quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ao vivo é menos chocante?


Manchete de Ontem: Sobre Meninos e Lobos

Eu não assisti o vídeo comentado pela Carta Capital, mas recentemente me senti extremamente desconfortável ao ver um caminhoneiro exposto em um jornal da mesma emissora. O cara tinha provocado um acidente que matou um repórter da Band, parecia dopado e talz... Bateu o caminhão, matou, e continua sendo humano, merecendo respeito, privacidade e tudo mais. Se é culpado, que seja julgado e condenado... Irresponsabilidade a parte, o cara estava trabalhando, perdeu o caminhão,  e de quebra será indiciado, talvez acabará preso. Enquanto lida com sua consciência, enquanto um turbilhão de coisas passam pela cabeça dele, enquanto ele vive um pesadelo, ele precisa dar satisfações a mídia... 

Afinal, seres humanos perfeitos estão sentados no sofá, ávidos por uma novidade que os deixem “horrorizados”. Não assistir TV não nos exime da culpa, se somos ativistas de twitter e facebook, se damos ibope ao sensacionalismo de outros meios de comunicação... Ridicularizar e expor fraquezas é uma justiça típica de adolescentes de filmes americanos, não é o comportamento esperado de pessoas adultas. Contudo, vamos nos dar o benefício da dúvida, vamos dizer que estamos sempre bêbados quando logamos no twitter e compartilhamos coisas no facebook, que não sabemos o que estamos fazendo quando julgamos precipitadamente e quando agimos como plateia dos “Datenas” da internet... Vamos dizer que estamos bem intencionados, por isso nos indignamos, compartilhamos, fazemos e acontecemos quando a notícia cai no nosso colo. Mas como nos comportamos no dia a dia? Ficamos indignados? Fazemos alguma coisa? 

Apenas penso que a injustiça e os crimes deveriam nos impactar mais quando acontecem ao vivo, não quando são vistos na TV, na internet, no jornal escrito, nas revistas... Por exemplo, temos aí uma centena de anapolinos que não estão indignados com o Cachoeira, e estão errados? Acho que são coerentes, se eles estavam aceitando antes, não faria sentido que deixassem de aceitar só porque está na TV. Não acho certo, mas acho mais adequado do que sair do armário da indignação apenas porque caiu na mídia. 

Se eu me indigno? As vezes.... Mas tendo ao conformismo. Porque? Estive acompanhando denúncias ao Ministério Público relativas compartilhamento de fotos pornográficas de menores de idade: deu em nada. Estive acompanhando denúncias a Secretaria do Meio Ambiente relativas a crimes ambientais: deu em nada.  Estive acompanhando advogados agindo de má-fé em causas trabalhistas: deu em nada. Estive tentando... Não desisti, se coisas parecidas acontecerem novamente, vou fazer minha parte. Apenas sei que minha parte não é o bastante, a justiça não está ao meu alcance... Não está ao meu alcance porque a maioria das pessoas tratam os crimes com naturalidade quando são vistos ao vivo, porque os crimes que não estão na mídia não são importantes... E se não são importantes pra população, porque seriam importantes pras autoridades? São apenas crimes que, segundo as autoridades, acontecem demais e são difíceis de fiscalizar, investigar e punir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário