quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um ano e meio por falar besteira.

Manchete de ontem: Estudante que pediu para matar nordestinos é condenada

Não quero entrar no viés politíco ou politicamente correto, minha especialidade não é esse e nem pretende ser. O que me chamou a atenção na condenação de Mayara Petruso, que ficou famosa por xingar nordestinos no twitter em 2010, foi esse sentido mais amplo, mais fundo da discussão toda: a noção clara e simples de que é preciso ter cuidado com o que você fala.

Não importa se o seu discurso é preconceituoso, arrogante ou simplesmente chato. Cuidado. Não fale demais. Primeiro por que ninguém realmente está interessado na sua vida, segundo por que, de um modo ou de outro, tudo o que você diz pode um dia ser usado contra você. E será, não tenha dúvida.

Mayara estava errada em xingar nordestinos. Por que preconceito é crime e deve ser punido como tal. Você aí, na sua sonhada insignificância, pode achar que não tem problema tagarelar o dia todo no twitter. Mas, sempre tem problema sim. O que é escrito é lido. E julgado pelos outros.

Enquanto a gente não souber lidar direito com a liberdade de poder falar o que quiser, ficar calado será sempre a melhor escolha.

4 comentários:

  1. Tati concordo com tudo!!!
    Mas aquela fraze: "Primeiro por que ninguém realmente está interessado na sua vida"

    amei.

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito. Esse é, inclusive, o tema da minha monografia. Gente que fala demais e quem paga por isso - com um nome mais jurídico\bonitinho, mas essa é a essência.

    ResponderExcluir
  3. O problema é a quantidade de besteira que temos que ouvir/ler por aí que está apenas sob a jurisdição do bom senso, que não prende nem dá multa pra ninguém.
    Concordo muito, Tadsh!

    ResponderExcluir