quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Bebidas alcoólicas & Futebol

Álcool pode ser liberado nos estádios em março

Ser livre é a regra geral, mas algumas liberdades necessitam de um suporte. O adolescente, quando demonstra ter responsabilidade para os pais, tem uma maior liberdade para sair, mais independência talvez...  a responsabilidade é o suporte desta liberdade. Renato Russo também cantou que disciplina é liberdade... nesse caso o apoio para liberdade é a disciplina, com disciplina você é livre para fazer o que quiser. Então, eu posso ser livre em alguns aspectos, se há condições para que eu seja livre.

Eu precisei fazer essa breve introdução sobre apoio de liberdade para entrar no assunto de hoje, da manchete de ontem. A notícia da Folha diz: “Álcool pode ser liberado nos estádios em março”.

Lembro-me bem quando houve a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios... muita gente chiou e achou um absurdo: futebol sem cervejinha? Melhor do que futebol com violênciazinha... Olha, eu sei bem que o buraco é mais embaixo, não precisa puxar minha orelha. Se eu pudesse discutir profundamente o assunto, esse blog viraria o “Manchete do Infinito” porque meu post não iria terminar nunca. Todavia, ninguém pode negar que com menos bebida alcoólica, existe uma probabilidade menor de ter confusão, apesar de que é preciso saber que a bebida alcoólica não é a única culpada pela violência – tanto é que sua venda foi vetada nos estádios e a violência têm continuado, como por exemplo aqui em Goiás, onde as torcidas organizadas não puderam apreciar neste final de semana o bate-bola do campeonato por terem sido penalizadas.

Agora eu te pergunto: se o cara vai sóbrio para o estádio e mesmo assim mata uns torcedores aí, depois da partida, simplesmente por se desagradar ao ver o indivíduo vestindo o uniforme do time adversário, torcendo para o time adversário, o problema certamente não é só a bebida.

Agora inclua a bebida nisso aí.

É de se esperar que o quadro melhore?

Na minha humildade, digo: não. Vamos melhorar o policiamento, então! Mas não é só enfiar um monte de “puliça” lá não. Isso ajuda, só que quando eu falo de melhorar o policiamento eu trago aqui um montão de coisas juntas: melhorar o nível dos policiais, o nível de quem faz o teste psicotécnico deles, melhorar o nível do curso que eles recebem e o nível salarial, óbvio.

Resumindo: não acho legal dar a liberdade do uso de bebidas alcoólicas nos estádios – muito menos na Copa de 2014, em que gringos estarão por aqui vendo a bagunça do nosso país. É bem verdade que é direito do tio beber sua cervejinha enquanto assiste o jogaço entre o Tabajara Futebol Clube e os Sem-Camisa, tudo bem. Mas para dar a liberdade ao tiozão, que não é da violência, nem nada, é preciso dar um suporte, um apoio, dar condições. E hoje em dia onde a polícia não dá conta nem das torcidas organizadas parcialmente sóbrias (elas bebem enquanto vão para o estádio), com umas cervejas na cabeça então?!

Talvez eu esteja errada nessa minha opinião...Desculpem-me pelo  excesso de sinceridade, mas infelizmente por causa de um povo ainda sem muita noção, eu prefiro que a liberdade de beber em estádios seja mitigada... por enquanto. Se eles querem beber, eles que votem melhor em seus representantes e que estes deem condições suficientes para aqueles fazerem uso de liberdades que precisam de um suporte para serem exercidas.

O problema vem neste exato momento: a Lei Geral da Copa, que versa sobre o assunto, será votada pelo Senado e pela Câmara, e os tiozinhos de lá têm condições para exercerem essa liberdade: bebem em camarote, com seguranças e policiais a serviço de seu bem-estar...

(Comentário pessoal desnecessário: Minha “fé” nessa galera das Casas Legislativas aí anda baixa: como posso confiar na decisão de um parlamento que lê na Constituição que o estado é laico e abre a sessão legislativa de cada ano com um Presidente que diz “Sob a PROTEÇÃO DE DEUS, iniciamos nossos trabalhos” ? ¬¬)

3 comentários:

  1. Acima da segurança vem muitas vezes os interesses comerciais.

    A Fifa não faz copa sem cerveja.

    Alemães, holandeses, ingleses não assistem copa sem cerveja.


    Nas atuais circunstâncias, eu não frequentaria um estádio, pois como você diz, o buraco é mais embaixo.

    A insegurança do futebol é particularmente preocupante aqui porque o país é particularmente inseguro.

    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Eu vou pro estádio e não vou pra brigar, então queria que tivesse bebida liberada pra mim! Mas eu sei que o buraco é mais embaixo e pensando no coletivo, prefiro que continue como está! Já tem muita treta sem envolver bebida, imagina se envolver!

    ResponderExcluir
  3. Que país previsivel!!!
    Um ano atras eu comentei com o marido: certeza que pra copa eles vão liberar bebida alcoolica, o mundo todo vendo o Brasil, propaganda mundial da Ambev.
    Taí!!!

    ResponderExcluir