quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quando uma sacolinha vira um saco


Olá, pessoas! Hoje eu tive um dia tenebroso e não escrevi meu post... Mas vocês não vão sentir minha falta, porque a Karina, que já colaborou conosco anteriormente, escreveu um post hiper bacana, que além de ser uma delícia de leitura, expressa a opinião de muita gente! Confiram  o blog Coca-Cola Quente e leiam mais textos da Karina! =)

Manchete de Ontem: 90% dos mercados deixaram de distribuir sacolinhas

Quem mora em São Paulo tem vários bônus, todos com seus ônus agregados. Ok, o trânsito aqui é caótico, não é a cidade mais segura do mundo, choveu a coisa destrambelha de vez. Não sei se com isso em mente ou não, foi decidido então que aqui os supermercados não mais distribuiriam sacolas plásticas aos consumidores, começando neste ano de 2012. Bônus para a natureza e meio ambiente ou ônus para os consumidores?

Eu não sei vocês, mas aquelas sacolinhas, para mim, tinham 1001 utilidades. Quando viajo, embalo as calçolas e sapatos nos saquinhos, levo extras para roupas usadas. Uso para o lixo da cozinha e banheiro. Embalo roupas que doo todo inverno e verão. Qualquer coisa a ser carregada é colocada em um saquinho. Tempo verbal errado. Usava, era, embalava. A natureza agradece? Não tenho ideia, porque agora tenho que comprar os saquinhos para fazer as mesmas coisas. Quem ganha com isso? Por enquanto imagino que os fabricantes ne?

Se eu tenho consciência ecológica? Super tenho, tanto que reciclo meu lixo, guardo o óleo usado e doo, compro alimentos e roupas ecologicamente corretas. Nunca plantei uma árvore, mas nunca arranquei uma também. Sei que o mundo produz menos do que o consumo atual exige. Ok, não sou uma anta numa bolha. Mas me reservo também o direito de ficar puta da vida ao ver saquinhos e isopor em quase todas as embalagens, a notar que caixas e mais caixas de papelão estão sendo usadas para transporte de mercadorias (até onde eu chequei elas ainda são feitas de árvore), ao verificar que os clientes tiveram esta “escolha” socada goela abaixo. Perguntem por favor... aliás, perguntaram, e 93% das pessoas são contra esta extinção das sacolas.

Garanto que se tivesse sido feita uma pesquisa antes, teria sido abortada a missão. E para aqueles que dizem que é se acostumar, sugiro que eles assumam esta posição de seres mais evoluídos que são e nos deixem, míseros seres inferiores, quietos em nosso canto. E não nos obriguem a fazer algo que, no fundo, é menos do que a ponta de um iceberg...Este é o primeiro passo,a natureza agradece,o planeta não aguentará...tudo argumento válido, mas que perde a força para mim quando uma simples sacolinha vira... um saco.

5 comentários:

  1. Bem, eu em particular aboli as sacolinhas de minha vida há uns dois anos. O "puxa-saco" da minha cozinha vive murcho, coitado.

    Eu prefiro comprar os sacos plásticos apropriados para descarte de lixo, aqueles "ecológicos", o fabricante jura que ele é mais biodegradável que o plástico comum, eu acabo acreditando.

    No mercado, ou uso caixas de papelão (que são por mim reutilizadas, uma vez que chegam ao mercado com mercadorias), ou sacolas retornáveis feitas de material reciclado.

    ResponderExcluir
  2. o negócio, Lana, é q esses sacos biodegradáveis cabem no orçamento de uma casa de 1 pessoa só, mas aqui mesmo ou na empresa, eles saem mto caros.
    além do que não há segurança sobre o baixo impacto no meio ambiente...

    uma coisa q eu acho é que a coisa é mto global... a gt pode até pensar em dispensar sacolinhas, seaparar lixo, e td mais, coisas que fazemos aqui em casa, além de aproveitamento da agua da chuva...

    mas as embalagens dos produtos nos supermercados e cia sao mto mais poluentes que as sacolinhas em que levamos os produtos pra casa, fora isso, há td o lixo tecnológico...

    eu mesma to aqui em casa com um gps, um discman (até hj n me livrei), 1 mp3, 2 celulares, trocentos carregadores... coisas que n tenho coragem de misturar no lixo normal, mas q é um lixo....

    enfim, a sacolinha é só um bode expiatório para as pessoas se sentirem "melhor" e ambientalmente responsáveis... ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Sou de BH e aqui fomos a primeira capital a começar com isso... Eu já vinha usando sacolas de pano há bem tempo. De certa forma,é um transtorno quando vc esta no shopping e lembra de comprar algo- ai lá vai guardar um enlatado na sua bolsa comum.... Mas,é incrível ver estratégias como essa, ainda incipientes, mas que estimulam outras.... Quem sabe nao entearemos numa onda de conscientização?

    ResponderExcluir
  4. "enfim, a sacolinha é só um bode expiatório para as pessoas se sentirem "melhor" e ambientalmente responsáveis... ¬¬"

    Isso é mesmo verdade.
    Eu tenho descartado meu lixo eletrônico nos mercados que oferecem espaço para descarte apropriado. A Leroy Merlin aqui em Brasília mesmo tem um espaço gigante para descarte de lixo separado.

    Ainda assim, é complicado se desfazer do lixo, e realmente as sacolas ditas ecológicas são caras, e eu mesma às vezes duvido da eficiência das mesmas.

    Tenho evitado fast food, canudos descartáveis, e reduzido a quantidade de guardanapos que uso, e assim por diante.

    Prefiro produtos de limpeza que oferecem refil em embalagens menos poluentes, e alimentos que vem em caixas de papel, ao invés de sacos plásticos.

    Ser ecológico é muito complicado, nem sempre dá.

    =(

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo que a gente acaba é trocando sacolas por sacos, mas há mta gente que joga a própria sacolinha no lixo, sobretudo aquelas pequenininhas que não cabem nada, que farmácia, por exemplo, dá muito.

    Eu acho que a gente tem mesmo é que lembrar de levar as benditas sacolas de pano pro mercado, eu mesma, ultimamente, tenho comprado uma sacola de plástico grandona toda vez que vou ao mercado porque esquece de levar a minha. ¬¬

    Sei lá, antes isso que nada. Se as pessoas começarem a usar suas próprias sacolas, com certeza vai diminuir o lixo.

    beijo

    ResponderExcluir