quem não gosta do Lula mandá-lo pro SUS, mais hipocrisia é imaginar um SUS inexistente para combater uma piada de mau-gosto. Acusem quem divulga a piada, mas não alicercem a acusação em um SUS fantasioso, que vocês encontraram no google quando buscaram “hospital público modelo”. Levantem-se, conversem com quem não tem grana, passem em um pronto socorro municipal, em um posto de saúde, em um hospital do câncer...  Ou façam como eu e evitem isso ao máximo, mas conscientes de que a realidade é triste e que se você sair do seu aquário para enfrentá-la, isso vai embrulhar seu estômago.

Eu, monstra de classe média, nem sempre preciso do SUS, mas isso não me impede de perceber que o negócio está mal gerido e que mata milhares de pessoas por omissão. 

15 comentários:

  1. Ufa! Li seu post td Ana, mas não consegui parar de pensar em momento algum na 4ª linha "teve uma galera que santificou o SUS"
    jura p/ mim que esse povo existe?
    jura q vc ainda teve que dar esse tanto de exemplos p/ embasar sua "teroria" que a saude publica é uma merda?

    pelamordedeus!

    até plano de saúde é uma merda!
    marquei meu ginecologista (Amil) em setembro e a consulta está marcada para 29 de novembro!!!
    pq plano de saúde Tb é coisa de pobre!

    vc acha que o Lula vai passar a carteirinha da Unimed? Vai nada gata!!!!

    Rico paga em cash ou melhor, em dólar!

    ResponderExcluir
  2. Acho que, ambos os lados, a maioria de quem fez uma tiração de onda com Lula, mandando-o se tratar no SUS, quanto a maioria que santificou o o mesmo SUS, muito provavelmente nunca usaram-no. Até porque, grande parte de quem criticou RAIVOSAMENTE (que fique bem claro) desconhece o quanto o SUS tem lá o seu lado bom. E quem santificou o SUS (foi fácil ver pelo teor dos tweets - principalmente) estribou-se basicamente em números e estatísticas fornecidos pelo Ministério da Saúde.
    Acho que é um ponto pacífico dizer que o ex-presidente tem o direito de ter plano de saúde (que a propósito, se fosse um bem chinfrim - o que duvidaria muito que acontecesse - ele era capaz de ter de recorrer ao sistema público sem titubear) e ter o melhor tratamento que lhe aprouvesse. Também sou defensor da ideia de que o sistema deveria ser bom para todos, fossem pobres ou ricos, mas aí é utopia demais.
    O fato é que o SUS funciona aos trancos e barrancos. No que diz respeito a distribuição de medicamentos posso dizer que é exemplar: minha mãe recebe religiosamente seus remédios para diabetes e hipertensão e eu próprio recebo meus medicamentos para gastrite de graça. No entanto, quando vamos parar para ver o atendimento ambulatorial (e aí depende muito não do Governo Federal em si, mas das raposinhas que moram nas secretarias estaduais e municipais de saúde) é um descalabro. Consegui fazer três endoscopias pelo SUS: num prazo de um ano e meio. Para acelerar o diagnóstico do médico, tive de pagar uma. E isso pedindo para ele dar uma olhada na saída do ambulatório do posto, porque se fosse para esperar uma nova consulta, esperaria uns quatro meses. Minha irmã precisa de uma cirurgia para curar-se da síndrome do túnel do carpo. Não tem previsão de quando irá conseguir.
    Operei meu joelho esquerdo pelo SUS, mas até conseguir a cirurgia penei de dor até que consegui fazer, 3 anos depois do início do processo...

    ResponderExcluir
  3. O que eu imagino com relação ao SUS (depois desse post) é que em algum lugar ele deve ser bom. Aqui não é.

    Aqui é Brasilia capital federal.
    Manchete do JN esse ano: pacientes morrendo nas filas de madrugada, falta de ambulancias e o hospital pronto e lindo de mil andares interditado. E não procurarei os links p/ embasar como a Ana se deu ao trabalho.

    Eu SEI que aqui é uma merda, uma vergonha!

    Alisson com certesa aqui deve ter uma colonia dessas raposas! Porque remédio falta e muito,
    Ahh, mentira!! Bezentacil tem bastante!
    hahah

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Existem coisas a se considerar, e eu, pessoa de classe média também, tenho um plano de saúde péssimo, não precisei usar o SUS nos últimos 10 anos de minha vida, mas me sinto no direito e obrigação de reclamar do SUS, pois sou brasileira e pago muitos tributos.

    Vamos aos 'hospitais de referência': Hospital do Câncer, Hospital da Criança, Beneficência Portuguesa, ou Hospital Amaral Carvalho, citado por uma colega de trabalho no meu Facebook: nenhum desses é, de fato, um hospital público. São todos mantidos por ONGs, mas prestam atendimento público, por se tratar de instituições filantrópicas.

    Inclusive, eu colaboro com frequência com a ONG Abrace, que é responsável pela construção do Hospital do Câncer Infantil do DF - que está sendo levantado com capital privado, mas prestará atendimento público.

    É caridade, não eficiência governamental. Simples assim.

    Dizer que qualquer um desses é um "hospital público referência" em qualquer coisa, é fazer graça com o chapéu dos outros.

    ResponderExcluir
  5. A questão não é necessariamente o SUS.

    O sistema de saúde brasileiro como um todo é majoritariamente ruim. Os planos de saúde são tão ruins quanto o SUS. Consultas demoradas e péssimos atendimentos em alguns pronto socorros.

    Mas já foi muito pior. Muito pior. É um processo lento de recuperação que tem suas principais falhas na ponta final da vara, ou seja, nos estados e municípios.

    Quando se vai ao portal transparência, nota-se que o dinheiro de alguma maneira sai. Mas se chega e como chega...é outra história.

    A campanha no Face e Twitter contra o Lula foi horrível mesmo. De uma baixeza torpe. Não estão errados no conceito e sim na vítima. Ali, fica claro o preconceito de classes. Campanha orquestrada por pessoas reacionárias e que teve uma defesa de várias pessoas levadas pelo momento e falta de criticidade.

    A questão não é "Lula, faça seu tratamento no SUS". Deveria ser: "Pra rua todo mundo. Esse SUS é uma merda".

    Mas não esqueçamos que a "merda" não é tão grande assim. Há muitas horríveis. Mas há coisas boas. Há coisas muito boas. Ataquemos as horríveis

    Parabéns pelo blog. Muito bem escrito. Opinião é isso.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado... nunca fui uma defensora governamental... Mas faço parte da equipe de saúde do SUS, e sei como o SUS deveria funcionar... o problema não é e nunca foi o SUS... São os governantes que não atentam quão maravilhosos são seus profissionais e sua estrutura... Aproveitam disso para usar desvio de verbar e acabam sempre queimando a estrutura SUS e desviando o foco da corrupção... O pré natal no SUS, eh melhor do que qualquer pre natal particular... o primeiro teste da mamãe, detecta doencas gratuitamente q as vezes nem na rede particular acontece... Só há tratamento pra HIV, Tuberculose, Hanseniase, entre outras, na rede publica... Vacinas... nem tenho o q falar... O problema eh q somos poucos pro tanto que precisa... e acabamos não oferecendo excelencia no servico...
    A Assistencia Farmaceutica, por exemplo, da qual faço parte... Para FarmacÊutico, não existe area melhor... Se os políticos que elegemos só direcionassem as verbas que temos direito, funcionaria tudo. não faltariam medicamentos...
    Então não culpemos o SUS e sim os gestores que não o valorizam...
    Ontem minha irma, que tem excelente plano de saude, correu para o hospital particular em uma emergencia pequena com o marido e o medico se recusou a acordar de seu sono de beleza... no SUS, os medicos tentam atender 50 pacientes em uma manha, pra não ficar ng sem atendimento... e depois falam de consultas rapidas, mas ja pararam pra pensar como eh de verdade?????

    ResponderExcluir
  7. Bom, quando vejo essas reportagens e ouço pessoas de outros Estados reclamando da "saúde pública", percebo que as coisas aqui no Amazonas, embora não sejam ideais, não estão tão mal... Tem filas? Sim, mas não absurdas, acontece mais porque fulaninho quer ser o primeiro a ser atendido e voltar cedo pra casa, do que pra não ficar sem ser atendido.
    Tem demora pra consulta? Coisa de dias.
    A distribuição de remédios funciona? Sim, todo bairro tem uma "casinha de saúde" com o cadastro dos moradores que podem fazer consultas de rotina e receber remédios, além dos postos de saúde...

    Mas sobre a campanha "faça pelo SUS, Lula" vi isso como ironia... Até parece que faria alguma diferença! E embora eu não tenha perdido meu tempo nisso, não critico quem indicou, ora, o ex presidente havia dito que o Sistema de Saúde Brasileiro estava perfeito!

    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  8. Eu, quando falo do SUS, não faço crítica aos profissionais que nele atuam, muitos excelentes, outros bons ainda que desmotivados, seja pela sobrecarga ou remuneração precária, e logicamente como em todo lugar existem os incompetentes encostados.

    Existem pessoas como a médica louca que recusava pacientes emergenciais, a enfermeira que confundiu glicerina com glicose, ou a gestante que faleceu com seu bebê por não haver ambulância para levá-la ao hospital, sendo transportada pela PM e passando por dois hospitais antes de receber tratamento.

    O problema é estrutural, como a Edda disse.
    A rede é escassa para as necessidades da população, não existe gestão, e por aí vai...

    Não há boa vontade de um ou outro médico, farmacêutico ou enfermeiro que salve o sistema todo.

    No fundo, no fundo, o único tratamento confiável, que nunca desaponta o usuário, é o 100% particular: você vai lá e paga 500, 1000 reais a um médico, compra os remédios e faz os exames por sua própria conta, pagando caro por isso, muitas vezes até fora do país...

    Se o SUS sofre com o descaso, os planos de saúde ficam nas mãos de mercenários, e os profissionais da saúde padecem por causa de Unimed, Cassi, Sulamérica, e assim por diante...

    ResponderExcluir
  9. Então, acho que todos os comentários acrescentaram coisas válidas.

    É absurdo que algumas pessoas acreditem que o SUS é um mar de rosas, mas tb é absurdo achar que ele n tem nenhum tratamento bom, ou que a culpa é dos atendentes.

    Existem médicos ruins, como os que me atenderam, mas existem médicos bons. Contudo, a regra geral, é que tem mais gente precisando de atendimento, do que vagas para essas pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Esquecem que o SUS é um programa Federal administrado pelos estados e Municipios.Por isso é que há grande divergencia de opinioes sobre o SUS. Se em Goiania é uma merda, vá reclamar com o Marconi e o prefeito.

    ResponderExcluir
  11. Desculpa, mas não é uma situação de Goiás ou de Goiânia isoladamente. É uma questão que o próprio ministro da saúde reconhece, e que vc insiste em não reconhecer.
    Além da corrupção, que é algo comum em nosso país, a verba destinada a saúde é insuficiente.
    Em todos os estados a fila de espera é grande, principalmente para tratamento de câncer.
    E os casos 5 e 6, acima descritos, aconteceram em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. E aí? O que você diz sobre isso?
    Outra coisa importante de ressaltar, é que o governo federal tem sim responsabilidade com o final da cadeia... Principalmente quando ele se gaba de fazer e acontecer.
    Os Índios também sofrem de problemas constantes devido a falta de assistência médica, independente do estado em que estáo, e aí? O que você me diz?

    Eu sinceramente achei o seu comentário uma merda, talvez pq eu tenha um preconceito gigantesco contra gt que comenta anonimamente... Ou talvez pq eu tive a impressão que o único propósito dele foi isentar o governo federal de qualquer responsabilidade.

    Não estou absolvendo governador e o prefeito, de quem eu cobro e cobro muito. Ligo na Secretária da Saúde e na Secretaria do Meio Ambiente constantemente. Quase sempre não resolve, mas o mínimo que eu posso fazer, é encher o saco.

    ResponderExcluir
  12. Alisson da Hora - "um sistema bom para todos" não só não é utopia como existe em massa nos países da Europa. Faça como eu: não fale sobre aquilo que voce não sabe para não correr o risco de falar besteira. Fica a dica. ;)

    ResponderExcluir
  13. Lívia, é possível, mas concordo com o Alisson, pq no nosso país, n temos perspectivas disso, né?

    ResponderExcluir
  14. Lívia, eu acho que apesar das falhas, que há em todo o canto, a consciência de civilidade falta aos brasileiros, não somente aos políticos, como principalmente àqueles que os elegem. É isso que me faz acreditar que "um sistema bom para todos", aqui, está mais para utopia, do que para realidade. Se você acredita que isso vai mudar a curtíssimo prazo, bato palmas pra ti, é muito otimismo. Eu não enxergo isso nem a curto, nem a médio prazo. Sinceramente, acho que besteira foi a tua colocação sobre o meu comentário, não o meu comentário em si.

    ResponderExcluir